Topo

Série B - 2019

Duque de Caxias vê vitória perto, permite empate ao Vila Nova e segue sem triunfar

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/08/2011 22h54

A primeira vitória do Duque de Caxias no Campeonato Brasileiro estava próxima. Nesta terça-feira, pela 16ª rodada da Série B, o time do Rio de Janeiro vencia o Vila Nova, no estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), até os 35 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Bruno Costa foi expulso após falta perto da área. Na cobrança, após um cruzamento, o Vila empatou e piorou a situação dos rivais, que não ainda não conseguiram vencer no campeonato - até hoje, desde que a competição passou a ser em pontos corridos, em 2005, o Duque é o time que mais demorou para triunfar.

Com o empate, o Vila Nova permanece na 14ª posição, com 20 pontos, enquanto o Duque de Caxias segue na lanterna da competição, com apenas 5 pontos conquistados em 48 disputados.

Com a necessidade de vencer para tentar reagir no Brasileiro, o Duque começou a partida mais ligado que os donos da casa. E a recompensa não demorou a aparecer. Em um forte chute de fora da área de Túlio Souza, o goleiro Michel Alves rebateu para o meio da área nos pés de Gilcimar, que colocou os visitantes na frente.

Sob vaias da torcida e coros de "burro" contra o treinador Hélio dos Anjos, o Vila Nova tentou se recuperar. Porém, esbarrou na boa atuação do goleiro rival no primeiro tempo, principalmente em um chute no ângulo de Roni, que Marcelo Carné foi buscar e espalmou para escanteio.

No segundo tempo, de novo foi o lanterna Duque que tomou a iniciativa de ir ao ataque. Aos 3 minutos, um lance muito parecido com o gol quase proporcionou o segundo à equipe fluminense. Túlio Souza chutou forte, Michel espalmou. No rebote, Gilcimar perdeu um gol feito, mandando a bola por cima do travessão. Oito minutos depois, foi Túlio quem perdeu uma chance de gol - tocou para fora na saída do goleiro.

Após muita insistência, e algumas chances desperdiçadas, o Vila Nova, agora apoiado pela torcida, empatou. Aos  35, o zagueiro Bruno Costa, do Duque de Caxias, foi expulso após fazer falta na lateral da área. No cruzamento, o zagueiro Augusto subiu mais do que os adversários e cabeceou para dentro, para alegria da torcida, que, naquele momento, ainda comemorava a derrota do arquirrival Goiás para o São Caetano.

Na próxima rodada, o Duque de Caxias recebe o Asa (AL) na terça-feira (16/8), às 19h30, em Volta Redonda (RJ). Já o Vila Nova tem um duelo difícil contra a líder Portuguesa, no mesmo dia e horário, no Canindé, em São Paulo.
 

VILA NOVA 1 x 1 DUQUE DE CAXIAS

Vila Nova 
Michel Alves; Victor Ferraz, Augusto, Éder Lima e Jorge Henrique; Adílson, Jairo (David), Ricardinho (Betinho), Paulo César e Luiz Fernando; Roni (Wando).
Técnico: Hélio dos Anjos

Duque de Caxias
Marcelo Carné; Bruno Costa, Santiago e Vitor; Thiaguinho (Leonardo), Túlio Souza (Abedi), Júlio Cesar, Leandro Teixeira e Paulo Rodrigues (Edu Pina); Gilcimar e Galvão.
Técnico: Paulo Campos

Data: 09/08/2011 (terça-feira)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)
Auxiliares: Elicarlos Franco de Olieira e Dijalma Silva Ferreira Jr (ambos da BA)
Cartões amarelos: Vitor, Bruno Costa e Paulo Rodrigues (Duque de Caxias)
Cartão vermelho: Bruno Costa, aos 35 do segundo tempo (Duque de Caxias)
Gols: Gilcimar (Duque de Caxias), aos 3 minutos do primeiro tempo. Augusto (Vila Nova), aos 35 minutos do segundo tempo.