Topo

Série B - 2019

Geovane comanda virada sobre o Goiás e tira São Caetano da zona de risco

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/08/2011 22h53

Eficiente, o Goiás havia aberto o placar no Anacleto Campanella com Iarley, ainda na etapa inicial. No segundo tempo, porém, o São Caetano contou com a estrela de Geovane - que entrou no intervalo e balançou as redes duas vezes - e virou para cima do time esmeraldino, vencendo a partida desta terça-feira por 2 a 1 e deixando assim a zona de rebaixamento da Série B.

O resultado dá ‘sobrevida’ ao técnico Vadão, que não conseguia uma vitória desde o dia 12 de julho, há cinco rodadas, diante do ASA. A vitória leva o São Caetano aos 19 pontos e o faz terminar esta terça-feira na 15ª colocação, portanto, fora da zona de risco. Porém, a equipe do ABC ainda pode acabar a 16ª rodada dentro do Z-4, dependendo dos resultados de sexta e sábado.

Do lado do Goiás, o técnico Márcio Goiano finalmente tem sua invencibilidade quebrada desde que chegou ao clube esmeraldino - antes da derrota desta terça-feira, foram cinco jogos, com quatro vitórias e um empate, no clássico da última rodada. Com o resultado, o time alviverde estaciona nos 22 pontos, segue na oitava colocação, e perde a chance de entrar no G-4.

Vale lembrar que Márcio Goiano perde a sua invencibilidade no Goiás justamente para a sua ex-equipe. Isso porque o treinador iniciou a Série B no São Caetano, e depois de nove rodadas, acabou sendo demitido da equipe do ABC e deu lugar a Vadão, que segue no comando.

Apesar do maior volume de jogo do time da casa no início da partida, foi o Goiás quem abriu o placar no ABC, aos 12min. Em um momento de desatenção da defesa do São Caetano, Marcão encontrou Iarley livre dentro da área; o atacante finalizou cruzado e o goleiro Leandro Santos, mesmo com um chute defensável, não conseguiu evitar que a bola balançasse as redes.

Poucos minutos depois, porém, Leandro Santos se redimiu do lance do gol e fez um milagre em nova finalização de Iarley, de dentro da pequena área, após cruzamento de Guto pela direita em rápido contra-ataque do Goiás. O São Caetano tentava reagir, mas abusava dos lançamentos na área e praticamente não tentava chegar ao gol tocando a bola.

Porém, o goleiro Harlei demonstrou preocupação com esta jogada do São Caetano: “É muita bola aérea, precisamos marcar melhor, deixamos eles finalizarem duas bolas”. Já o lateral Élder Granja, estreante da noite, gostou do primeiro tempo do São Caetano: “O time está criando, mas é assim, estamos jogando bem e não estamos ganhando. Falta fazer o gol”.

Na etapa final, mesmo não convencendo, o São Caetano chegou ao empate depois de 21 minutos. Ricardo Xavier tentou passe em profundidade, a bola bateu na zaga do Goiás e acabou sobrando para Geovane; depois de finalizar em cima de Harlei, o atacante – que havia entrado no intervalo - aproveitou o rebote, passou pelo goleiro e entrou com bola e tudo.

Minutos depois, foi a vez de Geovane voltar a brilhar. Depois de ‘fila’ de Antônio Flávio pela esquerda, a bola acabou sobrando para o camisa 18, que da entrada da área acertou um lindo chute, sem defesa para o goleiro Harlei. A partir daí, o Goiás se perdeu no jogo, repetiu os erros do São Caetano na etapa inicial, abusou das jogadas aéreas e não conseguiu o empate.