Topo

Série B - 2019

Presidente da Portuguesa tenta aproveitar fase para mudar nome do clube, diz jornal

Manuel da Lupa encontra resistência da torcida para trocar nome da Portuguesa - Rubens Cavallari/Folhapress
Manuel da Lupa encontra resistência da torcida para trocar nome da Portuguesa Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/08/2011 10h02

Enquanto o apelido de ‘Barcelusa’ faz sucesso devido à campanha da Portuguesa na Série B do Campeonato Brasileiro, uma polêmica se destaca nos bastidores do clube paulista com uma proposta do presidente Manuel da Lupa em alterar o nome em uma ação visando ‘desnacionalizar’ a equipe e aumentar o número de torcedores.

LÍDER EMPATA COM O DUQUE DE CAXIAS

  • Fernanda SO/Portuguesa

    Em campo, a Portuguesa acabou não saindo de um empate sem gols diante do Duque de Caxias no Rio de Janeiro, Apesar do tropeço, a Lusa seque na liderança da Série B Leia Mais

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o dirigente está engajado em tentar alterar o nome da Portuguesa e ainda esbarra na torcida. A organizada Leões da Fabulosa é contrária à mudança.

Manuel da Lupa deu entrevista ao jornal Marca Brasil justificando que o Palmeiras teria o mesmo problema se ainda se chamasse Palestra Itália. Atualmente a Portuguesa tem a 15ª pior média de público da Série B, com 2.283 pagantes, o que preocupa o dirigente em um momento em que a equipe está em alta.

"O time precisa passar por um processo de desnacionalização. Só assim vamos atrair torcedores. O nome Portuguesa é muito identificado com a colônia. Se o Palestra Itália não tivesse mudado de nome, o time ia estar na mesma situação que a nossa", justifica Manuel da Lupa.

"Somos contra a mudança. Não é isso que vai fazer o time crescer. Nossa torcida não é pequena. Precisamos é de títulos para atrair mais gente", rebate o presidente da torcida Leões da Fabulosa, João Alberto Carvalho.

A proposta de mudar o nome não é novidade no Canindé. Há alguns anos foram sugeridas duas alternativas para a mudança de nomenclatura do clube: Real Paulista ou Bandeirantes. O problema é que a proposta acabou recusada após a resistência por parte da torcida e de conselheiros, algo que novamente não deve ter resolução fácil.