Topo

Série B - 2019

Em duelo de campeões, Sport e Guarani se enfrentam com objetivos distintos

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

03/09/2011 07h03

Quando Sport e Guarani entrarem em campo neste sábado, às 16h20, na Ilha do Retiro, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, um clima de nostalgia estará no ar. Únicos campeões brasileiros que lutam para conseguir o acesso, as duas equipes vivem momentos distintos na competição.

Enquanto o Sport, detentor do título de 1987, tenta chegar ao G-4, o Guarani, vencedor em 1978, busca deixar as últimas posições e evitar o rebaixamento para a Série C.

Os pernambucanos vivem um melhor momento porque não perde há três jogos e sua distância para o Americana, quarto colocado, é de apenas três pontos. A equipe, no entanto, ainda não poderia alcançar o objetivo nessa rodada porque os critérios de desempate impediriam.

O técnico Paulo César Gusmão optou por manter o esquema 3-5-2, porém, resolveu promover algumas mudanças na equipe.Por opção técnica, ele optou por sacar Gabriel e promover a entrada de César. Assim, o zagueiro irá formar o trio defensivo com Montoya e Tobi. As outras alterações ocorreram por outros motivos.

Na lateral direita, Thiaguinho, suspenso, será substituído por Renato. Por fim, Hamilton, suspenso, dará lugar a Rithelly. Por fim, na vaga deixada por Thiaguinho, que deixou o jogo passado sentindo dores na coxa esquerda, existia a possibilidade de Moacir ganhar uma oportunidade. Entretanto, acabou pesando o fato do jogador estar retornando de lesão após ficar 41 dias no estaleiro. Quem poderá realizar sua estreia é o atacante Roberson. O jogador, que foi contratado junto ao Grêmio, já está regularizado na CBF.

A situação do Guarani ainda é complicada, mesmo após a incontestável vitória sobre o Criciúma por 4 a 2 durante a semana. O time ainda precisa vencer neste sábado para final comemorar sua ascensão na tabela.

Visando dar uma maior consistência ao time, o técnico Giba optou por manter o time que atuou na última partida. Desta maneira, a equipe paulista continua atuando no esquema 3-5-2. As baixas continuam sendo o lateral João Paulo e o atacante Fabinho, que seguem entregues ao departamento médico. O volante Rafael Ipuã voltou a treinar com bola, mas ainda não retorna ao time no final de semana.

“A gente sabe que a torcida do Sport comparece sempre em bom número na Ilha do Retiro. No entanto, a gente passa por um momento melhor e precisamos mostrar raça e vontade. A camisa do Guarani precisará ser comparada a nossa segunda pele”, avaliou o goleiro Emerson.

SPORT x GUARANI

Data: 03/09/2011 (sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Manoel Lopo Garrido (BA)
Auxiliares: Belmiro da Silva (BA) e José Oliveira dos Santos (BA)

Sport
Magrão; Montoya, César e Tobi; Renato, Rithelly, Naldinho, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci; Willians e Júnior Viçosa
Técnico: Paulo César Gusmão

Guarani
Emerson; Gabriel, Aílson e Aislan; Bruno Peres, Mika, Dadá, Felipe e Carlinhos;  Denilson e Dairo
Técnico: Giba