Topo

Série B - 2019

Depois de empatar com o Sport, Duque de Caxias vê 'fantasma' da Série C ainda mais próximo

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

16/09/2011 22h25

O Duque de Caxias segue em ritmo acelerado, rumo à Série C, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o time empatou com o Sport Recife, em 1 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Foi o sétimo empate do clube da Baixada Fluminense, que ainda acumula 16 derrotas e apenas uma vitória, em 24 jogos disputados.

Precisando desesperadamente da vitória, o Duque de Caxias permitiu que o primeiro ataque fosse dos pernambucanos. Marcelinho Paraíba cruzou e a defesa do Tricolor da Baixada afastou o perigo, conseguindo partir para um rápido contra-ataque, com Gilcimar lançando Ernani, que mandou a bola na área, mas a defesa do Sport interceptou. Em seguida, Renato cruzou a bola para a área, Júnior Viçosa desviou de cabeça e Marcelinho Paraíba apareceu livre para marcar o primeiro gol do Sport, com apenas 9 minutos de partida. Os jogadores do Duque pediram um impedimento que não existiu. 

A partir daí, o time de Recife passou a cadenciar mais o jogo. Numa rara oportunidade de chutar a gol, Ernani cobrou uma falta de maneira estranha, que ninguém entendeu. A bola não foi cruzada e nem foi na direção do goleiro Magrão, do Sport. Só aos 22 minutos os pernambucanos tiveram uma chance de ampliar o placar. Bruno Mineiro tocou de cabeça para Júnior Viçosa, completamente livre na área. Ele acabou chutando em cima do goleiro Marcelo Carné. Cinco minutos depois, Renato arriscou um chute de fora da área e Marcelo Carné fez uma bela defesa no canto direito. Bruno Mineiro sofreu falta na entrada da área e Marcelinho Paraíba cobrou no canto esquerdo, obrigando o goleiro do Duque de Caxias a desviar para escanteio.

O primeiro bom ataque duquecaxiense só aconteceu aos 35 minutos. Gilcimar chutou de canhota, de fora da área, e acertou a bola no canto direito de Magrão, empatando a partida. Um belo gol, que fez o Duque acordar. Aos 41, Ernani dominou a bola na meia-lua e deu um chute rasteirinho no canto direito, para a ótima defesa de Magrão. O primeiro tempo terminou com o placar de 1 a 1.

No segundo tempo, o técnico PC Gusmão fez uma modificação no Sport, tirando Júnior Viçosa e colocando Misael no ataque. Logo aos 5 minutos, o próprio Misael foi puxado pela camisa por Paulão. Pênalti claro, que o árbitro Paulo Godoy Bezerra não marcou. Aos 18 minutos, Renato foi derrubado ao lado da área e o time da Ilha do Retiro ganhou uma boa chance em bola parada. Marcelinho cobrou no canto esquerdo, Marcelo Carné rebateu e Tobi quase conseguiu o gol. 

No lance seguinte, o Duque de Caxias respondeu. Rithelly fez falta em Júlio César, na entrada da área. Santiago cobrou colocado no canto esquerdo e a bola bateu na trave, com o goleiro Magrão estático, no meio da meta. No desespero, buscando uma vitória a qualquer custo, o time da Baixada Fluminense acabou abrindo espaços para o adversário. O Sport Recife trocou passes em velocidade e a bola sobrou dentro da área para Marcelinho Paraíba, que chutou por cima do gol, assustando o goleiro Marcelo Carné. As duas equipes passaram a cometer muitos erros de passe e o jogo ficou monótono, persistindo o resultado final de 1 a 1.

Segurando a lanterna da Série B, com apenas 10 pontos ganhos, o Duque de Caxias, vai à Campinas, no dia 24, enfrentar a Ponte Preta, que está no G-4. Já o Sport Recife, quinto colocado, recebe, no mesmo dia, o Vitória, no estádio da Ilha do Retiro.