Topo

Série B - 2019

Com Canindé em festa, Portuguesa afunda Goiás e amplia vantagem na ponta

A Lusa estreou nesta terça seu novo 3º uniforme, inspirado na seleção portuguesa de futebol; o lançamento da camisa, que conta com nomes de torcedores que aderiram à promoção "Eu Jogo Junto", aconteceu momentos antes da partida - Divulgação/Site oficial da Portuguesa
A Lusa estreou nesta terça seu novo 3º uniforme, inspirado na seleção portuguesa de futebol; o lançamento da camisa, que conta com nomes de torcedores que aderiram à promoção "Eu Jogo Junto", aconteceu momentos antes da partida Imagem: Divulgação/Site oficial da Portuguesa

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/09/2011 22h20

A Portuguesa não teve trabalho no Canindé. Em duelo realizado na noite desta terça-feira, a equipe comandada por Jorginho passou fácil pelo Goiás, venceu por 3 a 0 e alcançou uma invencibilidade de nove rodadas na Série B. Assim, conseguiu ampliar ainda mais a vantagem tanto em relação ao vice-líder como ao quinto colocado, deixando o título e principalmente o acesso ainda mais próximos. O jogo foi acompanhado por 3.831 torcedores, que fizeram a festa na 'casa rubro-verde'.

O resultado leva a Portuguesa aos 53 pontos, contra 47 do Náutico, que retomou a vice-liderança da Ponte Preta. Já a diferença para o quinto colocado (Sport), que antes era de nove pontos, aumentou para dez. Em situação totalmente oposta, o Goiás cai duas posições na tabela, fica no 16º lugar e só não termina a rodada na zona de rebaixamento por causa do número de vitórias.

"Não quero falar em porcentagem [de alcançar o acesso]. Vamos jogo a jogo, e ao final da competição esperamos conquistar o acesso e também o título. Está perto”, declarou o meia Henrique. "Estávamos bem no primeiro tempo, mas no segundo precisamos sair mais e eles aproveitaram", lamentou Valmir Lucas, zagueiro da equipe esmeraldina.

Não faltou emoção na etapa inicial no Canindé. Quem começou assustando foi a Portuguesa, com uma cabeceada de Cleiton seguida de uma bela defesa de Harlei, aos 3min. O time da casa continuou em cima, conseguiu acertar o travessão após uma bomba de Luís Ricardo, mas aos poucos foi caindo na armadilha do time esmeraldino, que começou a levar perigo nos contra-ataques.

Desta forma, o Goiás chegou duas vezes ‘cara a cara’ com o goleiro Weverton, mas em ambas, com Iarley e Douglas, não soube finalizar com precisão e mandou para fora. Aos 26min, o técnico Jorginho, que já havia iniciado a partida com um desfalque (Marco Antônio, gripado), foi obrigado a fazer uma substituição precoce: Ferdinando, com uma fratura no braço, deixou o campo aos 26min.

Ivo entrou em seu lugar, deixando a Lusa mais ofensiva. Aos 40min, Luís Ricardo fez fila na defesa esmeraldina e ficou cara a cara com Harlei, mas demorou para finalizar e acabou chutando em cima do goleiro. Nos acréscimos, de tanto insistir, os anfitriões finalmente abriram o placar. Após escanteio, Edno desviou de cabeça e mandou a bola no travessão; na sequência, Mateus tentou de novo de cabeça e Rogério apareceu quase na linha do gol para balançar as redes.

Na etapa final, o ritmo do jogo caiu, mas a Portuguesa seguiu criando. A primeira chance de gol aconteceu aos 5min, quando Edno apareceu livre dentro da área após cruzamento de Marcelo Cordeiro e acabou não acertando a cabeceada ‘em cheio’, mandando a bola à esquerda de Harlei. O segundo gol saiu aos 32min, com Henrique completando cruzamento de Cordeiro de carrinho.

Ainda houve tempo para o terceiro, aos 43min. Junior Timbó soltou uma bomba de fora da área, Marcelo Cordeiro ficou com o rebote dentro da área e, com tranquilidade, bateu de esquerda para as redes, complicando ainda mais a situação do clube esmeraldino. O jogo no Canindé terminou com gritos de 'olé' e ‘vamos subir, Lusa’ dos torcedores, que veem seu time cada vez mais próximos da Série A.