Topo

Série B - 2019

No adeus a Araraquara, Ponte Preta bate Salgueiro e retoma vice-liderança

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/09/2011 22h20

A Ponte Preta se despediu de Araraquara com uma suada vitória de 1 a 0 diante do vice-lanterna Salgueiro, nesta sexta-feira, em duelo válido pela 27ª rodada da Série B. O gol demorou a sair, e só aconteceu aos 28min do segundo tempo, depois do volante João Paulo superar o goleiro Luciano após diversas tentativas em chutes de longa distância. Assim, acaba retomando a vice-liderança do Náutico, que também nesta noite apenas empatou com o lanterna Duque de Caxias em pleno estádio dos Aflitos.

Este foi o quinto - e último - jogo da Ponte Preta como mandante na cidade de Araraquara. Isso foi preciso por causa da punição imposta pelo SJTD após os incidentes ocorridos no dérbi campineiro do último dia 16 de julho, no Moisés Lucarelli. Com o resultado desta sexta-feira, a equipe alvinegra se despede da Arena Fonte Luminosa com três vitórias e dois empates.

Este triunfo leva a Ponte Preta aos 49 pontos, contra 48 do Náutico e 53 da líder Portuguesa, que ainda joga neste sábado diante do São Caetano, no Anacleto Campanella. O Salgueiro, por sua vez, estaciona nos 25 pontos e termina mais uma rodada na penúltima colocação da tabela.

Como já era esperado, o Salgueiro tinha a defesa como principal ‘arma’. Mas independente da retranca rival, a Ponte encontrou espaço para atacar e por duas vezes acertou a trave na etapa inicial. Uma delas com desvio de Márcio Diogo após chute cruzado de Patric, aos 10min, e a outra com uma bela cabeceada de Wescley após escanteio cobrado por Renato Cajá, aos 33min.

Porém, apesar da superioridade da Ponte Preta, o time pernambucano também conseguia produzir e levar perigo ao gol de Júlio César, especialmente em contra-ataques e bolas alçadas na área. “Estamos aceitando um pouco a marcação deles”, analisou o zagueiro Wescley. “Estamos jogando muito atrás, precisamos adiantar um pouco a marcação”, declarou o meia Paulo Santos.

A partir da etapa final, o setor de criação da Ponte Preta caiu de produção. Gilson Kleina tentou algumas mudanças, colocando Bruno Nunes e João Paulo nos lugares de Márcio Diogo e Uendel, respectivamente, mas não adiantou. O Salgueiro começou a gostar do jogo, e aos 17min, após bela tabelinha do time pernambucano, Josi carimbou o travessão após chute de fora da área.

A Ponte respondeu com uma bomba de João Paulo após tabela com Ricardo Jesus; o goleiro Luciano se esticou e conseguiu espalmar a bola. Porém, João Paulo continuou sem medo de arriscar, e finalmente balançou as redes aos 28min. O volante acertou mais uma ‘pancada’ de fora da área, esta sem defesa para Luciano, que viu a bola passar a sua esquerda. Era o gol da vitória dos anfitriões.