Topo

Série B - 2019

Boa Esporte vence Salgueiro fora de casa, mantém ascensão e chega ao 5º lugar

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

04/10/2011 22h18

Ao vencer o Salgueiro, na noite desta terça-feira, no estádio dos Aflitos, em Recife, por 1 a 0, o Boa Esporte deu sequência à sua série de resultados positivos na Série B, chegando a cinco jogos seguidos invictos, com quatro vitórias e um empate. Com 13 pontos obtidos nesses 15 últimos possíveis, o time mineiro segue sua surpreendente campanha e já soma 45 pontos em 28 rodadas (aproveitamento de 53,57%).

O time mineiro foi beneficiado pelo empate do Americana, como mandante, diante do Bragantino, por 1 a 1. Dessa forma, a diferença entre os dois times, que era de cinco pontos, no início da 28ª rodada, caiu para três. Os dois times farão um confronto direto, no próximo sábado, às 16h20, em Varginha, quando o Boa poderá se igualar ao adversário em número de pontos e vitórias. No saldo de gols, a equipe superaria o concorrente. Outro resultado positivo para a equipe de Varginha foi a derrota do Sport, como mandante, para o São Caetano, por 3 a 1. Dessa forma o rubro-negro pernambucano foi superado pelo Boa, que passou ao 5º lugar.

Enquanto o Boa está em ascensão na Série B, entrando para valer na luta pelo G4, o Salgueiro sofreu sua terceira derrota consecutiva, mantendo-se na vice-lanterna da competição, com 25 pontos. A situação da equipe pernambucana está complicada e a ameaça de volta à Série C, após uma única temporada na Segunda Divisão, é cada vez mais real. Mesmo se vencer a Portuguesa, na próxima sexta-feira, o time pernambucano não mudará de posição na 29ª rodada.

Foi a 17ª derrota do Salgueiro na Série B, a terceira seguida por 1 a 0, e a nona ao longa da competição por este placar. O time pernambucano havia perdido, também como mandante, para o Americana, e como visitante, para a Ponte Preta. Dessa forma, além de complicar sua situação, a equipe do interior de Pernambuco não conseguiu ajudar Náutico e Sport, contra concorrentes diretos do seus conterrâneos.

 

Antes de derrotar o Salgueiro, o Boa Esporte havia vencido Goiás (1 a 0), Criciúma (2 a 0) e Icasa (1 a 0), além de ter empatado em 2 a 2 com o Grêmio Barueri. Como visitante, o time mineiro também está em alta, já que venceu três e empatou um, mantendo-se invicto nessa condições há quatro partidas. Ao longo do certame, longe de seus domínios, a equipe do técnico Nedo Xavier venceu seis vezes, empatou duas e perdeu seis.

 

O início do primeiro tempo foi marcado por uma pressão do Boa Esporte, que teve dois escanteios seguidos, além de um perigoso chute de Waldison, com menos de 5 minutos. Depois disso, a equipe mineira recuou, estrategicamente, atraindo os donos da casa para o ataque. Aos 11 min, o Salgueiro quase abriu o marcador, quando Luiz Henrique fez difícil defesa, impedindo o gol do meia René, que estava livre.

Mas foi o Boa Esporte que saiu à frente do marcador. Aos 17 min, o atacante Jheimy, deslocado pela esquerda, cruzou para o meia Ramon colocar a bola nas redes. Em desvantagem no placar e necessitando dos três pontos em casa para não complicar de vez sua situação na Série B, o Salgueiro ensaiou uma pressão, em busca do empate, mas deixou espaços perigosos para o representante mineiro.

O Salgueiro insistia em bolas cruzadas sobre a área adversária e apostava também nas jogadas de bolas paradas para tentar a igualdade. O Boa Esporte, no entanto, se defendia bem e levava perigo em contra-ataques. Aos 36 min, Waldison finalizou bem, obrigando o goleiro Luciano a fazer a defesa em dois tempos. A equipe pernambucana mexeu ainda na etapa inicial, quando Paulo Santos foi substituído por Clébson.

Mas o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do time mineiro. “Dá para virar, temos de corrigir os erros cometidos”, comentou o atacante Josi, que não teve muitas oportunidades nos 45 minutos iniciais. O meia Ramon, autor do único gol do primeiro tempo, receitou mais atenção ao sistema defensivo para não permitir a reação ao adversário. Sobre o sue gol, ele comentou que o cabeceio é um de seus “pontos altos”.

O Salgueiro voltou com Edmar, jogador emprestado pelo Boa, no lugar de Ricardinho, enquanto o representante de Varginha não teve nenhuma mexida. A equipe pernambucana iniciou pressionando, obrigando o goleiro Luiz Henrique a boa defesa logo no começo. Mas, no contra-ataque, o clube mineiro quase fez o segundo, em jogada de Ramon para Jheimy, que perdeu o ângulo e não conseguiu finalizar. 

O time pernambucano não desistiu e buscou o empate o tempo todo, mas o Boa estava bem fechado em sistema defensivo. Aos 25 min, o Luiz Carlos Barbieri foi obrigado a queimar sua terceira substituição com Clébson, que entrara no final do primeiro tempo, por contusão. Ele colocou Beto em campo. Quando conseguia penetrar na defesa adversária, o goleiro Luiz Henrique aparecia bem, garantindo o resultado. Nos minutos finais, o sufoco foi grande e até mesmo o goleiro Luciano tentou evitar a derrota para o time anfitrião.

SALGUEIRO 0 X 1 BOA ESPORTE

SALGUEIRO

Luciano; Tony, Alexandre, Sérgio Rafael e Piauí; Pio, Josa, Renê e Paulo Santos (Clébson) (Beto); Josi e Ricardinho (Edmar)

Técnico:Luiz Carlos Barbieri

BOA ESPORTE

Luiz Henrique; Olívio, Thiago Carvalho, Carciano e Marinho Donizete; Claudinei, Jean Cléber, Ramon (Vinícius) e Carlos Magno; Waldison (Valdo) e Jheimy (Higo)

Técnico: Nedo Xavier

Data: 3/10/2011 (terça-feira)

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)

Árbitro: Francisco Assis Almeida Filho (CE)

Auxiliares: Flávio Gomes Barroca (RN) e Eduardo Lincoln Neves (RN)

Cartões amarelos: Tony (S), Carciano (B), René (S), Josa (S), Piauí (S)

Gols: Ramon, aos 17 min do primeiro tempo;