Topo

Série B - 2019

Goiás se supera, vence Ponte Preta e se mantém fora da zona de rebaixamento

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

04/10/2011 22h25

O jogo caminhava para um final dramático, mas o Goiás conseguiu marcar seu gol, aos 36 minutos, através de Douglas e decretou a vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1 nesta terça-feira, no Serra Dourada, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os outros gols foram marcados por Felipe Amorim e João Paulo. Com o resultado, os donos da casa conseguiram se manter fora da temida zona de rebaixamento e ainda conseguiram acabar com o jejum de oito jogos sem triunfar. Os visitantes, por outro lado, continuam na segunda colocação e permitiram a aproximação do Americana.

Na próxima rodada, o Goiás recebe o Criciúma, sexta-feira, às 20h30, no Serra Dourada. Já a Ponte Preta, enfrenta o Sport, sábado, às 16h20, no Moisés Lucarelli.

Por conta da chuva que caiu sobre a cidade de Goiânia na tarde desta terça-feira, o gramado estava muito encharcado no início da partida. Mesmo assim, o jogo começou movimentado porque com apenas dois minutos, o time da casa teve uma chance clara para abrir o placar. Guto arriscou de fora da área, Júlio César espalmou e a bola caprichosamente bateu na trave.

O Esmeraldino continuou bem postado em campo, principalmente por conta do bom trabalho dos volantes Marcinho Guerreiro e Thiago Mendes. Aos 19, a equipe foi premiada com seu gol e respirou um pouco. Douglas lançou Felipe Amorim, o atacante ganhou de Patric na velocidade e finalizou forte para fazer 1 a 0.

O detalhe é que o jogador só entrou em campo após Enderson Moreira conversar com Ney Franco. Ele foi convocado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, mas o clube do Centro-Oeste pediu para o atleta só se apresentar após a partida.

A Ponte Preta continuava com dificuldade para encaixar boas jogadas. Renato Cajá e Renatinho estavam bem marcados e a bola quase não chegava ao artilheiro Ricardo Jesus.

A equipe do Goiás conseguia manter sua vantagem e teve algumas chances para ampliar o marcar em alguns contra-ataques. Aos 43, Enderson Moreira precisou sacar Harlei e colocar Pedro Henrique. O goleiro titular se chocou com Ricardo Jesus em um lance na área e acabou machucando o braço esquerdo. O experiente atleta deixou o campo chorando muito. A primeira etapa terminou de forma morna e com a vantagem parcial dos donos da casa.

Bastou a bola rolar para a Ponte Preta chegar ao empate logo aos quatro minutos. João Paulo Silva cobrou falta sem ângulo, a bola passou por todos os jogadores e Pedro Henrique falhou. O gol mudou o panorama da partida porque o Goiás não conseguiu reagir bem ao empate.

Os visitantes se empolgaram com o empate e passaram a criar diversas jogadas perigosas. Diferentemente do aconteceu no primeiro tempo, os laterais Patric e João Paulo passaram a ser mais acionados e passaram a sufocar o Goiás. Desnorteado, o Goiás se limitava as jogadas aéreas para tentar desempatar o jogo. Com pouca inspiração, os donos da casa acabaram chegando ao gol em um bela cobrança de falta de Douglas, aos 36. Os últimos finais acabaram mudando completamente e o Esmeraldino se defendeu para conseguir uma vitória que deu alívio ao apito final.