Topo

Série B - 2019

Com apagão no estádio, Portuguesa vence com gol no fim e fica perto do acesso

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

07/10/2011 22h44

Em jogo marcado pelo apagão, a Portuguesa superou as dificuldades e venceu o Salgueiro por 2 a 1, com direito a um gol aos 44 minutos do segundo tempo, nesta sexta-feira, na Ilha do Retiro, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Durante a primeira etapa, em que a equipe paulista foi amplamente dominada, o jogo ficou paralisado por 26 minutos. Uma falha nos geradores da Ilha do Retiro provocou uma queda de luz em duas torres de iluminação do estádio.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
6 min - Clébson cruza da direita e Josi, de primeira, acerta o travessão
8 min - Josi recebe sozinho dentro da área, finaliza com perigo e Weverton faz boa defesa
13 min - Piauí cobra falta e Weverton faz grande defesa
36 min - Renê arrisca de fora da área, Weverton defende parcialmente. Ricardinho pega o rebote e o goleiro da Portuguesa defende com os pés
43 min - Parte do estádio fica sem iluminação e o jogo fica paralisado por 26 minutos
SEGUNDO TEMPO
3 min - Edno recebe na frente, finaliza com perigo e Luciano salva o Salgueiro
5 min - GOOOLLL DA PORTUGUESA!!! Após boa troca de passes, Edno erra o chute e Marcelo Cordeiro completa para o gol vazio
9 min - Após cruzmanento, Josi cabeceia e a bola raspa a trave direita
25 min - Ricardinho arrisca de longe e a bola tira tinta do poste esquerdo
39 min - GOOOLLL DO SALGUEIRO!!! Após cobrança de escanteio, Alexandre cabeceia para empatar o jogo
44 min - GOOOLLL DA PORTUGUESA!!! Rai faz jogada individual na entrada da área e finaliza com efeito para desempatar a partida

Com o resultado, o time paulista ficou mais próximo do acesso. Os gols da partida foram marcados por Marcelo Cordeiro, Alexandre e Rai.

Por outro lado, os torcedores do Salgueiro não têm motivos para sorrir. A equipe permanece com 25 pontos e ficou em uma situação muito complicada em relação a fuga do rebaixamento. Faltando nove jogos para o fim, o time precisaria de pelo menos 21 para evitar a “degola.”

Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Boa Esporte, terça-feira, às 20h30, no Canindé. Já o Salgueiro, visita o Criciúma, sexta, às 20h30, no Heriberto Hülse.

Desesperado por conta da posição que se encontra na tabela, o Salgueiro tentou pressionar a Portuguesa nos primeiros minutos e encontrou certa facilidade para criar boas chances. Josi apareceu duas vezes com perigo, mas não conseguiu estufar a rede. Weverton contou com a sorte no primeiro lance e precisou fazer boa intervenção na segunda oportunidade.

A Portuguesa parecia desnorteada e Jorginho demonstrava desespero na beira do campo. O técnico gritava para tentar acertar a marcação de seu time. O quadro ainda era preocupante porque a equipe paulista não conseguia furar o bloqueio do adversário para chegar à área.

O Salgueiro continuava mais bem arrumado, mas os espaços para jogar diminuíram ao longo da primeira etapa. A posse de bola era do time pernambucano e parecia que o gol seria questão de tempo.

Os minutos finais do primeiro tempo intensificaram a pressão dos donos da casa. Weverton passou a ser o principal nome da Portuguesa ao fazer pelo menos duas defesas difíceis. No principal lance, aos 36, Renê e Ricardinho finalizaram com grande perigo. Nos minutos finais, a Portuguesa ainda tentou sair do sufoco.

Quando a primeira etapa caminhava para seu final, parte do estádio ficou sem iluminação e o jogo ficou paralisado por 26 minutos. Pouco futebol foi visto nos últimos momentos do primeiro tempo e os dois times foram para os vestiários com o empate em 0 a 0.  

O segundo tempo iniciou sem nenhuma alteração. Entretanto, o panorama era completamente diferente. A Portuguesa mostrou porque está na liderança da competição ao realizar boas trocas de passe e acabou abrindo o placar logo aos cinco. Edno recebeu dentro da área, errou na finalização, mas a bola chegou limpa para Marcelo Cordeiro completar para a rede.

O gol logo no início acabou esfriando um pouco a partida. A Portuguesa passou a atuar de forma recuada para tentar “matar” o jogo no contra-ataque. O Salgueiro chegou a ensaiar uma pressão e chegou ao empate, com um gol de cabeça marcado por Alexandre. O jogo caminhava para o fim, mas ainda deu tempo para Rai chegar ao gol de desempate. Nos descontos, Josi chegou a ser expulso ao dar uma cabeçada em Henrique, do time paulista.