Topo

Série B - 2019

Ponte arrasa o Guarani em pleno Brinco de Ouro, faz 3 a 0 e vê acesso próximo

Renato Cajá comemora um de seus gols na vitória da Ponte sobre o Guarani - LÉO PINHEIRO/FOTOARENA/AE
Renato Cajá comemora um de seus gols na vitória da Ponte sobre o Guarani Imagem: LÉO PINHEIRO/FOTOARENA/AE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/10/2011 18h13

Desta vez, não houve incidente fora de campo. Dentro, a Ponte Preta foi superior no dérbi campineiro, bateu o Guarani por 3 a 0, em pleno Brinco de Ouro, e se isolou na vice-liderança da Série B do Brasileiro. De quebra, deixou o rival colado na zona de rebaixamento.

Com o resultado alcançado na casa do adversário, a Ponte subiu para 53 pontos, seis à frente do Boa, quinto colocado e primeiro fora do G-4. Por outro lado, o Guarani convive com o fantasma da Série C. Tem 37 pontos, apenas um à frente do Icasa, o primeiro da degola.

A expectativa era por um dérbi em paz. No turno, torcedores bugrinos entraram em conflito com a Polícia Militar após a provocação do locutor estádio durante o intervalo. Por conta da confusão, tanto Ponte Preta quanto Guarani acabaram punidos com a perda de vários mandos de campo --seus jogos foram em Araraquara.

Na sexta-feira, aproximadamente 30 pessoas com camisas de torcidas organizadas dos dois clubes entraram em conflito na frente do estádio Brinco de Ouro, local do duelo deste sábado. Segundo a Polícia Militar, três torcedores alvinegros acabaram detidos.

Ate o final do jogo, porém, nada aconteceu nas arquibancadas do Brinco de Ouro. Em campo, o Guarani começou mostrando vontade, mas não levava perigo. Já a Ponte criava boas chances, com Ricardo Jesus e Patric. Não bastasse isso, o time da casa deu uma ‘ajuda’. Aos 28min, Renato Cajá não perdoou um erro grotesco de do zagueiro Aílson e tocou para o fundo das redes.

Isso mexeu com o Guarani. Mostrou-se nervosa e errava muitos passes. Para piorar, aos 39min, o inspirado Renato Cajá tocou com classe no ângulo direito de Emerson. 2 a 0. “O jogo não acabou. Eles são perigosos”, alertou o autor dos dois tentos. Giba não tinha alternativa e precisava fazer com que o Guarani atacasse.

Mudou a equipe. Nada disso deu resultado. Falhava muito no último passe. A Ponte demonstrava qualidade na marcação, dava poucos espaços aos anfitriões e era perigosa. No final, Ricardo Jesus definiu a vitória. 3 a 0. A Ponte volta a campo na próxima terça-feira, diante do Bragantino. No mesmo dia, o Guarani pega o ASA, em Campinas.

Icasa perde e figura na degola; São Caetano empata e respira

A luta contra o descenso à Série C do Brasileiro também está emocionante. Quem teve prejuízo na rodada foi o Icasa, que, mesmo jogando em casa, perdeu para o Barueri por 1 a 0, permaneceu com 36 pontos e aparece na zona de rebaixamento --o Barueri tem 43.

Além do revés, o time cearense acabou sendo prejudicado pelo empate sem gols do São Caetano diante do ASA, em Arapiraca. Com o resultado, o time do ABC paulista subiu para 37 pontos e deixou a degola da Série B. O ASA, também ameaçado pela queda, soma 38.