Topo

Série B - 2019

Náutico vence, sobe para terceiro e complica ainda mais o Vila Nova

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

18/10/2011 22h23

O Náutico deu um passo importante para conseguir seu acesso para a primeira divisão do futebol nacional. Com uma atuação segura, o time pernambucano venceu o Vila Nova por 4 a 2 nesta terça-feira, nos Aflitos, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória deixou o time nordestino na terceira colocação e abriu uma vantagem sobre os times que começavam a se aproximar. Os goianos, por outro lado, se complicaram ainda mais na competição. O time permaneceu em 18º lugar e ameaça de rebaixamento aumentou. Os gols da partida foram marcados por Derley, duas vezes, Peter, Eduardo Ramos, Roni e Betinho.

Na próxima rodada, o Vila Nova recebe o Grêmio Barueri, sexta-feira, às 20h30, no Serra Dourada. Já o Náutico, visita o Vitória, sábado, às 16h20, no Barradão.

Atuando em casa, o Náutico tomou a iniciativa para tentar colocar uma pressão sobre o Vila Nova nos primeiros minutos. Desfalcado do artilheiro Kieza, coube ao veloz Rogério a incumbência de ser o único atacante. As jogadas não saíam e os visitantes começaram a sair para o jogo.

Mesmo com menor posse de bola, o Vila Nova acabou abrindo o placar em uma jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio, aos 11, Henrique desviou de cabeça e Roni completou para a rede. O gol não mexeu com os donos da casa que continuavam melhores da partida. No entanto, a equipe falhava nas finalizações e Michel Alves pouco era acionado.

O Náutico continuou insistindo e acabou premiado com o empate. Derley lançou para a área, Peter dominou no peito e acertou um forte chute, aos 23. A equipe pernambucana cresceu no jogo e acabou chegando ao gol da virada três minutos depois. Em jogada ensaiada, Eduardo Ramos cortou para o meio e finalizou rasteiro no canto direito de Michel Alves.

Com a vantagem, o Náutico teve mais calma para fazer seu jogo e esteve próximo de ampliar o placar. O Vila Nova, por outro lado, parecia um time assustado e não conseguia esboçar reação. O volante Túlio Souza e o atacante Roni eram os jogadores mais lúcidos do time. Melhores em campo, os pernambucanos marcaram o terceiro, aos 41. Rogério fez bela jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para Derley fuzilar.

No retorno para o segundo tempo, o Vila Nova veio com duas alterações. Ben Hur e Ricardinho deixaram o campo para dar entrada a John Lenon e Betinho, respectivamente. O Náutico, por outro lado, não realizou mudanças.

A reação dos goianos foi imediata. Com apenas seis minutos, Betinho fez uma jogada individual e acertou o canto direito de Gideão para diminuir a vantagem pernambucana. O Vila demonstrava maior concentração no início do segundo tempo e aproveitava os espaços dados pelo adversário.

O Náutico conseguiu reagir e teve uma boa chance para marcar o quarto gol em um erro do árbitro Charles Albert. Henrique dividiu com Rogério na área e ele assinalou pênalti. Peter cobrou e Michel Alves realizou a defesa. O lance colocou fogo na partida. A equipe visitante melhorou sua atuação e teve chances claras para chegar ao empate. A reação, no entanto, acabou sendo freada após a expulsão de Adilson, aos 26 minutos.

Os donos da casa resistiram ao melhor segundo tempo do Vila e acabaram chegando ao quarto gol em uma das poucas oportunidades. Após confusão na área, ele finalizou com precisão para marcar seu segundo tento na partida, aos 33. Com a boa vantagem, os pernambucanos administraram o placar para comemorar uma importante vitória rumo ao acesso.

NÁUTICO 4 x 2 VILA NOVA

Náutico
Gideão; Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Airton; Éverton, Elicarlos, Derley, Eduardo Ramos ((Marcos Vinicius) e Elton (Lenon); Rogério (Moisés)
Técnico: Waldemar Lemos

Vila Nova
Michel Alves; Victor Ferraz, Henrique, Ben-Hur (John Lenon) e Gabriel; Adilson, Ricardinho (Betinho), Túlio Souza e David; Jô e Roni (Bergson)
Técnico: Roberto Cavalo

Data: 18/10/2011 (terça-feira)
Local: Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: Charles Albert Cavalcante Ferreira (AL)
Auxiliares: Pedro Santos de Araújo (AL) e Otávio de Araújo Neto (AL)
Cartões amarelos: Ben Hur (V), Derley (N), Aírton (N), Gabriel (V), Adílson (V), Henrique (V) e Elicarlos (N)
Cartão vermelho: Adilson, aos 26 minutos do segundo tempo
Gols: Roni, aos 11, Peter, aos 23, e Eduardo Ramos, aos 26, e Derley, aos 41 minutos do primeiro tempo; Betinho, aos seis, e Derley, aos 33 minutos do segundo tempo