Topo

Série B - 2019

ABC e Paraná empatam por 1 a 1 e seguem pressionados pela degola

Do UOL Esporte

Em Curitiba

08/11/2011 22h29

Precisando somar pontos, para não correr riscos de rebaixamento, ABC e Paraná não passaram de um empate por 1 a 1, nesta terça-feira, no estádio Frasqueirão, em Natal. O resultado pouco mudou a colocação das equipes na classificação, que terminaram a 35ª da Série B praticamente como começaram.

A vitória do Icasa sobre o Guarani por 1 a 0, no entanto, deixou os dois times pressionados, pois a equipe de Juazeiro do Norte chegou aos 43 pontos e deixou a zona de rebaixamento. Com isso, o Paraná viu reduzida para 4 pontos a diferença para o primeiro time a aparecer na ZR, agora o ASA. O ABC, com 47 pontos,  subiu para 12º lugar, a 5 pontos da degola. 

Na próxima rodada, sábado, o Paraná recebe o Guarani, às 17h, na Vila Capanema. O ABC joga fora de casa, também sábado, frente ao Barueri.

O jogo começou morno, com as duas equipes bastante cautelosas. O ABC, porém, aproveitou a primeira chance que teve. Aos 18 minutos, após uma cobrança de lateral, Pio cruzou na cabeça de Leandrão, que não teve trabalho para mergulhar e marcar.

O Paraná acordou, após o gol, e passou a chegar com frequência ao ataque. O time tentava arremates da entrada da área, mas com pouca pontaria. Em boa jogada, aos 31, Dinelson invadiu a área e bateu, para defesa do goleiro.

O ABC, que havia se retraído, criou uma boa oportunidade, aos 35 minutos, em um chute frontal, que Zé Carlos desviou para escanteio. 

O Paraná não conseguiu reverter a derrota no primeiro tempo e mostrou descontrole. Após o fim da etapa, Sílvio discutiu com o árbitro e foi expulso, o que gerou uma confusão na saída do gramado, obrigando a polícia a intervir. 

Sob chuva e mesmo com dez homens, o Paraná voltou disposto a buscar o empate. Aos 7 minutos, o zagueiro Brinner quase marcou, aproveitando uma saída errada do goleiro Wellington. Aso 12, após um escanteio,  o zagueiro novamente apareceu e cabeceou, a bola sobrou para Cambará completar e empatar o jogo. 

O ABC não aproveitou a vantagem de ter um homem a menos e acabou também ficando com dez homens. Aos 31 minutos, o lateral Pio entrou duro em Marinho e recebeu o cartão vermelho direto. 

O time paranaense sentiu o desgaste de jogar com dez homens, caiu bastante de produção e sofreu forte pressão nos minutos finais. Apesar do sufoco, os tricolores suportaram o assédio e seguraram o empate. 

ABC X PARANÁ

ABC
Wellington; Pio, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Carioca (Ederson); Bileu, Ricardo Oliveira (Makelelê), Cascata e Jerson (Nego); Lins e Leandrão
Técnico: Leandro Campos.

Paraná
Zé Carlos; Marquinho, Flávio Boaventura (Edson Rocha), Brinner e Lima; Silvio, Itaqui, Cambará (Éverton Garrone) e Dinélson; Marinho e Giancarlo.
Técnico: Guilherme Macuglia

Data: 08/11/2011 (terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Frasquerão, em Natal-RN
Árbitro: Claudio Mercante (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (FIFA-PE) e Paulo Sergio Steffanello 0(PE).
Cartões amarelos: Cambará (Paraná);  Lins (ABC)
Cartões vermelhos:  Sílvio (Paraná); Pio (ABC)
Gols: Leandrão, aos 18 min do primeiro tempo; Cambará, aos 12 min do 2º tempo