Topo

Série B - 2019

Paraná supera tabu contra paulistas e vence Guarani que se aproxima da degola

Do UOL Esporte

Em Curitiba

12/11/2011 18h56

O Paraná precisou de apenas 20 minutos, no primeiro tempo, para definir o placar, vencer Guarani por 3 a 0 e quebrar um tabu de 12 jogos sem vencer clubes paulistas na Série B. Com dois gols nos primeiros 5 minutos, o time tricolor não deu nenhuma chance ao adversário e assegurou importante vitória, em confronto direto pela fuga da zona rebaixamento.

Os resultados paralelos da rodada, no entanto, não deixaram o time paranaense escapar matematicamente da ameaça, faltando ainda duas rodadas para o fim do campeonato. A equipe chegou aos 49 pontos, em 12º lugar, mas, com a vitória do ASA sobre o Duque de Caxias, a diferença para a degola é de apenas 4 pontos. 

O Guarani, por sua vez, ficou perigosamente próximo dos quatro últimos lugares. Em queda livre, a equipe campineira termina a rodada com 46 pontos, apenas um à frente do São Caetano, o primeiro time a figurar na ZR. 

Na próxima rodada, sábado que vem, o Paraná enfrenta o Sport no Recife. O Guarani  volta a jogar fora de casa, diante do rebaixado Salgueiro, também no sábado, em Campinas. 

O jogo

O Paraná começou o jogo de forma arrasadora. Em cinco minutos abriu 2 a 0. A 1 minuto, Giancarlo recebeu cruzamento de Garroni e sofreu pênalti de Ewerton Costa. Itaqui cobrou no canto esquerdo e abriu o placar, aos 3 minutos. O Guarani mal teve tempo de reagir, pois, dois minutos depois levou o segundo. Marinho tentou a jogada, mas a bola sobrou para Dinélson, que tirou um zagueiro e bateu sem defesa.

Parecendo sem força para reagir, o Guarani virou presa fácil para os donos da casa, que ampliaram aos 19 minutos. Lima desceu pela esquerda e cruzou na cabeça de Giancarlo, que mergulhou para tocar no canto direito e fazer 3 a 0. 

O Guarani adiantou a marcação no segundo tempo e passou a chegar mais na área do Paraná, que diminuiu o ritmo e chegou a sofrer uma pressão nos primeiros minutos. 

As melhores chances para marcar, no entanto, foram criadas pelo Paraná, que voltou a mandar no jogo, depois dos 20 minutos. Marinho teve duas grandes chances para ampliar, mas não marcou. Na primeira, aos 23 minutos, ele carregou para dentro da área e bateu, mas o goleiro Emerson, em grande defesa, evitou o quarto gol. Três minutos depois, o atacante invadiu a área pela esquerda, mas chutou mal, por cima. 

Diante de um adversário batido, o Paraná  não teve a vitória ameaçada em nenhum momento e poderia ter construído uma goleada. O resultado deixa o time próximo de se livrar da ameaça de rebaixamento. 

PARANÁ 3 x 0 GUARANI

Paraná

Zé Carlos; Marquinho, Flávio Boaventura, Brinner e Lima; Everton Garrone (Serginho), Itaqui, Cambará e Dinélson (Jefferson Maranhão); Marinho e Giancarlo (Hernane).
Técnico: Guilherme Macuglia

Guarani
Emerson; Ari, Ewerton Pascoa, Ailson e João Paulo; Leandro Carvalho, Dada, Lucas Fonseca e Rodrigo Paulista (Jefferson); Denilson (Marcelo) e Fabinho.
Técnico: Giba

 

Data: 12/11/2011 (sábado)
Local: Estádio Durival de Britto e Silva
Árbitro: Ronan Marques da Silva (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Juliano Fernandes da Silva (SC)
Cartões amarelos: Marinho, Flávio Boaventura, Jefferson Maranhão (Paraná) Ewerton Páscoa e Dadá (Guarani)
Gols: Itaqui, aos 3 min; Dinélson, aos 5 min e Giancarlo, aos 19 min do primeiro tempo