Topo

Série B - 2019

Portuguesa se despede da torcida com festa e fim de tabu diante do Duque

A Portuguesa goleou o Duque de Caxias por 4 a 0 no Canindé - Fabio Braga/Folhapress
A Portuguesa goleou o Duque de Caxias por 4 a 0 no Canindé Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/11/2011 22h18

Em clima de festa, a Portuguesa deu adeus a sua torcida nesta sexta-feira com mais uma bela atuação e goleada de 4 a 0 sobre o lanterna Duque de Caxias. O resultado representou o fim do tabu de nunca ter vencido o time fluminense na história. Porém, os 90 minutos de jogo ficaram em segundo plano, já que os 6.150 torcedores presentes no estádio do Canindé queriam mesmo era ver o capitão Marco Antônio levantar o troféu de campeão da Série B e os jogadores darem a tradicional volta olímpica.

“Fico emocionado. Não tem palavras, ser campeão, subir o time, agradeço muito a Deus, à minha família, meus filhos, que estão na arquibancada. Foi um ano maravilhoso, e esse grupo merece por tudo que fez. Está todo mundo de parabéns e agora é comemorar, porque não é sempre que a gente consegue ser campeão”, declarou o atacante e artilheiro Edno, visivelmente emocionado.

Com a vitória, a Portuguesa chega aos 78 pontos e alcança a segunda melhor campanha da Série B desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos. Ela só não supera o Corinthians de 2008, que atingiu os 85 pontos. Além disso, com a goleada desta sexta-feira, a ‘Barcelusa’ vai aos 80 gols, ultrapassa até mesmo o Corinthians (que marcou 79) e estabelece novo recorde.

Antes do apito inicial, hino nacional executado pelo maestro (e torcedor) João Carlos Martins e seu piano, colocado dentro do próprio campo do Canindé. "Já toquei em todos os cantos do mundo, mas quando eu entrei aqui eu fiquei nervosinho pra tocar. Foi uma das grandes emoções da minha vida”, brincou.

Quando a bola rolou, não demorou muito para a Lusa inaugurar o placar. Marco Antônio cobrou escanteio e encontrou Renato livre no meio da área; o zagueiro desviou de cabeça e fez 1 a 0, aos 5min.

Dez minutos depois, o melhor ataque da competição voltou a funcionar. Após rebote na direita, Marco Antônio bateu rasteiro para o meio da área e Ananias apenas teve o trabalho de empurrar para as redes. 2 a 0, e mais festa da torcida, que a todo momento soltava o grito de “É campeão”. Em seguida, a Portuguesa ‘tirou o pé’, e até viu o Duque de Caxias criar algumas jogadas.

Mas nada que preocupasse o time comandado por Jorginho, que teve seu nome constantemente gritado pela torcida: “Fica, Jorginho”. Na etapa final, foram necessários mais sete minutos para as redes do Duque serem novamente balançadas. Marcelo Cordeiro deu assistência perfeita entre os zagueiros para Guilherme, que apareceu livre na área e concluiu com categoria.

Mas o Duque mostrou que não estava entregue, e Abedi carimbou o travessão logo em seguida. Pouco depois, Bruno Veiga ficou cara a cara com Weverton, que mostrou agilidade e defendeu com o pé. Porém, ainda faltava o gol do artilheiro rubro-verde. Após ótima troca de passes, a bola ficou com Edno, que dominou de esquerda dentro da pequena área e bateu de direta para as redes.