Topo

Série B - 2019

Apesar de derrotado no final, Náutico garante vaga à Série A e Boa ainda sonha

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

19/11/2011 18h57

Apesar de ter sido derrotado pelo Boa Esporte, por 2 a 1, com um gol marcado pelo atacante Marques, aos 40 minutos do segundo tempo, neste sábado, no estádio Melão, em Varginha, o Náutico conseguiu seu objetivo e confirmou sua vaga na elite do futebol brasileiro em 2012. Dessa forma, na última rodada, quando receberá a Ponte Preta, em Recife, no final de semana que vem, o time pernambucano fará festa para comemorar o feito. A equipe de Campinas também se classificou com uma rodada de antecedência.

O time pernambucano levou o susto de tomar um gol no final da partida, quando tentava administrar o empate, mas foi beneficiado por resultados negativos de concorrentes diretos à uma vaga ao acesso e, dessa forma, garantiu a classificação para a disputa da Série A na temporada que vem. “Os resultados nos favoreceram, a gente tem todo o direito, fizemos ótimo jogo, numa infelicidade perdemos, mas está ótimo, é uma competição não é um jogo só, valeu a pena e o grupo todo está de parabénsd”, comentou o técnico Waldemar Lemos. “A nossa felicidade é muito grande e temos motivos para comemorar”, acrescentou.

Já o Boa Esporte, com o triunfo dramático, chegou aos 56 pontos, em sétimo lugar, mas manteve as chances matemáticas de conseguir o acesso logo na primeira vez que disputou a Série B. O representante mineiro, que antes do início do certame era apontado como um dos ‘candidatos’ ao rebaixamento, ainda sonha em pleitear vaga à Primeira Divisão na próxima temporada.

A vitória  marcou a despedida do Boa do torcedor de Varginha, o que o adotou após a mudança de sede e de nome. O ex-Ituiutaba fará sua última partida pela Série B de 2011 fora de casa contra o lanterna e rebaixado Duque de Caxias. Além de vencer essa partida, terá de contar com derrotas de Sport, Vitória e Bragantino, que enfrentarão, todos como visitantes, Vila Nova-GO, ASA e Paraná.

O Náutico, que havia caído para a Série B em 2009, quando terminou o Brasileirão em 19ª lugar, com apenas 38 pontos, volta à elite depois de ficar dois anos na Segunda Divisão nacional. Ano passado, já na Série B, o Náutico foi o 13º colocado. O técnico Waldemar Lemos conclamou a torcida a recepcionar os jogadores no aeroporto, no retorno à capital pernambucana. “Não é mole não, é muita luta para a gente chegar onde chegou, tivemos de superar muitas dificuldades”, destacou.

O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado. O time da casa saiu à frente do placar, logo aos 15 minutos, com o atacante Valdo, substituto do artilheiro Jheimy, aproveitando cruzamento de Carlos Magno pela direita. Porém, o Náutico não desanimou e conseguiu o empate, sete minutos depois, por meio do atacante Kieza.

Apesar dos dois gols antes dos 30 primeiros minutos de partida, o confronto decisivo não perdeu em velocidade. O Náutico era melhor e partiu para cima, buscando a virada. Insatisfeito com o rendimento do Boa, o técnico Nedo Xavier resolveu mudar a equipe ainda na etapa inicial, Laércio entrou em lugar de Higo, deixando o time mineiro mais ofensivo.

Os dois times voltaram com as formações que encerraram o primeiro tempo. O Boa começou atacando mais, mas, aos poucos o Náutico conseguiu equilibrar as ações, reduzindo o ímpeto adversário e levando perigo ao gol defendido por Luiz Henrique. O time da casa ainda perdeu Carlos Magno, contundido, que foi substituído por Maranhão.

As duas equipes tiveram chances de desempatar, mas as desperdiçaram. O Boa atacava e o Náutico se posicionava para contra-atacar. A pressão do time da casa tornou-se mais intensa a partir dos 30 min. Aos 37min, Marques teve grande chance, mas finalizou errado. Três minutos depois, o mesmo atacante, aproveitou pase de Laércio, de cabeça, e desempatou o jogo.