Topo

Série B - 2019

Guarani esquece crise, goleia fora e precisa de um empate para escapar da queda

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/11/2011 18h50

O Guarani segue vivo na briga para se manter na Série B da próxima temporada. Com a goleada de 4 a 1 sobre o Salgueiro, o time campineiro segue fora da zona de rebaixamento, mas ainda depende de seu desempenho na última rodada para definir sua situação.

Agora o Guarani soma 49 pontos na tabela, contra 47 do Icasa, que empatou na rodada. Com apenas mais uma rodada pela frente, os bugrinos precisam de um empate em casa, contra o Goiás, para se garantir na Série B, já que leva vantagem nos critérios de desempate.

O passo importante para a permanência na Série B alivia o clima no Brinco de Ouro. O clube teve vários problemas financeiros nesta temporada e está há quatro meses sem pagar os salários do elenco profissional. Quatro jogadores (Aislan, Chiquinho, Mika e Felipe Adão) saíram antes do fim do torneio, insatisfeitos com a situação.

Neste sábado, o rival Salgueiro, já rebaixado para a Série C, prometia ser uma parada dura para os campineiros, já que os boatos de que teriam recebido uma “mala branca” circularam durante toda a semana. Em campo, o Guarani deu poucas chances para o azar.

Com bastante vontade apesar da conhecida limitação, os visitantes abriram o placar logo aos 17 minutos do primeiro tempo, com Fabinho cobrando pênalti. O Salgueiro só reagiu pouco antes do intervalo, com Clebson cobrando falta aos 44 minutos. Um minuto depois, no entanto, o Guarani foi às redes de novo, com Fabinho aproveitando a confusão na área adversária.

Naquele momento, o Guarani já estava garantindo sua permanência por conta da derrota parcial do São Caetano. Mesmo assim Fabinho quis tranquilizar a pequena torcida do time alviverde presente no estádio. Foi dele o terceiro gol aos 12 minutos do segundo tempo. Oito minutos depois, Felipe marcou o quarto e deu números finais ao marcador.

No momento do apito final, o Guarani estava garantindo sua permanência, mesmo com o empate entre Vitória e São Caetano. Só que ao virar o jogo, o time do ABC, que entrou na rodada como o primeiro da zona da degola, foi a 48 e se manteve vivo na disputa, adiando a festa dos bugrinos.