Topo

Série B - 2019

Americana faz 'caminho inverso' e oficializa retorno para Guaratinguetá

Lance de Coritiba x Guaratinguetá, na Série B 2010 - Divulgação/Coritiba
Lance de Coritiba x Guaratinguetá, na Série B 2010 Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/11/2011 18h06

Aconteceu de novo. O Americana confirmou as especulações e nesta segunda-feira anunciou o seu retorno para Guaratinguetá, quase um ano depois de ter feito o caminho inverso.

“Hoje, o estádio Décio Vitta atende a nossa equipe e também a do Rio Branco, clube pelo qual temos maior respeito. Mas não comportaria toda essa estrutura dos dois times. Pelo laço que temos com a cidade de Guaratinguetá vamos retornar. Nesse momento, queremos agradecer a torcida de Americana, todas as pessoas que trabalharam muito durante o ano, e ao poder público”, disse o presidente Israel Vieira.

O prefeito de Guaratinguetá, Júnior Felippo, deu uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira para fazer o anúncio da volta do time à cidade na qual permaneceu entre 1998 e 2010. Além de Felippo, estiveram presentes o proprietário do time, Sony Alberto Douer, e o vice-prefeito Miguel Sampaio Júnior.

No tempo em que ficou em Americana, o clube alcançou a modesta 12ª colocação da tabela no Campeonato Paulista. Na Série B do Brasileiro, foi mais longe. Passou diversas rodadas dentro do G-4, mas o time caiu de produção depois da saída do técnico Sérgio Guedes e terminou no oitavo lugar, com 56 pontos.

O elenco se reapresenta em duas datas. Os atletas que já estavam de férias voltam no dia 12 de dezembro (segunda-feira), enquanto os jogadores que atuaram até a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro retornam às atividades no dia 19, uma semana depois.

Caminho inverso

Após um desentendimento com a administração municipal de Guaratinguetá e a falta de garantias financeiras para a permanência do clube na região valeparaibana, o empresário Sony Douer, dono do clube, foi seduzido por uma proposta de Americana, e a transferência foi confirmada em outubro de 2010.

Na nova cidade, havia sido prometida toda infraestrutura necessária para a manutenção da equipe e ajuda na captação de novos patrocinadores. Porém, depois de quase um ano em Americana, uma nova transferência foi acertada e confirmada nesta segunda-feira.