Topo

Série B - 2019

Ipatinga e ABC fazem jogo equilibrado e empatam na estreia da Série B do Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2012 22h53

Em uma partida marcada pelo equilíbrio e pela demonstração de que as duas equipes irão buscar suas formações ideais ao longo da competição, Ipatinga e ABC empataram, em 1 a 1, na estreia na Série B do Brasileiro, na noite desta sexta-feira, no Ipatingão. O time da casa deu a impressão que conseguiria confirmar seu mando de campo, quando o estreante Tiago Pereira, fez o gol aos 2 min do segundo tempo, mas cedeu o empate e, por pouco, não levou a virada da equipe potiguar.

Depois de um primeiro tempo morno, em que houve pouca emoção, o jogo ganhou em movimentação e ofensividade na etapa final, especialmente após o gol do Ipatinga. Ele fez com que a equipe do Rio Grande do Norte modificasse sua postura em campo, adiantando a marcação e deixando de apenas se defender para tentar o empate.

Nessa tentativa de reação, o ABC mandou bola na trave e o goleiro Bruno foi obrigado a fazer boas defesas. O Ipatinga, por sua vez, adotou uma forma mais cautelosa de jogar, fechando-se na defesa e tentando encaixar um contra-ataque para que pudesse ampliar o marcador. Mas foi o ABC que chegou ao gol, aos 22 min, quando Washington, que havia entrado na etapa final, converteu pênalti que ele mesmo havia sofrido.

A torcida do Ipatinga, que compareceu em pequeno número, vaiou ao final do jogo, manifestando sua insatisfação com a estreia do Ipatinga. Para o zagueiro Azevedo, foi apenas o primeiro jogo. “Alguns jogadores chegaram agora e é preciso tempo para que tenha entrosamento”, salientou. Já os atletas do ABC gostaram do resultado. “Empate fora de casa é sempre bom”, resumiu o lateral esquerdo Airton.

Depois de estrear fora de casa, o ABC fará na próxima sexta-feira, às 21h, o seu primeiro jogo como mandante, quando receberá o Joinville, no estádio Frasqueirão, em Natal. Já o Ipatinga, que não conseguiu fazer prevalecer o fato de estrear em seus domínios, terá um compromisso difícil, pela segunda rodada. A equipe do Vale do Aço visitará o Atlético-PR, apontado como um dos favoritos ao acesso à Série A.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, em sua maior parte, embora o Ipatinga tenha sido ligeiramente superior ao adversário, por estar um pouco mais entrosado. O técnico Ney da Matta optou por manter a base da equipe que ficou em terceiro lugar no Módulo II do Campeonato Mineiro, não conseguindo voltar para a Primeira Divisão. Já Márcio Goiano promoveu cinco estreias e sua equipe teve mais dificuldade.

Nos 45 minutos iniciais, as defesas levaram vantagem sobre os ataques, embora os dois times tenham criado algumas chances de gol. Cada equipe mandou uma bola na trave do adversário. O Ipatinga, logo aos 4 min, enquanto o clube potiguar parou na baliza do oponente aos 34 min, quando Adriano chutou e bola resvalou na trave antes de sair pela linha de fundo.

Jogando em casa, o Ipatinga começou melhor e quase sair à frente do marcador. Além da bola na trave no início, Tiago Pereira, um dos estreantes do time do Vale do Aço, teve uma boa chance, mas chutou a bola em um adversário. A partir dos 20 min, foi a vez do ABC levar perigo ao adversário e o goleiro Bruno fez duas boas defesas, ambas em chute de Joelson, recentemente contratado junto ao Porto de Pernambuco.

O Ipatinga voltou com uma mudança em seu ataque: Djavan na vaga de Marcinho, em uma tentativa do técnico Ney da Matta de aumentar a capacidade ofensiva da equipe. Já o ABC retornou para a etapa final, com a mesma formação. E a alteração no time anfitrião logo deu resultado. Aos 2 min, com a participação de Djavan, Tiago Pereira, de cabeça, fez 1 a 0 para o clube do Vale do Aço.

O gol sofrido mexeu com o ABC, que partiu para o ataque e conseguiu o empate. O time visitante passou a jogar com três atacantes, com a entrada de Washington no lugar de Gérson. Depois de empatar o jogo, a equipe do técnico Márcio Goiano foi superior ao Ipatinga e desperdiçou oportunidades de virar, a melhor delas aos 38 min, com Adriano.

IPATINGA 1 X 1 ABC

Ipatinga
Bruno; Flávio, Pedrão, Azevedo e João Vitor; Leanderson (Vinícius Kiss), Everton, Leandro Brasília e Wellington Bruno; Marcinho (Djavan) e Tiago Pereira (Márcio Diogo)
Técnico: Ney da Matta

ABC
Andrey; Jardson Sapé, Flávio Boaventura, Eduardo e Airton; Bileu, Heninck, Jérson (Washington),Guilherme (Raul); Joelson (Guto) e Adriano
Técnico: Márcio Goiano

Data: 18/5/2012 (sexta-feira)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Bruno Salgado Rizo (SP) e Ramires Santos Candido (ES)
Cartões amarelos: Leanderson (I)
Gols: Tiago Pereira, aos 2 min, Washington, aos 22 min do segundo tempo