Topo

Série B - 2019

Cleber Santana marca, Avaí supera São Caetano e vence a primeira na Série B

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/05/2012 22h48

Após um primeiro tempo muito equilibrado, o Avaí soube prevalecer a sua força em casa para vencer o São Caetano por 1 a 0 nesta terça-feira, na Ressacada, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol de pênalti marcado por Cleber Santana, o time catarinense chegou a primeira vitória na competição nacional e assume a liderança de forma momentânea. Já os paulistas, acumulam a segunda derrota em dois jogos.

Como era de esperar, o Avaí tentou pressionar o São Caetano nos primeiros minutos. Apoiado por sua torcida, o time catarinense trocava passes pelos lados do campo, mas tinham dificuldade em entrar na área por conta boa marcação sobre os meias Cleber Santana e Robinho. O último, aliás, atuou com o número 100 nas costas, fazendo alusão ao número de jogos completados pelo clube na partida diante do Boa Esporte.

A equipe paulista tentava marcar a saída de bola do Avaí e Márcio Araújo armou um meio-campo com cinco jogadores e somente o centroavante Somália na frente. Mesmo com menor posse de bola, o Azulão esteve perto de marcar em dois erros do Avaí nos primeiros quinze minutos.

Os contra-ataques do São Caetano eram muito perigosos e quando a equipe roubava a bola continuava mais perigosa. A principal dificuldade do Avaí era fazer com que principalmente Cleber Santana armasse alguma jogada. Entretanto, o meia era vigiado de perto por Moradei e tinha dificuldade em dar um passe mais preciso. Como o equilíbrio prevalecia, o primeiro tempo acabou mesmo com o empate em 0 a 0.

O Avaí retornou para o segundo tempo com volante Diogo Orlando no lugar de Aelson. O jogador deixou o campo após perder três dentes em uma disputa de bola na primeira etapa. Com a substituição, Pirão foi deslocado para a lateral esquerda. Essa mudança foi testada durante a semana. O São Caetano, por outro lado, retornou com o mesmo time.

Os donos da casa iniciaram a etapa dispostos a jogar com um comportamento diferente porque com apenas dois minutos, Patric perdeu um gol feito na frente do goleiro Luiz. Em uma cobrança de falta ensaiada, aos 15, Pirão acertou a trave.

A pressão continuou e Felipe Alves chegou a perder boa chance, aos 20. Três minutos depois não teve jeito. Cleber Santana abriu o placar ao cobrar um pênalti com categoria. Na jogada, Ronaldo Capixaba foi derrubado por Gabriel dentro da área.

Com o gol sofrido, o São Caetano foi obrigado a sair para o jogo e passou a dar espaços para a equipe da casa armar contra-ataques. Tentando mudar o panorama para sua equipe, o técnico Márcio Araújo sacou Anselmo e Somália para promover as entradas de Geovane e Leandrão, respectivamente.

Na base da vontade, o time paulista chegou a ensaiar uma pressão e os catarinenses se defenderam para segurar o resultado e comemorar a primeira vitória na Série B do Brasileiro.