Topo

Série B - 2019

Atlético-PR desperdiça pênalti no final do jogo e perde para o Boa, de virada, em Varginha

Do UOL, em Belo Horizonte

29/05/2012 23h44

Depois de sair à frente no marcador, o Atlético-PR voltou a sofrer gols na etapa final, o que já havia acontecido de forma seguida nos três jogos anteriores, e cedeu a vitória, de virada, ao Boa Esporte, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Melão, em Varginha. Dessa forma, o time paranaense não está mais invicto na Série B do Brasileiro, enquanto a equipe mineira obteve sua primeira vitória e ocupa a quinta posição, com cinco pontos ganhos.

Enquanto Francismar, que fez o segundo gol, um minuto depois de entrar em campo, e o goleiro Max, que defendeu pênalti, foram os heróis do Boa Esporte, Alan Bahia, do Atlético-PR, foi o vilão e permitiu que o goleiro adversário se redimisse. Aos 40 min, a arbitragem assinalou pênalti do camisa 1 do time mineiro sobre Edigar Junio, mas Alan Bahia cobrou mal e desperdiçou a chance do empate.

O Atlético-PR, que fez apenas o seu segundo jogo pela Série B e ainda não estreou como mandante, o que acontecerá na próxima sexta-feira, na Vila Capanema, quando receberá o Grêmio Barueri, dominou o primeiro tempo, fez seu gol por intermédio de Bruno Mineiro, mas caiu de produção na etapa final e permitiu a reação e a vitória sofrida ao Boa Esporte.

Antes de receber o Atlético-PR, o time mineiro havia empatado com o Avaí, também em Varginha, por 2 a 2, e com o Guarani, em Campinas, por 0 a 0. O time mineiro não conseguiu fazer valer o mando de campo e ficou mais uma vez na igualdade, diante de um adversário experiente. O time atleticano, por sua vez, buscava um triunfo para marcar a recuperação da eliminação na Copa do Brasil, para o Palmeiras, na semana passada, com derrota por 2 a 0, mas acabou perdendo novamente.

Na Série B, o Atlético-PR vinha de bom resultado em sua estreia, quando goleou o Joinville, em Santa Catarina, por 4 a 1. O jogo contra o Ipatinga, pela segunda rodada, foi adiado e será disputado na próxima terça-feira, dia 5 de junho, na cidade de Ponta Grossa, por causa do confronto com o Palmeiras pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Ao contrário do Atlético-PR, que será mandante na próxima rodada, o Boa Esporte, que soma cinco pontos em nove disputados (aproveitamento de 55,55%), tentará buscar o seu primeiro triunfo como visitante, em Arapiraca, diante do ASA, no sábado que vem, às 16h20.

No primeiro tempo, os 20 minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio. Os dois times demonstraram, desde o início, a intenção de buscar o gol. O resultado disso foi uma partida movimentada e com tentativas de ataques dos dois lados. O Boa Esporte tentava tomar a iniciativa por jogar em casa, mas o Atlético-PR conseguia encaixar perigosos contra-ataques.

O time visitante chegava também por meio de lances de bola parada. Aos 14 min, por exemplo, Alan Bahia cobrou falta e Max fez a defesa, na sequência do lance, Bruno Mineiro tentou e o goleiro do Boa defendeu de novo. O time mineiro finalizou duas vezes seguidas, aos 18 min e 19 min, por meio de Marcelo Macedo e Vander. Na primeira vez faltou força e na segunda pontaria.

A partir dos 20 min, o Atlético-PR tomou conta do jogo, iniciando pressão contra o gol defendido por Max. Chances foram criadas e desperdiçadas, até que aos 32 min, após sequência de escanteios, Bruno Mineiro acertou a cabeçada e colocou a bola nas redes do Boa Esporte, marcado o seu segundo gol na competição, já que havia assinalado também no triunfo sobre o Joinville, na estreia atleticana na Série B.

Em vantagem no placar, o Atlético-PR mudou sua postura em campo, recuando e tentando atrair o Boa Esporte, para voltar a jogar no contra-ataque, como acontecia nos minutos iniciais da partida. O time da casa, no entanto, errava muitos passes e o seu meio de campo não mostrava inspiração na criação de jogadas ofensivas. Restava à equipe mineira as jogadas individuais com o atacante Vanger, que tentava explorar o fato de Zezinho atuar improvisado como lateral esquerdo, mas não conseguiu.

“Até chegamos bem, mas pecamos no último passe, sabíamos que a jogada forte do Atlético era a bola parada e nos descuidamos”, lamentou o atacante Marcelo Macedo, capitão do Boa, na saída para o intervalo. Já Bruno Mineiro, que marcou o único gol do primeiro tempo, destacou que um atacante tem de estar sempre pronto na área adversária. “Tive duas oportunidades de cabeça e fiz um gol. O jogo está bom e vamos tentar engatar um contra-ataque no 2º tempo e fazer outro gol”, afirmou.

O Boa Esporte voltou para o segundo tempo com Petros no lugar de Gabriel Deives, enquanto o Atlético-PR manteve a formação inicial. E a partida recomeçou com o time visitante excessivamente recuado, dando espaço ao time mineiro, que chegou ao empate, aos 11 min, por meio de Jajá, em arrancada desde o meio de campo, com direito a colocar a bola entre as pernas do goleiro Rodolfo.

A equipe da casa tentou aproveitar o momento para buscar a virada, mas, aos poucos o Atlético-PR conseguiu equilibrar as ações e voltou a criar oportunidades para balançar as redes adversárias. Dessa forma, o jogo ficou equilibrado e aberto até o final. A entrada de Edigar Junio no lugar de Bruno Mineiro melhorou o desempenho atleticano, mas foi o Boa que marcou o segundo gol, aos 38 min, com Francismar. Logo depois, Alan Bahia desperdiçou a chance de o Atlético-PR levar pelo menos um ponto para Curitiba.

“Temos de buscar a explicação pela queda de rendimento no segundo tempo. Não sabemos o que está acontecendo. Vamos voltar a Curitiba, trabalhar mais, buscar a explicação, porqque equipe que quer o acesso não pode jogar tão mal no segundo tempo assim”, lamentou o goleiro Rodolfo. Já o zagueiro Welton Felipe, destacou o crescimento do Boa Esporte na etapa final. “Foi uma vitória importante diante de uma equipe que vai brigar até o fim da competição para subir à Série A”, observou.