Topo

Série B - 2019

Tiago Pereira marca de letra, Ipatinga passa pelo ASA e vence a primeira na Série B

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/05/2012 23h45

O Ipatinga não jogou um grande futebol, mas superou a falta de entrosamento para derrotar o ASA por 1 a 0 nesta terça-feira, no Ipatingão, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Tiago Pereira, de letra, no segundo tempo. Com o resultado, o time mineiro conseguiu a primeira vitória na competição. Os alagoanos, por outro lado, perderam a invencibilidade e permanecem com quatro pontos.

Buscando sua primeira vitória, o Ipatinga tomou a iniciativa para tentar atacar o ASA desde o início. A defesa alagoana estava bem postada e o esquema com três zagueiros atrapalhava uma jogada mais bem trabalhada.

As duas equipes ainda se estudavam quando Lúcio Maranhão acabou sendo expulso, aos 11. O atacante do ASA tinha recebido um cartão amarelo três minutos antes por reclamação e acabou sendo punido novamente por ter tocado com a bola na bola.

“É brincadeira isso. A bola tocou na minha mão. Não sei porque o árbitro resolveu me expulsar”, reclamou o atacante quando deixava o campo.

O time alagoano se fechava em seu campo e impedia os avanços do Ipatinga que insistia em jogar pelo meio e a marcação do adversário era facilitada. No final do primeiro tempo, o time mineiro chegou com mais perigo em cruzamentos para a área. Entretanto, a equipe não teve competência para furar o bloqueio do adversário e a etapa terminou mesmo em 0 a 0.

No segundo tempo, o ASA trocou o meia Valdívia por Elvis. O Ipatinga, por outro lado, retornou com a mesma equipe. Logo no início, Audálio esteve perto de marcar seu gol após uma jogada rápida dos alagoanos.

A equipe alagoana continuou apostando nos contra-ataques e Didira chegou a perder um gol incrível, aos 21, após um cruzamento da direita. Entretanto, a vantagem numérica acabou fazendo a diferença, aos 24, quando Tiago Pereira tocou de letra, após receber passe rasteiro de Djavan para abrir o placar.

Os mineiros se animaram com o gol e com os avanços do ASA passou a ter o contra-ataque como arma. A vantagem do Ipatinga que já era boa aumentou, aos 31, quando Alexsandro deu um carrinho violento em Flavio e foi expulso. Com jogadores a mais, a equipe da casa tocou a bola para comemorar a primeira vitória na atual edição da Série B.

IPATINGA 1 x 0 ASA

IPATINGA
Bruno; Flávio, Gasparetto, Azevedo e João Victor; Leanderson (Djavan), Leandro Brasília (Márcio Diogo), Ruy e Wellington Bruno; Tiago Pereira e João Neto (Wanderson Duarte)
Técnico: Ney da Matta

ASA
Gilson; Fabiano, Audálio e Edson Veneno; Gabriel (Sidny), Jorginho, Cal, Valdívia (Elvis), Didira (Alexsandro) e Chiquinho Baiano; Lúcio Maranhão
Técnico: Heriberto da Cunha

Data: 29/5/2012 (terça-feira)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Ramires Santos Cândido (ES) e Edson Glicério dos Santos (ES)
Cartões amarelos: Lúcio Maranhão (A), Leanderson (I), Azevedo (I) e João Victor (I)
Cartão vermelho: Lúcio Maranhão, aos 11 minutos do primeiro tempo e Alexsandro, aos 31 minutos do segundo tempo
Gol: Tiago Pereira, aos 24 minutos do segundo tempo