Topo

Série B - 2019

Debaixo de muita chuva, América-MG cede empate ao São Caetano nos descontos, mas ainda lidera

Do UOL, em Belo Horizonte

05/06/2012 22h59

Sob chuva forte, durante todo o jogo, São Caetano e América-MG empataram, em 1 a 1, na noite desta terça-feira, no estádio Anacleto Campanella, em partida válida pela quinta rodada da Série B. Com o resultado, o time americano segue invicto, mas já não está mais com 100% de aproveitamento. Apesar disso, o alviverde mineiro se manteve na liderança, com 13 pontos. O time visitante sofreu o gol da igualdade, aos 49 min.

Foi o primeiro empate para os dois times na atual edição da Série B. Se a igualdade interrompeu série de quatro triunfos consecutivos do América-MG, cujo rendimento caiu para 86,66%, para o São Caetano valeu o sétimo ponto conquistado em 15 possíveis, o que significa aproveitamento de 46,66%. Nas quatro partidas anteriores, a equipe paulista havia vencido duas e perdido outras duas.

A chuva que caiu sobre a cidade de São Caetano nos dois últimos dias deixou pesado o gramado do estádio Anacleto Campanella e preocupou os dois treinadores. “Sempre achei ruim jogar na chuva, o campo em algumas partes já está encharcado”, observou o americano Givanildo Oliveira. “O campo está resistindo, porque tem dois dias de chuva, mas tira o brilho porque são duas equipes técnicas”, comentou Sérgio Guedes, do São Caetano.

Com a bola rolando, a partida começou bastante equilibrada, mas com ligeiro predomínio do América, que levava mais perigo nos momentos iniciais, por meio do rápido atacante Bruno Meneghel. O São Caetano, por sua vez, ameaçava mais em bolas cruzadas sobre a área dos visitantes, tentando explorar a altura de alguns atletas do São Caetano. Aos 17 min, por exemplo, Marcelo Costa cruzou da esquerda e Wagner cabeceou e a bola passou perto do gol defendido por Neneca.

À medida que a chuva apertava e o gramado piorava sua condição, o São Caetano crescia na partida, demonstrando estar mais adaptado à situação. O América-MG, por sua vez, recuava, na tentativa de chamar o adversário e explorar contra-ataques. Aos 22 min, os visitantes voltaram a ameaçar o gol de Luís, por intermédio do veterano Fábio Júnior, que finalizou, mas errou o alvo por pouco.

A maior chance de gol no primeiro tempo aconteceu aos 31 min, quando a bola foi cruzada da esquerda, o atacante Leandrão se antecipou à marcação e mandou a bola, de cabeça, na trave americana. Na sequência do lance, outro cruzamento, dessa vez pela direita, que Neneca defendeu, mas apesar de ser uma bola fácil, o camisa 1 americano soltou e voltou a pegá-la. O primeiro tempo terminou sem gols e debaixo de muita água.

“Tem muita chuva, atrapalha o andamento do jogo, mas está bom, vamos tentar fazer o nosso jogo, apesar da chuva e sair com a vitória”, comentou o lateral esquerdo Diego. O atacante americano Bruno Meneghel avalia que o seu time começou bem, mas, aos poucos deu espaços ao adversário. “A bola já está prendendo no gramado, está difícil e qualquer erro pode ser fatal”, destacou. Para o goleiro Neneca, o campo está escorregadio e deixa os jogadores sem equilíbrio. “Dificulta todas as ações”, resumiu.

E o camisa 1 americano, que já vinha fazendo boas partidas, voltou a salvar o América-MG no início do segundo tempo. Aos 6 min, por exemplo, Neneca fez duas defesas difíceis em dois chutes seguidos de Leandrão à ‘queima roupa’. O São Caetano começou a etapa final com amplo domínio sobre o adversário. O time visitante não conseguia sair de seu campo e a equipe anfitriã aumentou a pressão em busca de seu gol.

Aos 17 min, Leandrão acertou a trave americana pela segunda vez no jogo, em chute forte. A pressão do time do ABC continuava e o América estava ficando cada vez mais acuado em campo. Quando era mais pressionado, Fábio Júnior, aos 20 min, fez o gol. O São Caetano, no entanto, não desistiu e, aos 49 min, conseguiu o empate, por meio de Nei Paraíba, após cobrança de falta muito reclamada pelos jogadores americanos.

O América-MG só volta a campo pela Série B no próximo dia 15, quando visitará o Avaí, em Santa Catarina, novamente como visitante, em busca de sua sexta partida sem derrota. Já o São Caetano receberá o América-RN, que empatou com o Vitória, por 2 a 2, nesta terça-feira, em jogo adiado pela segunda rodada, e jogará contra o Bragantino pela quinta rodada, nesta sexta-feira.


 

.