Topo

Série B - 2019

De virada, Avaí vence Ipatinga com a "colaboração" de goleiro e encerra jejum de vitórias

Do UOL, em Belo Horizonte

08/06/2012 22h54

Na estreia do técnico Mazola Júnior, o Ipatinga não conseguiu segurar o resultado e perdeu para o Avaí, de virada, por 2 a 1, no Ipatingão, na abertura da quinta rodada. Os visitantes contaram com a falha do goleiro estreante Gilvan para iniciar a reação. O resultado positivo acabou com a sequência de dois jogos sem vitória dos catarinenses na Série B, e aproximou o time do Vale do Aço das últimas colocações.

Com a vitória, a segunda na competição nacional, o Avaí soma sete pontos e fica perto da briga pelas primeiras posições. Já o Ipatinga, que contratou Mazola Júnior no meio da semana para o lugar de Ney da Matta, demitido devido à goleada sofrida para o Vitória, na quarta rodada, perde pela segunda vez consecutiva e continua com quatro pontos.

Na próxima terça-feira, o time mineiro volta a atuar em casa e tenta se reabilitar na competição contra o Boa, às 21h, no Ipatingão. A equipe tem um jogo a menos que a maioria dos seus adversários. O confronto com o Atlético-PR, pela segunda rodada, foi adiado duas vezes e será realizado em 10 de julho, em Curitiba.

Aliviado por ter voltado a vencer na Série B, o primeiro triunfo como visitante, o Avaí terá pela frente outro representante mineiro, na próxima rodada. Na sexta-feira, às 21h, na Ressacada, a equipe recebe o América-MG, um dos que brigam pela liderança no início do campeonato.

Encontrando espaços no lado direito da defesa adversária, o Ipatinga teve 10 chances no primeiro tempo para marcar, porém só foi feliz na finalização aos 23 minutos, quando Wellington Bruno recebeu passe de Leandro Brasília, na grande área, e chutou na saída do goleiro Diego.

Com dificuldades para chutar ao gol ipatiguense, o Avaí conseguiu o empate, depois de contar com a “colaboração” de Gilvan, que estava em sua primeira partida no clube. Aos 39 minutos, Mika recebeu na entrada da área e arriscou chute no canto direito. O goleiro do time da casa tentou segurar a bola, mas deixou-a escapar das mãos.

Se no primeiro tempo, quem dominou a partida foi o time da casa. Na etapa final, o controle do jogo foi do Avaí, que não repetiu os erros do seu adversário e soube aproveitar a chance criada. Aos 16 minutos, o meia Julinho recebeu sozinho na área e chutou cruzado. A bola ainda bateu na trave e entrou.

Em busca do empate, o técnico Mazola Júnior colocou mais dois atacantes: João Neto e Djavan. Os dois melhoraram a ofensividade do Ipatinga, mas não conseguiram modificar o placar do jogo. Depois de conseguir a virada, o Avaí explorou os contra-ataques, mas nos 15 minutos recuou a equipe para segurar o resultado.

IPATINGA 1 X 2 AVAÍ

Ipatinga
Gilvan; Flávio, Pedrão, Azevedo e João Vitor (Djavan); Everton, Leandro Brasília, Wellington Bruno (João Neto) e Chiquinho; Márcio Diogo (Vinícius Kiss) e Tiago Pereira
Técnico: Mazola Júnior

Avaí
Diego; Patric, Cássio, Leandro Silva e Pirão; Bruno, Mika, Cleber Santana, Jailton (Diogo Orlando) e Julinho (Felipe Alves); Nunes (Aelson)
Técnico: Hemerson Maria

Data: 8/6/2012 (sexta-feira)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Jackson Massara dos Santos e Silbert Faria Sisquim
Cartão Amarelo: Wellington Bruno, Tiago Pereira (Ipatinga); Bruno, Felipe Alves (Avaí)
Gols: Wellington Bruno (23 min), Mika (39 min do 1° tempo); Julinho (6 min do 2° tempo)