Topo

Série B - 2019

América-MG sofre, mas vence Bragantino e se recupera da derrota para Avaí

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2012 22h53

Após perder a invencibilidade na rodada passada, na derrota para o Avaí, por 2 a 0, e completar dois jogos sem vitória, já que havia empatado com o São Caetano (1 a 1), o América-MG recuperou-se ao vencer o Bragantino, por 3 a 2, na noite desta terça-feira, no Independência, em jogo cheio de alternativas. O time mineiro, no entanto, não conseguiu retomar a liderança provisória, já que o América-RN derrotou o ASA, por 2 a 0, e ficou em primeiro lugar pelo maior número de gols marcados: 16 a 14.

No primeiro tempo, o time americano esteve duas vezes à frente do placar, mas cedeu o empate. Na etapa final, o América fez 3 a 2, com Bruno Meneguel, aos 21 min, só que teve de suportar imensa pressão do Bragantino até os instantes finais, o que deixou a partida dramática e truncada, além de caracterizada por muito nervosismo dos dois lados.

O Bragantino, que fez jogo equilibrado com o América-MG, encarando-o em igualdade de condições, não conseguiu o embalo que desejava, após a vitória sobre o Guaratinguetá, na rodada anterior, por 1 a 0. O time visitante, no entanto, mostrou força de vontade para correr duas vezes atrás do placar, só que sofreu sua quarta derrota e segue com sete pontos em 21 possíveis (rendimento de 33,33%).

O primeiro tempo foi muito movimentado, cheio de alternativas e marcado por falhas dos goleiros Neneca e Ale, além do bom aproveitamento ofensivo do atacante Léo Jaime, que atuou improvisado na ala esquerda e marcou os dois gols do seu time. O América-MG começou melhor e criou uma chance de gol antes do primeiro minuto, quando a bola foi cruzada da direita, mas Fábio Júnior e Bruno Meneghel furaram e não conseguiram finalizar. Aos 21 min, Rodriguinho chutou de longe e venceu o goleiro Ale, abrindo o marcador. Ele dedicou o gol ao padrasto, que se recuperou de um problema cardíaco.

Quando a torcida americana esperava que o time, jogando em casa, continuasse dominando o jogo, o Bragantino reagiu. Aos 34 min, Léo Jaime arriscou um chute e contou com a falha do goleiro Neneca, a segunda em dois jogos seguidos. A anterior aconteceu no segundo gol do Avaí, na derrota por 2 a 0, sexta-feira passada.

O gol sofrido e a infelicidade de Neneca, que colocou a bola para dentro, perturbaram a equipe da casa, que, no entanto, voltou a ficar à frente, contando também com uma falha do goleiro Ale, que não conseguiu evitar o gol americano, marcado em chute cruzado do lateral direito Boiadeiro, aos 38 min. A alegria americana, entretanto, durou pouco. Exatos sete minutos, até Léo Jaime acertar belo voleio dentro da área e deixar tudo igual novamente.

“É falta de atenção, o time estava bem, jogando, mas pecando e dando bobeira. Temos de conversar lá dentro (no vestiário) e voltar com concentração para o nosso time sair com resultado positivo, se continuar desse jeito fica difícil”, afirmou Leandro Ferreira. Rodriguinho lembrou que o América-MG estava “mandando na partida” até tomar o primeiro gol. “Saímos atrás do placar, mas conseguimos o empate e vamos tentar a virada”, ressaltou Léo Jaime, autor dos dois gols do Bragantino.

Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo. E a partida seguiu movimentada, a exemplo da etapa inicial, e com chances criadas e desperdiçadas pelos dois times. Dessa forma, a partida era aberta. Neneca, que em vários jogos do América tinha sido o melhor em campo, estava visivelmente inseguro, cometendo erros seguidos.

Apesar de ter feito dois gols, Léo Jaime foi substituído pelo meia Moreno, aos 17 min, um minuto antes de o América-MG desperdiçar duas chances de gols seguidas, em chutes de Fábio Júnior, em sua última participação no jogo. Givanildo Oliveira Em seguida, ele foi substituído por Alessandro, cuja entrada era insistentemente pedida pelo torcedor da casa.

Melhor em campo, nesse momento, o América marcou o seu terceiro gol, aos 21 min, por meio de Bruno Meneghel, depois de desperdiçar várias chances. Houve reclamação do Bragantino, que tinha um jogador caído e queria que Rodriguinho tivesse colocado a bola para fora, em vez de ter dado sequência na jogada.

Atrás novamente no marcador, o técnico Marcelo Veiga, à frente do Bragantino há cinco anos, colocou seu time para frente, abrindo mão do esquema com três zagueiros. E a pressão foi da equipe visitante, que acuou o anfitrião. Neneca redimiu-se do mau primeiro tempo, com boas defesas na reta final do jogo e o Bragantino não desistiu, buscando o empate até o final

AMÉRICA-MG 3 x 2 BRAGANTINO

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Vinícius Simon, Everton Luiz e Pará; Dudu, Leandro Ferreira, Gilberto e Rodriguinho (Agenor); Bruno Meneghel e Fábio Júnior (Alessandro)
Técnico: Givanildo Oliveira

Bragantino
Alê; Rafael Caldeira, Preto Costa (Barbosa) e Walter; Victor Ferraz, Éder, Serginho, Fernando Gabriel (Lincoln) e Léo Jaime (Moreno); Malaquias e Giancarlo
Técnico: Marcelo Veiga

Data: 19/6/2012 (terça-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Auxiliares: João Patrício de Araújo e Marcio Soares Maciel
Público: 2.236 pagantes
Renda: R$ 51.072
Cartões amarelos: Dudu (A), Gilberto (A), Léo Jaime (B), Malaquias (B), Giancarlo (B), Boiadeiro (A), Vinícius Simon (A), Pará (A), Neneca (A)
Gols: Rodriguinho, aos 21 min, Léo Jaime, aos 34 min, Boiadeiro, aos 38 min e Léo Jaime, aos 43 min do primeiro tempo; Bruno Meneghel, aos 21 min do segundo tempo