Topo

Série B - 2019

Em três minutos, Criciúma vira nos acréscimos, afunda o Ipatinga e assume a liderança da Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

23/06/2012 18h23

Com um gol do artilheiro Zé Carlos aos 49min do segundo tempo, o Criciúma, que perdia o jogo até os 46min e conquistou uma virada espetacular, derrotou o Ipatinga, por 3 a 2, neste sábado, no estádio Heriberto Hulse, e assumiu a liderança isolada da Série B do Brasileiro. O time mineiro, que sofreu a quarta derrota seguida, permaneceu na zona de rebaixamento.

Empurrrado pela torcida, o time catarinense, com dois gols nos descontos do árbitro, venceu a sexta partida na competição em sete rodadas e foi a 18 pontos. Zé Carlos, que balançou as redes duas vezes, chegou a dez gols e se mantém no topo da artilharia da Série B. O Criciúma isolou-se na liderança e abriu dois pontos em relação aos xarás América-RN e América-MG, segundo e terceiro colocados respectivamente. Além disso, manteve 100% de aproveitamento em casa, com três triunfos diante da torcida.

Depois de ficar duas vezes à frente no placar e segurar o 2 a 1 até os 46 minutos, o Ipatinga voltou a perder e segue em situação complicada na Série B. Apesar de fazer uma boa partida, o time mineiro permaneceu com quatro pontos em 21 disputados e na 18ª posição na tabela. Foram quatro derrotas, uma vitória e um empate até o momento.

Apesar de atuar em casa, o Criciúma não conseguiu se impor em campo e acabou surpreendido pelo Ipatinga, que abriu o placar aos 18min com Wellington Bruno. O meia aproveitou uma chute mascado de Leandro Brasília, dominou na área e tocou na saída do goleiro Douglas Leite.

Com dificuldade para furar a marcação adversária, o time catarinense chegou pouco ao gol na primeira etapa. Na melhor chance criada, Diego Felipe arriscou de fora da área e a bola raspa a trave do goleiro Bruno. Mais organizado em campo, o Ipatinga quase ampliou, aos 31min, com Márcio Diogo, que fez boa jogada e chutou rasteiro para a boa defesa de Douglas Leite.

O Criciúma voltou para o segundo tempo com uma mudança – o volante Diego Oliveira deu lugar ao meia André Gava – e mais disposição. Com um pouco mais de dois minutos de bola rolando, o time catarinense empatou a partida. Lucca recebeu na área, matou no peito e ajeito para Zé Carlos, que chutou rasteiro no canto direito de Bruno.

A partida ficou aberta no Heriberto Hulse. O Criciúma partiu para pressão e passou a correr risco na defesa. O Ipatinga, que se segurava na marcação, chegava com perigo nos contra-ataques.

Quando a partida caminhava para o final, o Ipatinga, que já vinha chegando perigosamento ao ataque, marcou com Laécio, que havia substituído Márcio Diogo. O atacante recebeu de Marcinho e tocou na saída do goleiro para ampliar.

Nos descontos do árbitro, o Criciúma empatou com André Gava aos 46min e virou com Zé Carlos, que marcou três minutos depois. O atacante aproveitou cruzamento na área e marcou de cabeça para dar a vitória aos donos da casa.

CRICIÚMA 3 X 2 IPATINGA

Criciúma
Douglas Leite, Ezequiel, Nirley, Matheus e Marlon; Diego Oliveira (André Gava), Fransérgio, Diego Felipe (Elias) e Válber (Cristiano); Lucca e Zé Carlos
Técnico: Paulo Comelli
 
Ipatinga
Bruno; Flávio, Pedrão, Azevedo e Chiquinho (Gasparetto); Leanderson, Everton, Leandro Brasília e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Laécio) e Tiago Pereira (Marcinho)
Técnico: Mazola Junior

Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 23/06/2012 (sábado)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: José Chaves Franco Filho (RS) e Alexandre Kleiniche (RS)
Cartões amarelos: Azevedo, Leanderson, Chiquinho, Everton, Marcinho (Ipatinga); Fransérgio, Ezequiel, Diego Felipe (Criciúma)
Gols: Wellington Bruno, aos 18min do primeiro tempo; Zé Carlos, aos 2min e aos 49min, Laécio, aos 40min, André Gava, aos 46min do segundo tempo