Topo

Série B - 2019

Ceará vence Ipatinga, confirma reação na Série B e afunda o adversário

Do UOL, em Belo Horizonte

26/06/2012 22h55

Com gols de Mota e Romário, sua dupla de ataque, o Ceará venceu o Ipatinga, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Ipatingão, confirmando sua reação na Série B do Brasileiro. O time de Paulo César Gusmão chegou aos 11 pontos, sendo 10 deles obtidos nas quatro últimas rodadas, exatamente o contrário da equipe mineira, que sofreu sua quinta derrota consecutiva. Chiquinho descontou para o anfitrião, em jogo que ficou dramático no final.

O Ipatinga só não caiu para a lanterna da competição, porque contou com tropeço do Grêmio Barueri, último colocado, que perdeu para o América-MG, como mandante, por 1 a 0. O Guaratinguetá, que iniciou a rodada como penúltimo colocado, empatou com o Goiás, como visitante, em 1 a 1, e chegou a cinco pontos, ultrapassando o clube mineiro, que agora é o 19º classificado.

A equipe do Vale do Aço Mineiro se manteve com quatro pontos, na 18ª colocação e ainda não pontuou sob o comando do técnico Mazola Júnior, que comandou o Ipatinga pela quarta vez e foi derrotado em todas elas. A campanha ruim, inclusive em casa, já que perdeu a terceira partida nessa condição, se reflete na ausência de torcida, que compareceu em número muito pequeno ao Ipatingão.

O Ceará, que nas quatro rodadas iniciais havia somado apenas um ponto, atingiu aproveitamento de 83,33% nos quatro últimos jogos, quando venceu ABC (4 a 2), Atlético-PR (1 a 0) e agora o Ipatinga, além de ter empatado com o Joinville, em 1 a 1. Com os três pontos somados no Ipatingão, a equipe nordestina assumiu, provisoriamente, a 10ª posição.

O Ipatinga começou a etapa inicial no ataque, conseguindo o primeiro escanteio antes de 1 minuto de jogo. Mas foi o Ceará que levou perigo, criando chance de gol, aos 4 min, por meio de Romário, que finalizou sem muita força e permitiu a defesa do goleiro Bruno. O time cearense continuou ameaçando o adversário e não demorou a abrir o marcador, aos 11 min, por meio de Mota, que completou ótima jogada de Romário.

Em desvantagem, o Ipatinga partiu para o ataque e só não empatou, aos 14 min, após cobrança de escanteio, porque o atacante Mota tirou a bola, de cabeça, em cima da linha, após chute do zagueiro Azevedo. Além de fazer o gol, o camisa 9 cearense evitou o empate dos donos da casa, em lance em que atuou como zagueiro e foi bastante cumprimentado pelos companheiros. Cinco minutos depois, a dupla de atacantes do Ceará esteve perto de voltar a funcionar. Romário criou e Mota finalizou, mas para fora.

A equipe mineira tentava reagir, mas esbarrava em sua fragilidade ofensiva. Afinal, em seus seis jogos já disputados, o Ipatinga conseguiu marcar apenas seis vezes. Já o Ceará, que seguia explorando contra-ataques, criou e desperdiçou chances seguidas para fazer o segundo. Em uma delas, aos 29 min, Rogerinho deixou Mota livre na área adversária, mas o atacante finaliza mal, diante da saída de Bruno, e coloca a bola pela linha de fundo. Aos 42 min, o goleiro ipatinguense evita o gol, dessa vez ao sair nos pés de Romário e fazer a defesa.

O meia Wellington Bruno, do Ipatinga, lamentou que a equipe tenha saído mais uma vez atrás do marcador, especialmente jogando em casa. “Sabemos que não podemos perder pontos em nosso campo. Infelizmente, não conseguimos sair à frente do placar, sofremos o gol e só depois disso conseguimos jogar”, analisou. O atacante Mota, autor do único gol do primeiro tempo, destacou o entrosamento com Romário. “Jogamos juntos já no Estadual. É um jogador que tem qualidade e muita força”, disse.

Os dois times voltaram com as mesmas formações. Os jogadores do Ipatinga, antes do reinício da partida, reuniram-se no meio de campo e tentaram se motivar para buscar a virada no jogo e tentar iniciar uma reação na Série B do Brasileiro. Mas foi o Ceará que quase marcou. Aos 6 min, Paulo Sérgio cruzou da direita e Mota cabeceou a bola na trave. No contra-ataque, Márcio Diogo arriscou o chute e mandou a bola para fora.

Não demorou e o Ceará fez o segundo gol, por meio de Romário, aos 11 min, o quarto dele na competição. Visivelmente insatisfeito com o rendimento do seu time, Mazola Júnior, aos 17 min, fez três substituições na equipe, colocando Pablo, Vinícius Kiss e Marcinho nos lugares de Azevedo, Everton e Márcio Diogo. E a equipe da casa esboçou a reação, com o gol marcado por Chiquinho, em cobrança de falta, aos 27 min. O Ipatinga ainda criou e desperdiçou as chances do empate.

IPATINGA 1 X 2 CEARÁ

Ipatinga
Bruno; Ruy, Pedrão, Azevedo (Pablo) e Chiquinho; Leanderson, Everton (Vinícius Kiss), Leandro Brasília e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Marcinho) e Laércio
Técnico: Mazola Junior

Ceará
Fernando Henrique; Paulo Sérgio, Luizão, Daniel Marques e Eusébio (Geovane); Jardel, Éverton, Robston e Rogerinho (Misael); Mota e Romário (Itamar)
Técnico: Paulo César Gusmão

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 26/06/2012 (terça-feira)
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido
Auxiliares: Adailton José de Jesus Silva e Elicarlos Franco de Oliveira
Cartões amarelos: Azevedo (I), Paulo Sérgio (C), Robston (C)
Gols: Mota, aos 11 min do primeiro tempo; Romário, aos 11 min, Chiquinho, aos 27 min do segundo tempo