Topo

Série B - 2019

Somália perde pênalti, mas São Caetano bate Guará com gol de falta e cola no G-4

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 22h52

O São Caetano queria na noite desta terça-feira recuperar os pontos perdidos dentro de casa na última rodada, e conseguiu. Com um belo gol de falta de Éder, artilheiro da equipe na Série B, o time do ABC venceu o Guará por 1 a 0 no Dario Rodrigues Leite e se aproximou ainda mais do G-4. O triunfo poderia ter sido mais tranquilo, não fosse o pênalti perdido por Somália na etapa final.

GUARANI DEIXA Z-4

Pressionados pela má campanha nesse começo de Série B e por iniciarem a nona rodada na zona de rebaixamento, Guarani e Ipatinga fizeram um jogo amarrado, em que o aspecto emocional prejudicou os dois lados. Mas, aos 43 min, quando o empate sem gols parecia inevitável, o experiente atacante Schwenck acertou bem chute, da entrada da área, e garantiu a vitória do time da casa, por 1 a 0.

Foi a sétima partida seguida sem derrotas do São Caetano nesta Série B, coincidentemente (ou não) desde que Sérgio Guedes assumiu a equipe. Com o resultado, o time do ABC, que havia empatado no Anacleto Campanella no final de semana, diante do Paraná, assume a quinta colocação e vai a 15 pontos, ficando a apenas um do G-4. O Guaratinguetá, por sua vez, segue com cinco, no 18º lugar.

O que se viu no Dario Rodrigues Leite quando a bola rolou foi um início intenso do Guaratinguetá. Mas não durou muito. Aos poucos, o São Caetano foi se encontrando na partida e o time da casa passou a assistir os visitantes, deixando a torcida irritada com menos de 25min de jogo.

O time do ABC, porém, não aproveitou o bom momento e começou a errar muitos passes no setor defensivo e de meio-campo. Com isso, o Guará voltou a crescer e, em um rápido contra-ataque, por pouco não abriu o placar, aos 33min, em chute de dentro da área do atacante Leandrinho.

“Precisar melhorar a conclusão. Criamos oportunidades e só faltou o gol mesmo. O time está conseguindo jogar e agora é caprichar um pouco mais”, disse o goleiro Saulo. “O campo está dificultando um pouco para jogar, mas vamos nos ajustar no segundo tempo”, disse o meia Marcelo Costa.

E Sérgio Guedes parece mesmo ter ajustado o time. Tanto é que, logo aos 9min, o São Caetano abriu o placar em Guará. O meio-campista Éder, com extreme precisão, cobrou falta de perna esquerda por cima da barreira e balançou as redes, chegando ao seu quarto gol na competição nacional.

Mesmo à frente no placar, o time do ABC seguiu melhor e três minutos depois conseguiu um pênalti a seu favor, depois de Saulo derrubar Danielzinho dentro da área. Somália, porém, foi de forma displicente na bola e mandou nas mãos do goleiro, desperdiçando a chance de ‘matar o jogo’.

Precisando do resultado, o Guará finalmente começou a pressionar, mas viu Luiz fazer boas defesas e segurar o placar de 1 a 0. Nem mesmo as mudanças feitas pelo técnico Pintado foram suficientes para o time do Vale do Paraíba voltar a vencer, fato este que não acontece desde a segunda rodada.