Topo

Série B - 2019

América-MG vence no sufoco, reassume liderança e empurra Atlético-PR para zona de 'degola'

Do UOL, em Belo Horizonte

07/07/2012 18h15

Em partida dramática no final, o América-MG venceu o Atlético-PR, por 3 a 2, neste sábado no Independência, e reassumiu a liderança da Série B. Depois de abrir 2 a 0 no primeiro tempo e ceder o empate na segunda etapa, o time mineiro reagiu e, com gol de Adeilson aos 36min, conquistou a sétima vitória na competição. Com a derrota, a equipe paranaense, que segue sem vencer sob o comando de Jorginho, entrou para a zona de rebaixamento.

A reação do América só ocorreu depois da entrada dos atacantes Adeilson e Romão, aos 33min do segundo tempo, em lugar da dupla titular, Fábio Júnior e Alessandro, autores dos dois primeiro gols americanos. o Atlético, que foi mal na etapa inicial, acordou na segunda metade e chegou a empatar, mas não segurou os mineiros no final.

Com a vitória suada, o América chegou a 22 pontos e se igualou ao Criciúma, porém o time mineiro leva vantagem no saldo de gols: 10 contra 9 dos catarinenses. O América-RN, que foi derrotado pelo CBR, caiu para quatro lugar com os mesmos 19 pontos do Vitória, que ao bater o ABC por 1 a 0 agora tem uma vitória a mais e é o terceiro colocado.

Com a derrota, o Atlético caiu para o 17º lugar, o primeiro da zona de rebaixamento, e permaneceu com oito pontos. O time parananense completou cinco jogos sem vencer na competição e segue sem ganhar com o técnico Jorginho, que dirigiu a equipe pela segunda vez. Sua estreia foi no empate sem gols com o Bragantino em casa, na rodada passada.

Depois de um início de partida equilibrado, o América tomou conta do primeiro tempo, abriu 2 a 0 e poderia ter ampliado a vantagem. Atuando com três zagueiros, o Atlético, comandado pela segunda vez por Jorginho, mostrou deficiência, principalmente, no setor defensivo, que teve dificuldade para conter as investidas do time mineiro.

O América abriu o placar aos 13min. O árbitro Leandro Pedro Vuaden assinalou pênalti num lance em que a bola toca na mão direita do zagueiro Manoel, que tentava desarmar Rodriguinho. Fábio Júnior cobrou rasteiro no canto direito.

Depois de perder excelente chance aos 24min, Alessandro, um minuto depois, recebeu uma bola enfiada por Rodriguinho e tocou no canto direito do goleiro Weverton para ampliar o placar no Independência.

Com boas atuações dos armadores Rodriguinho e Gilberto, o América teve a chance de aumentar a vantagem ainda no primeiro tempo. Sem se encontrar na partida, o Atlético cobrou a marcação de um pênalti em cima de Thiago, em lance com o lateral Boiadeiro aos 45min.

O Atlético voltou mais ligado para o segundo tempo e conseguiu diminuiu logo aos 5min. O lateral Gabriel Marques acertou um belo chute de fora da área e mandou a bola no ângulo superior direito do goleiro Neneca.

O gol deu novo ânimo ao time paranaense, que cresceu na partida. A entrada de Marcelo, que substituiu Alan Bahia no intervalo, melhorou o rendimento ofensivo do Atlético. O América não manteve o ritmo da etapa inicial e passou a sofrer pressão do adversário.

Depois de tanto insistir e levar perigo a Neneca, o Atlético chegou ao empate aos 22min. Em jogada rápida do ataque paranaense, Marcelo recebeu na direita e bateu cruzado para a área. Paulo Baier, na pequena área, tocou para o gol.

Aos 36min, Adeilson, que entrou no lugar de Fábio Júnior, recebeu de Thiaguinho e tocou no canto esquerdo do goleiro para colocar o America novamente à frente no placar. O time mieniro segurou o resultado e ainda teve chance para ampliar no final.

AMÉRICA-MG 3 X 2 ATLÉTICO-PR

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luís e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira (Thiaguinho), Gilberto e Rodriguinho; Alessandro (Romão) e Fábio Júnior (Adeílson)
Técnico: Givanildo Oliveira

Atlético-PR
Weverton; Luiz Alberto, Manoel e Cleberson; Gabriel Marques, Deivid (Fernandão), Alan Bahia (Marcelo), Paulo Baier e Bruno Costa; Thiago e Ricardinho
Técnico: Jorginho

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 7/7/2012 (sábado)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden .
Auxiliares: José Eduardo Calza e Luiz Cláudio Regazone
Cartões amarelos: Dudu, Romão (América); Deivid, Cleberson (Atlético)
Gols: Fábio Júnior, aos 13min, Alessandro, aos 25min do primeiro tempo; Gabriel Marques, aos 5min, Paulo Baier, aos 22min, Adeilson, aos 36min do segundo tempo