Topo

Série B - 2019

Guaratinguetá passa pelo ASA e volta a vencer após sete rodadas

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2012 22h48

A torcida do Guaratinguetá pode respirar aliviada. Após um incômodo jejum, a equipe passou pelo ASA por 2 a 1 nesta terça-feira, no Dario Rodrigues Leite, e voltou a comemorar uma vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Os paulistas não triunfavam desde o dia 26 de maio, quando superaram o Ceará. O time ainda segue na zona de rebaixamento, mas poderá deixar as últimas posições na próxima rodada. Os alagoanos, por outro lado, perderam o segundo jogo seguido e continuam preocupados com a degola.

O jogo começou muito movimentado porque as duas equipes tentaram buscar o ataque desde o início. O Guaratinguetá era mais incisivo e o time alagoano buscava responder nos erros do adversário. Bastou apenas oito minutos para o placar ser aberto.

Em uma cobrança de falta em dois lances, Lenílson rolou e Marcinho acertou o ângulo esquerdo de Gilson para fazer 1 a 0. Os paulistas passaram a jogar com ainda mais confiança após sair na frente e criaram chances claras para ampliar sua vantagem. O ASA tentava responder, mas tinha dificuldade para fazer a bola chegar no centroavante Lúcio Maranhão.

A dificuldade em conseguir atacar com qualidade começou a enervar os alagoanos. O nervosismo chegou ao banco do ASA porque na marca dos 20 minutos, o preparador físico Adenilton Delfim exagerou na reclamação para o árbitro Grazianni Rocha e foi expulso.

Mais organizado em campo, o Guaratinguetá continuou melhor e se aproveitava dos erros cometidos pelo ASA para continuar obrigando Gilson a trabalhar. No final do primeiro tempo, o time visitante teve um gol bem anulado pela arbitragem, aos 41. Na oportunidade, Lúcio Maranhão tocou de cabeça dentro da área e Roberto Jacaré, impedido, completou para o gol. Entretanto, o primeiro tempo acabou mesmo com a vitória parcial do time paulista.

Para tentar melhorar as jogadas ofensivas do ASA, o técnico Heriberto da Cunha sacou Danilo Cruz para colocar o jovem Valdívia. A partida caiu um pouco de produção no início do segundo tempo. Logo aos oito, os alagoanos acertaram a trave após uma cabeçada de Lúcio Maranhão.

O Guaratinguetá passou a esperar o adversário em seu campo para ampliar sua vantagem em um contra-ataque. Keninha e Lenílson eram muito acionados, mas não conseguiam concluir com qualidade. Em uma das poucas finalizações dos paulistas, Gilson salvou o ASA novamente, aos 20. Após falha da zaga, Marlon tocou para Lenílson e o goleiro fez bela defesa.

No momento que os donos da casa controlavam a sua vantagem, Lúcio Maranhão foi lançado na frente e Igor derrubou o atacante do ASA dentro da área. O zagueiro Gaúcho cobrou, aos 25, e empatou o jogo.

Entretanto, o Guaratinguetá não se assustou e com as substituições de Pintado, a equipe desempatou a partida. Após escanteio da direita, a zaga do ASA falhou e João Paulo, livre, finalizou para a rede. Ao conseguir ficar em vantagem mais uma vez, os donos da casa evitaram maiores riscos e Pintado optou por tirar o atacante Lenílson, machucado, para colocar o volante Bruno Formigoni. Os alagoanos tentaram empatar na base da raça, mas a vitória foi mesmo do time paulista.

GUARATINGUETÁ 2 x 1 ASA

Guaratinguetá
Saulo; Marlon, Igor, Marquinhos e Renato Peixe; Jairo, Júlio Cesar (Fabinho), Keninha (João Paulo) e Marcinho; Lenilson (Bruno Formigoni) e Leandrinho
Técnico: Pintado

ASA
Gilson; Maicon, Fabiano, Gaúcho e Chiquinho Baiano; Jorginho, Danilo Cruz (Valdívia), Audálio, Didira (Maranhão) e Roberto Jacaré; Lúcio Maranhão (Henry)
Técnico: Heriberto da Cunha

Local: Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Data: 10/07/2012 (terça-feira)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Cartões amarelos: Marcinho (G), Lúcio Maranhão (A), Gaúcho (A), Marquinhos (G), Jorginho (A), Igor (G) e Fabinho (G)
Gols: Marcinho, aos oito minutos do primeiro tempo; Gaúcho, aos 25 minutos, e João Paulo, aos 33 minutos do segundo tempo