Topo

Série B - 2019

Grêmio Barueri vence primeiro jogo na Série B e põe Ipatinga na lanterna da competição

Do UOL, em Belo Horizonte

13/07/2012 22h56

No confronto entre os dois times de piores campanhas na Série B do Brasileiro, o Grêmio Barueri, que era o lanterna, levou a melhor e venceu o Ipatinga, por 3 a 0, na noite desta sexta-feira 13, no Ipatingão, trocando de posição com o adversário. O caminho da primeira vitória da equipe paulista no certame foi aberto pelo veterano Marcelinho Paraíba ainda no 1º tempo e Thiago Brito, nos descontos do segundo tempo, confirmou o triunfo, marcando duas vezes.

Com os três pontos somados, o Grêmio Barueri chegou a cinco, um a mais que o Ipatinga, novo lanterna da Série B e que sofreu a oitava derrota seguida na competição, a sétima sob o comando do técnico Mazola Júnior, que ainda não conseguiu um único ponto à frente da equipe do Vale do Aço. Os poucos torcedores que compareceram ao Ipatingão protestaram com vaias e virando faixas de cabeça para baixo.

Em campo, Mazola Júnior tentou mudar a história do jogo, aos 39 min do primeiro tempo, quando insatisfeito com a atuação da equipe, fez duas mudanças, sem esperar pelo intervalo. Ele tirou Mancuso e Laécio, colocando Vinícius Kiss e Márcio Diogo. E o Ipatinga até que melhorou um pouco na etapa final, mas não o suficiente para evitar nova derrota. “Somos profissionais, temos que honrar nosso trabalho, mas dessa maneira está muito difícil, ocorreu muitos desentendimentos dentro de campo, pelo nervosismo, pela cobrança entre nóis mesmos e temos de corrigir isso”, afirmou Max Carrasco.

Agora, o Ipatinga tentará interromper a longa sequência de derrotas na Série B fora de casa, na próxima terça-feira, às 19h30, quando visitará o Joinville, em Santa Catarina. Já o Grêmio Barueri, que venceu a primeira como visitante, jogará como mandante diante do Bragantino, quando tentará o segundo triunfo consecutivo.

O primeiro tempo começou em ritmo lento e bastante estudado pelos dois lados, que pareciam sem confiança para se lançar ao ataque de forma mais contundente. Por atuar em casa, o Ipatinga tentou tomar a iniciativa, mas parou em seus próprios erros e também na marcação do Grêmio Barueri, que se posicionou de forma bem defensiva.

Tecnicamente, a partida não começou bem. Os dois times erravam muito em campo, especialmente passes, facilitando os sistemas defensivos. Além disso, ambos atuavam sem contundência. Prova disso, é que nos primeiros 18 minutos, não houve nenhuma finalização a gol.Os goleiros Bruno e Fernando Leal trabalhavam apenas para cortar cruzamentos sobre as duas áreas ou bolas que sobravam, sem perigo.

A primeira jogada de perigo só ocorreu aos 19 min, quando Tadeu fez boa jogada individual, driblou um marcador, mas finalizou em cima de Bruno, que saiu para fazer uma boa defesa, impedindo que o Ipatinga ficassem em desvantagem. O time da casa não se acertava em campo e acabava limitado a tentativas em bolas paradas, mas abusava das bolas alçadas sobre a área do time paulista, cuja defesa cortava sem problemas.

Frágil ofensivamente, o Ipatinga bobeou na defesa e levou o gol, aos 26 min, quando Marcelinho Paraíba fez boa jogada individual, passando por Chiquinho e pelo goleiro Bruno, para colocar a bola nas redes. Em vantagem no placar, o Grêmio Barueri assumiu de vez o controle do jogo e partiu para o ataque, com Marcelinho Paraíba levando perigo mais duas vezes ao goleiro Bruno. E o camisa 1 do Ipatinga salvou o segundo gol, aos 36 min, em chute de Wendel.

Autor do único gol dos 45 minutos iniciais, Marcelinho Paraíba falou com cautela sobre a confirmação da primeira vitória do Grêmio Barueri na Série B. “Está parecendo, jogamos bem no primeiro tempo, saímos com resultado positivo, mas não tem nada definido, temos mais 45 minutos e precisamos continuar com o mesmo empenho e aproveitar as chances de gols”, disse. O goleiro Bruno, que se contundiu no final do primeiro tempo e deixou o gramado andando com dificuldade, voltou para a 2ª etapa.

O Ipatinga voltou melhor, esboçando uma pressão contra o Grêmio Barueri, que recuou e tentou encaixar contra-ataques. A equipe mineira, no entanto, cometia o mesmo erro da fase inicial, ao exagerar nos cruzamentos aéreos sobre a área adversária. E o time da casa cedia espaços ao oponente, que ameaçava o gol de Bruno. Com o passar do tempo, aumentava o desespero ipatinguense, que não conseguia reagir.Para piorar, em dois contra-ataques, Thiago Brito fez mais dois gols, ampliando para 3 a 0, aos 46 min e 48 min. “Cheguei no finalzinho, o professor me colocou na hora certa e pude fazer os dois gols. Nosso grupo é muito bom, conseguimos acertar nesse jogo e a tend~encia é só melhor”, comentou o autor de dois gols.

IPATINGA 0 X 1 GRÊMIO BARUERI

Ipatinga
Bruno; Ruy (Djavan), Azevedo, Pedrão e Chiquinho; Leanderson, Max Carrasco, Mancuso (Vinícius Kiss) e Wellington Bruno; Eliandro e Laécio (Márcio Diogo)
Técnico: Mazola Júnior

Grêmio Barueri
Fernando Leal; Wendel, Alex Lima, Anderson Salles e Diego Giaretta; Dionísio, Alan Mota, Alê e Marcelinho Paraíba (Thiago Gentil); Marcelinho (Thiago Brito) e Tadeu (Martin)
Técnico: Estevam Soares

Data: 13/7/2012 (sexta-feira)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Devarly Lyra do Rosário
Auxiliares: Fábio Faustino dos Santos e Wendel de Paiva Gouveia
Cartões amarelos: Marcelinho (GB), Leanderson (I), Azevedo (I), Marcelinho Paraíba (GB)
Gols: Marcelinho Paraíba, aos 26 min do primeiro tempo;Thiago Brito aos 46 min e 48 min do segundo tempo