Topo

Série B - 2019

Criciúma leva virada do ABC, mas busca empate no fim e se mantém na liderança

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2012 23h42

Com um gol de Zé Carlos marcado aos 46 minutos do segundo tempo, o Criciúma decretou o empate em 2 a 2 com o ABC nesta terça-feira, no Frasqueirão, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e se manteve na liderança da competição. Por outro lado, os potiguares continuam na temida zona de rebaixamento. Fransérgio, Jerson e Adriano Pardal completaram o placar.

Jogando em casa, o ABC iniciou a partida tentando pressionar o adversário para tentar vencer e, quem sabe, deixar a zona de rebaixamento. Com apenas cinco minutos, Washington teve uma chance clara para abrir o placar em um pênalti mal marcado por Cláudio Mercante. O atacante cobrou e Douglas Leite defendeu.

A frase batida do futebol de quem não faz leva acabou sendo aplicada no Frasqueirão. Quatro minutos após o time potiguar perder um pênalti, Fransérgio acertou um chute de longe e abriu o placar para o Criciúma.

Com o gol no início, a equipe catarinense passou a atuar recuada em seu campo para apostar em um contra-ataque. O ABC passou a ter dificuldade para entrar na área do adversário e não conseguia finalizar com qualidade.

A pressão do time potiguar continuou e, aos 32 minutos, ficou com um jogador a mais após Cláudio Mercante expulsar Elias de forma equivocada. Na oportunidade, o árbitro entendeu que o volante do Criciúma fez falta em Adriano. Após o cartão vermelho, a comissão técnica da equipe catarinense reclamou muito com a arbitragem.

No final do primeiro tempo, Jerson arriscou um chute rasteiro de fora da área, aos 42 minutos, e acabou empatando a partida. O meia se emocionou após a bola estufar a rede e apontou para o técnico Ademir Fonseca. A torcida abecedista inflamou, mas a etapa terminou mesmo com igualdade no placar.

Para o segundo tempo, o Criciúma retornou com o volante Diego Oliveira no lugar do meia Válber. Já o técnico Ademir Fonseca, sacou o atacante Washington para colocar Léo Gamalho.

Com um jogador a mais, o ABC tinha mais posse de bola e buscou o gol da virada desde o início da etapa final. Entretanto, a equipe potiguar se precipitava no último passe e oferecia contra-ataques ao Criciúma.

De tanto insistir, os donos da casa acabaram chegando ao gol da virada, aos 15 minutos, com Adriano Pardal. O volante Bileu cruzou da direita e o atacante deu um leve toque para tirar do arqueiro Douglas Leite.

Com a vantagem no placar, o ABC passou a controlar melhor o jogo e ainda criou boas chances para chegar ao terceiro gol.  Os donos da casa não conseguiram “matar” o jogo, mas viam o adversário se limitar somente as jogadas de bola parada para buscar o empate. Quando a partida caminhava para a vitória do time potiguar, o Criciúma acabou marcando aos 46 minutos, decretou o 2 a 2 e manteve a liderança da Série B.