Topo

Série B - 2019

América-MG sofre, mas vence Guaratinguetá e segue 100% em casa na Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

17/07/2012 23h42

Depois da derrota para o Goiás, em Goiânia, na rodada passada, o América-MG planejou aproveitar o fato de fazer três dos quatro jogos seguintes em casa. Apesar de sofrer muito, na noite desta terça-feira, na primeira dessas partidas, o time alviverde conseguiu uma vitória, por 2 a 1, sobre o Guaratinguetá. A equipe paulista, que faz má campanha, não venceu nenhuma vez como visitante e segue na zona de risco..

O Guaratinguetá conseguiu segurar o empate até os 43 min do segundo tempo, fazendo muita cera e truncando o jogo, mas, não conseguiu evitar o gol da vitória americana, que se manteve com 100% de aproveitamento em casa, marcado por Adeílson.

O time de Givanildo Oliveira, mesmo sem fazer boa partida, saiu à frente do marcador, mas permitiu o empate do Guaratinguetá, comandado por Pintado, ex-volante e ex-treinador do próprio América. Os dois gols foram marcados no primeiro tempo. Na etapa final, quando o torcedor americano temia a perda de dois pontos, pôde comemorar o gol da vitória.

Com o suado triunfo, o América-MG somou 25 pontos, igualando-se ao Vitória, mas perdendo a vice-liderança para o time baiano no saldo de gols. Apesar de continuar na terceira colocação, o alviverde mineiro conseguiu cumprir a primeira parte da sua meta para os jogos como mandante. O time americano receberá o Guarani, no Independência, na próxima sexta-feira, enquanto o Guaratinguetá jogar com o Boa, em sua casa, no sábado que vem.

O primeiro tempo começou com uma forte retranca do Guaratinguetá, em que trazia até mesmo os seus atacantes para o campo de defesa. E como o América-MG tinha dificuldades para vencer o forte esquema de marcação, perdia a bola e permitia contra-ataques perigosos ao time paulista, explorando sempre a velocidade de Leandrinho pelo lado direito.

O América-MG levou perigo pela primeira vez ao gol adversário, aos 13 min, quando inverteu a situação e contra-atacou, com Rodriguinho dando passe de calcanhar a Gilberto que lançou Alessandro pela direita. O atacante chutou forte, mas errou o alvo e manou a bola para a linha de fundo. Três minutos depois, Leandrinho, novamente pela direita, quase marca e só não o fez porque o goleiro Neneca defendeu bem o chute.

Apesar de o time americano atacar mais e ficar mais tempo de posse da bola, o Guaratinguetá obrigou Neneca a trabalhar mais do que o goleiro Saulo, Aos 22 min, por exemplo, Júlio César acertou chute potente, de longe, que foi bem defendido pelo camisa 1 da equipe da casa. Já as finalizações americanas invariavelmente batiam nos defensores ou iam para fora, sem pontaria.

Quando a torcida começava a se impacientar no Independência, o América fez o gol. Boiadeiro fez ótima jogada pelo lado direito e cruzou para cabeçada certeira de Alessandro, que colocou o seu time em vantagem. Os torcedores alviverdes não tiveram tempo para comemorar. Leandrinho, em mais uma jogada pela direita de seu ataque, bateu forte e cruzado, para superar o goleiro Neneca.

Depois de conseguir a igualdade, o time paulista se soltou e partiu em busca do desempate, o que não aconteceu nos 45 minutos iniciais. O time americano deixou o gramado sob vaias. Autor do gol americano, Alessandro revelou estar passando mal, com uma virose, “O time não está bem, a gente conseguiu fazer o gol, mas tomou o empate. Temos muita coisa para acertar”, observou Alessandro, que não voltou para o segundo tempo, sendo substituído por Adeílson.

Já o atacante Leandrinho, que empatou para o Guaratinguetá, acredita que sua velocidade poderá levar o time à vitória. “Nosso time é muito rápido na frente, está explorando muito a minha velocidade e, graças a Deus, fui feliz no gol. Acho que a gente tem que voltar nessa mesma postura com mais pegada e vontade para sair com resultado positivo”, destacou.

Além da mexida no ataque, por questões médicas, o América-MG voltou para a etapa final com Thiaguinho na vaga de Gilberto. O Guaratinguetá, por sua vez, retornou com a mesma formação. Os dois times tiveram suas oportunidades de gols, mas não conseguiram convertê-las. Aos poucos, a equipe visitante procurou garantir o empate, retardando o jogo. Só que Adeílson marcou aos 43 min e Neneca ainda salvou o time nos descontos, garantindo o triunfo americano.