Topo

Série B - 2019

Vitória passa pelo ASA, vence a quarta seguida e segue na cola do líder Criciúma

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2012 21h27

Com uma atuação convincente, o Vitória não intimidou com o fato de atuar fora de casa e venceu o ASA por 3 a 2 nesta terça-feira, no Coaracy da Mata Fonseca, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os baianos seguem na cola do líder Criciúma. Já os alagoanos, seguem ameaçados pelo rebaixamento. Os gols foram marcados por Marquinhos, Nino, Victor Ramos, Lúcio Maranhão e Roberto Jacaré.

O ASA entrou em campo desfalcado porque o trio Audálio, Didira e Jorginho não pôde atuar porque estava suspenso. No lado do Vitória, a equipe jogou sem o artilheiro Neto Baiano. Somado a isso, o time foi comandado por Ricardo Silva porque o técnico Paulo César Carpegiani pegou quatro jogos de gancho no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O comandante rubro-negro foi punido porque exagerou nas reclamações para a arbitragem na derrota de sua equipe para o Goiás por 4 a 3, em jogo válido pela sétima rodada da Série B.

Mesmo atuando fora de casa, o Vitória tomou a iniciativa e pressionou o ASA desde os primeiros minutos. Os baianos marcavam bem a saída de bola do adversário e jogavam com velocidade na frente. Com apenas oito minutos, Pedro Ken lançou Marquinhos, o atacante passou por Gilson e colocou a equipe visitante em vantagem.

O gol não deixou o Vitória acuado em seu campo porque a marcação continuava sendo feita no campo do adversário e forçava os erros dos alagoanos. Os donos da casa dependiam de lances isolados para tentar assustar. A entrada do meia Danilo Cruz no lugar do zagueiro Gaúcho melhorou as jogadas ofensivas. Lúcio Maranhão, aos 27, teve a melhor chance do alvinegro arapiraquense para buscar o empate. No entanto, o goleiro Douglas fez uma boa defesa.

O ritmo do jogo acabou caindo nos quinze minutos finais e o equilíbrio prevaleceu. Sendo assim, o primeiro tempo acabou mesmo com o triunfo parcial do Vitória por 1 a 0.

Bastou a segunda etapa iniciar para os baianos ampliarem o marcador. Com apenas quatro minutos, Pedro Ken cobrou rápido uma falta, Nino arriscou de fora da área e a bola tocou no travessão antes de entrar.

O Vitória continuou melhor na partida e acabou marcando mais um gol, aos 15. Após cruzamento da direita, Victor Ramos subiu mais que a defesa alagoana e cabeceou no canto direito de Gilson para fazer 3 a 0.

Quando se pensava que os baianos venceriam com facilidade, a equipe da casa reagiu e diminuiu a vantagem do adversário com dois gols. Lúcio Maranhão fez o primeiro, aos 20, após cruzamento de Chiquinho Baiano da esquerda. Três minutos depois, foi a vez de Roberto Jacaré marcar mais um após passe de Rogério Maranhão.

Os alagoanos pressionaram nos minutos finais, mas a reação acabou principalmente após a expulsão do lateral Gabriel, aos 40. Assim, o Vitória soube conter a pressão do adversário para comemorar quarta vitória consecutiva.