Topo

Série B - 2019

Com uniforme azul, América-RN vence o lanterna Ipatinga e se mantém no G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/07/2012 22h50

Jogando com um uniforme todo azul, o América-RN passou pelo Ipatinga por 2 a 1 nesta sexta-feira, no Nazarenão, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e assegurou presença no G-4 da competição nacional. O time potiguar continua em quarto lugar e manteve a distância de um ponto para o São Caetano, que passou pelo Grêmio Barueri. Por outro lado, a equipe mineira permanece na lanterna.

O América-RN entrou em campo com seu terceiro uniforme e a camisa faz alusão ao primeiro uniforme do clube, que completou 97 anos no último sábado.

Lanterna da competição, o Ipatinga surpreendeu ao tentar colocar uma pressão no América-RN nos primeiros minutos. Entretanto, bastou o time da casa retomar a bola para abrir o placar. Após uma cobrança de escanteio, o goleiro Rafael rebateu mal e Isac completou de voleio para colocar os potiguares na frente, aos três.

Com o gol sofrido logo no início, o Ipatinga sentiu o golpe e passou a cometer falhas em seu sistema defensivo. Por outro lado, a equipe da casa controlava o jogo e tocava a bola para tentar superar o bloqueio imposto pelo adversário. Em dois lances isolados, os mineiros estiveram perto do empate, aos 21, com Wellington Bruno. No primeiro ele acertou a trave e na segunda oportunidade, Dida salvou o América-RN.

Mesmo sem jogar bem, a equipe visitante continuou mais perto do gol e, aos 26 minutos, Márcio Diogo perdeu uma oportunidade incrível. Após cruzamento da esquerda, mesmo sem marcação ele chutou para fora. O empate acabou vindo, aos 36, com o próprio meia. Ele recebeu na frente e tocou na saída de Dida para igualar o placar.

A partida melhorou e bastou o América se rearrumar para conseguiu desempatar a partida. Após cruzamento da esquerda, Thiago Galhardo tocou de cabeça e Lúcio Curió emendou de esquerda para fazer 2 a 1 , aos 39, e colocar a equipe em vantagem na primeira etapa.

O Ipatinga iniciou o segundo tempo com apenas uma alteração. Leanderson saiu para dar lugar a Vinícius Kiss. Já o América-RN, retornou sem mudanças na equipe. Com a derrota parcial, os mineiros passaram a ter mais posse de bola porque buscavam mais o ataque.

A equipe potiguar recuou em seu campo e esperava o adversário para tentar responder nos contra-ataques. O jogo caiu um pouco de produção porque nenhuma equipe conseguia chegar com perigo na área adversária. Mesmo com pior qualidade técnica, o Ipatinga pressionou nos minutos finais e quase chegou ao empate. Os donos da casa se seguraram para comemorarem a permanência no G-4 por mais uma rodada.

AMÉRICA-RN 2 x 1 IPATINGA

América-RN
Dida, Fabinho, Cleber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Pingo (Nata), Marcio Passos e Thiago Galhardo (Michel); Lúcio Curió e Isac (Soares)
Técnico: Roberto Fernandes

Ipatinga
Rafael, Flávio, Thiago Alencar, Pedrão e Nêno; Leanderson (Vinícius Kiss), Max Carrasco (Léo), Anderson Uchôa, Márcio Diogo (Laércio) e Wellington Bruno; Chiquinho
Técnico: Flávio Lopes

Local: Nazarenão, em Goianinha (RN)
Data: 20/07/2012 (sexta-feira)
Árbitro: Leandro Júnior Hermes (PR)
Auxiliares: Carolina Romanholi Melo (CE) e Adeilton Guimarães da Hora (AL)
Cartões amarelos: Flávio (I), Leanderson (I), Ricardo Baiano (A), Michel (A) e Nata (A)
Gols: Isac, aos três, Márcio Diogo, aos 36, e Lúcio Curió, aos 39 minutos do primeiro tempo