Topo

Série B - 2019

Boa derrota América-MG em Varginha, de virada, e encerra série de cinco jogos sem vencer

Do UOL, em Belo Horizonte

24/07/2012 22h52

Depois de abusar dos gols perdidos no primeiro tempo, o Boa Esporte saiu atrás no placar, ao sofrer um gol no início da etapa final, mas reagiu e venceu o América-MG, por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Melão, em Varginha. A equipe do Sul de Minas encerrou sequência de cinco jogos sem vencer na Série B e se afastou da zona de rebaixamento. O time da capital mineira, que vinha de empate em casa, adiou a reabilitação na competição.

Com a vitória, o Boa foi a 17 pontos e assumiu provisoriamente a 11ª posição. O time de Varginha respirou aliviado ao voltar a vencer na competição, uma vez que vinha de três empates e duas derrotas. Na próxima rodada, enfrenta o Ceará, na terça-feira 31, em Fortaleza.

Apesar da derrota, o América permaneceu em terceiro lugar com 26 pontos, mas adiou a reação. Na rodada passada, o time de Belo Horizonte empatou com o Guarani, em 1 a 1, no Independência. Com o revés, o Goiás, que venceu o ASA, por 1 a 0, nesta terça-feira, subiu para o quarto lugar com 25 pontos. Na próxima terça, a equipe americana recebe o Joinville no Independência.

O Boa teve a chance de construído um bom resultado ainda no primeiro tempo, porém abusou dos erros de finalização e parou nas defesas do goleiro Neneca. Assim que a bola rolou no Melão, o time da casa foi com tudo para cima do América e pressionou bastante.

Logo no início da partida, Francismar teve duas chances para abrir o placar. Aos 13min, o meia recebeu livre e chutou forte, mas a bola explodiu no peito de Neneca. Três minutos depois, ele recebeu de Marcelo Macedo, que escorou de cabeça, e bateu de primeira. O goleiro americano fez grande defesa.

Sem reação, o América apenas se defendia em campo. O Boa voltou a assustar aos 26min, quando Tiago Alves entrou livre na área e chutou em cima de Neneca. O time de Varginha ainda teve outra chance, aos 45min. Claudinei desviou de cabeça cruzamento de Radamés, mas o goleiro americano fez nova defesa.

No segundo tempo, o Boa tentou manter o ritmo, mas foi surpreendido pelo América aos 10min. Pará recebeu do estreante Rodrigo Pimpão e tocou na saída do goleiro Zé Carlos, que não conseguiu segurar a bola.

Sem se abater, o Boa voltou a pressionar e conseguiu empatar aos 24min. Francismar cobrou escanteio da direita e Jajá, que havia entrado na partida, desviou de cabeça para marcar. A partida ficou aberta no Melão.

Empurrado pela torcida, o Boa chegou à virada aos 31min. Em jogada individual, Vanger dribla o zagueiro Gabriel e chuta no canto direito de Neneca. No final da partida, o clima esquentou em campo e os jogadores das duas equipes andaram se estranhando. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro distribuiu alguns cartões para conter os ânimos. América tentou até o final, mas não conseguiu evitar a derrota fora de casa. Os jogadores do Boa comemoram bastante o triunfo diante da torcida e o fim da fase negativa.

BOA 2 X 1 AMÉRICA-MG

Boa
Zé Carlos; Neílson, Carciano, Gabriel e Radar (Jajá); Claudinei, Petros, Radamés e Francismar; Tiago Alves (Vanger) e Marcelo Macedo (Jonatas Obina)
Técnico: Sidney Moraes

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Vinicius Simon e Pará; Agenor (Romão), Leandro Ferreira, Gilberto e Sciorilli (Thiaguinho); Rodrigo Pimpão e Fábio Júnior (Kaká)
Técnico: Givanildo Oliveira

Data: 24/7/2012 (terça-feira)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Pedro Araújo Dias Cotta (MG)
Cartões amarelos: Leandro Ferreira, Fábio Júnior, Boiadeiro (América); Claudinei, Vanger, Petros (Boa)
Gols: Pará, aos 10min, Jajá, aos 24min, Vanger, aos 31min do segundo tempo