Topo

Série B - 2019

Criciúma goleia o Grêmio Barueri fora de casa e dispara na liderança da Série B

Do UOL, em Porto Alegre

27/07/2012 22h58

O Criciúma venceu na noite desta sexta-feira o Grêmio, na Arena Barueri, por 4 a 1, e ampliou para quatro pontos a distância para o Vitória, segundo colocado da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, os baianos jogam neste sábado, às 16h20, contra o CRB no estádio Barradão. Com os três pontos obtidos em São Paulo, o time catarinense chega aos 32.

AVAÍ VENCE COM GOL NO FINAL

Com um gol no último lance do jogo, marcado por Felipe Alves, o Avaí venceu o Bragantino por 1 a 0 nesta sexta-feira, na Ressacada, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e acabou com a série de três derrotas consecutivas. Com o resultado, o time catarinense subiu duas posições na tabela e deu um alento ao time. Por outro lado, a equipe paulista continua próxima da zona de rebaixamento.

Com a derrota, o Grêmio Barueri segue com seis pontos e pode terminar a 13ª rodada como lanterna da competição. Para isso, basta que o Ipatinga, que tem quatro, vença o São Caetano, em casa, neste sábado. No primeiro tempo, o clube local foi dominado pelos catarinenses que marcaram dois gols. Na segunda etapa, o Barueri partiu para o ataque, mas não teve força ofensiva para mudar o placar e ainda viu o adversário marcar mais dois.

Mesmo atuando fora de casa, o Criciúma iniciou a partida atacando o Barueri. Logo a cinco minutos, o time de Santa Catarina perdeu boa oportunidade com Matheus, dentro da área, chutando alto. No minuto seguinte foi à vez do time local levar perigo. Wendel bateu cruzado da direita de ataque e a bola passou próximo ao poste direito do goleiro Douglas Leite

Após esse lance, os comandados de Paulo Comelli passaram a dominar as ações ofensivas. O Barueri se defendia como podia e aproveitava os espaços deixados pelo Criciúma para contra-atacar. Mas, aos 25 minutos, Zé Carlos passou para Lucca dentro da área, o zagueiro tentou afastar, mas a bola bateu no atacante e sobrou para o chute sem chance no canto de Matheus.

Na saída no meio de campo, Dionísio fez um lançamento longo para Thiago Elias. O atacante correu mais que a marcação do Criciúma, invadiu a área do Tigre e bateu cruzado para deixar o placar igual na Arena Barueri. Aos 31 minutos, nova oportunidade para os paulistas. Marcelinho Paraíba bateu falta da intermediária no canto direito e obrigou o goleiro Douglas Leite a fazer excelente defesa.

Três minutos depois, Válber passou para Zé Carlos na entrada da área do Barueri. O atacante se livrou da marcação de Alex Lima e bateu rasteiro, no cantinho direito de Matheus para colocar novamente os catarinenses na frente do placar. Após o gol, os paulistas aumentaram a pressão, mas sem conseguir criar chances claras de gol até o apito final da primeira etapa.

“O time trocou bem a bola. Conseguimos fazer dois e poderíamos ter feito mais. Tomamos um gol por bobeira, que não podíamos ter tomado. Agora é seguir da mesma forma para conquistarmos os três pontos”, afirmou o zagueiro Ezequiel do Criciúma.

No segundo tempo, o Barueri voltou disposto a empatar e partiu para o ataque. Com o time local dominando as ações ofensivas, o líder da Série B passou a se defender e sair em rápidos contra-ataques para ampliar a vantagem. Porém, com muitas faltas e com a bola muito disputada no meio de campo, raras foram as oportunidades de gol.

Sem conseguir furar o bloqueio defensivo armado pelo Criciúma, o Barueri arriscou de fora da área. Aos 24 minutos, Pimentel chutou forte, mas a bola passou próximo ao travessão superior de Douglas Leite. Três minutos depois, com um rápido contra-ataque, Zé Carlos recebeu lançamento pela esquerda de ataque, invadiu a área e bateu forte próximo ao poste direito da meta paulista.

Aos 30min, Thiago Elias avançou em velocidade pela direita de ataque e cruzou rasteiro. O argentino Martin Lucero, próximo à pequena área, desviou de letra e Douglas Leite fez uma defesa de puro reflexo. Seis minutos depois, Wendel arriscou mais um chute de fora da área e o goleiro do Criciúma fez a defesa em dois tempos. Porém, o artilheiro da série B, Zé Carlos, ampliou aos 39 minutos , acertando um belo chute da entrada da grande área. A um minuto do final, Marlon recebeu lançamento, tocou por cima do goleiro do Barueri e marcou quarto gol do time catarinense.

Na próxima terça-feira, às 19h30, o Criciúma recebe o Guarani, no estádio Heriberto Hülse. Já o Grêmio Barueri enfrenta o América-RN, no Nazarenão, às 21h50.