Topo

Série B - 2019

ABC vence, abre distância para a zona de rebaixamento e complica o Guaratinguetá

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/07/2012 18h08

Apoiado por sua fanática torcida, o ABC se impôs em casa e venceu o Guaratinguetá por 3 a 0 neste sábado, no Frasqueirão, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.  Com o resultado, o time potiguar confirmou a rebaixamento e abriu distância para a temida zona de rebaixamento. Por outro lado, os paulistas se complicaram com mais um revés e a permanência na “turma da degola.” Os gols da partida foram marcados por Éderson, Raul e Adriano Pardal.

O jogo começou equilibrado porque as duas equipes demonstravam que atuariam com formações mais agressivas. Os erros de passe, porém, atrapalhava os lances mais incisivos e os goleiros tornavam-se meros expectadores no início da partida.

As bolas paradas e os contra-ataques eram as armas para o Guaratinguetá responder a maior posse de bola do time potiguar. Empurrado pela torcida, a equipe da casa tentava colocar uma pressão, mas falhava no último passe.

Em uma partida difícil, o ABC acabou abrindo o placar na primeira jogada bem trabalhada. Após uma boa troca de passes, Éderson acertou um chute com efeito para vencer Saulo, aos 26.

Os donos da casa continuavam melhores em campo e acabaram chegando ao segundo gol novamente em uma bela troca de passes. Aos 35, Raul recebeu de Jérson e tocou na saída do goleiro adversário. A vantagem no placar não impediu a equipe de continuar no ataque em pelo menos duas falhas da defesa paulista, o ABC esteve próximo de marcar o terceiro. Saulo precisou intervir para impedir sua equipe terminar o primeiro tempo com uma derrota por um placar mais elástico.

Os dois times iniciaram o segundo tempo sem mudanças. Tentando iniciar uma reação, o Guaratinguetá chegou a adiantar sua marcação e ficaram perto do primeiro gol, logo aos dois. Júlio César arriscou de fora da área e Andrey fez a defesa. A equipe paulista seguiu na pressão e Lenílson acertou a trave, quatro minutos depois.

O ABC procurava esperar o adversário em seu campo para buscar um contra-ataque. A dificuldade existia, mas com o jogo controlado a equipe administrava o placar e passou a evitar que o adversário chegasse com tanta facilidade.

O retorno esperado de Elionar Bombinha aconteceu aos 28 minutos, quando o atacante entrou no lugar de Éderson. O jogador é muito querido pela torcida e voltou a jogar neste sábado após ficar cerca de dois meses se recuperando de uma lesão. A equipe potiguar melhorou na partida e acabou marcando mais um gol, aos 45. Adriano Pardal fez uma jogada individual, entrou na área e finalizou com violência para decretar a vitória do ABC.

ABC 2 x 0 GUARATINGUETÁ

ABC
Andrey, Pedro Silva (Ivan), Vinícius, Leandro Cardoso e Renatinho Potiguar; Guto, Bileu (Serginho), Jérson e Raul; Éderson (Elionar Bombinha) e Adriano Pardal
Técnico: Ademir Fonseca

Guaratinguetá
 Saulo, Igor, Jairo e Felipe Machado; Marlon (João Paulo), Júlio César, Lenílson, Keninha (Erivelton) e Renato Peixe; Leandrinho(Carlos Magno) e Marcinho
Técnico: Pintado

Local: Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 28/07/2012 (sábado)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Adson Marcio Lopes Leal (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Felipe Machado (G), Jairo (G), Pedro Silva (A) e Bileu (A)
Gols: Éderson, aos 26, e Raul, aos 35 minutos do primeiro tempo; Adriano Pardal, aos 45 minutos do segundo tempo