Topo

Série B - 2019

Gol de Alan, no final do jogo, leva o São Caetano ao G4 e mantém Ipatinga na lanterna

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2012 22h57

Um gol de Alan, nos minutos finais, fez o São Caetano vencer o Ipatinga, de virada, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Ipatingão, resultado que colocou o time do ABC paulista no G4 da Série B do Brasileiro. A equipe do Vale do Aço mineiro, que vencia até os 27 minutos do segundo tempo, sofreu sua 11ª derrota seguida e se manteve na lanterna da Série B, com quatro pontos.

O Ipatinga, que havia perdido seus últimos 10 jogos, esteve perto de se reencontrar com a vitória. Não conseguiu nem ao menos interromper a série de derrotas. Já o São Caetano se igualou ao Goiás, com 25 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols e ocupa a quarta colocação.

“Desconsideramos a equipe do Ipatinga só porque está na zona de rebaixamento, é último, mas tem profissional do outro lado, não podemos desconsiderar, nosso objetivo é maior, é G4, não podemos entrar do jeito que entrou, meio sonolento, não querendo nada com nada”, desabafou o volante Augusto Recife, referindo-se ao primeiro tempo do São Caetano.

Na etapa final, o time paulista continuou mal em campo e só não sofreu mais gols, pela ineficiência ipatinguense e por marcações de impedimentos inexistentes. Na base do “quem não faz, leva”, o Ipatinga, que poderia ter confirmado a vitória, foi castigado e cedeu a virada ao São Caetano.

O primeiro tempo começou com o Ipatinga errando muito e, apesar de ter o mando de campo, permitiu ao São Caetano comportar como se estivesse em casa. Com dificuldades na transição da defesa para o ataque, o time mineiro transferia ao São Caetano a iniciativa do jogo. A sorte da equipe ipatinguense é que os homens mais ofensivos do oponente não se mostravam inspirados.

O meia Wellington Bruno, em chute  forte e de longe, aos 25 min, venceu o goleiro Fábio e abrindo o marcador para o time da casa. O São Caetano demonstrou ter sentido o gol sofrido e viu o Ipatinga crescer em campo, a ponto de ter chances de chegar ao segundo gol, em jogadas quase sempre pelo lado esquerdo do seu ataque.

O Ipatinga conseguiu segurar a vitória parcial. No intervalo, Wellington Bruno destacou a mudança de comportamento da equipe. “Tivemos uma conversa, sabia que poderíamos nos recuperar, mas não tem nada ganho, em outros jogos fizemos gols e perdemos. Acho que hoje não vai acontecer isso”, observou o meia ipatinguense. A previsão não se confirmou. “Aconteceu de novo, vamos sofrer com bola alta até o final do campeonato”, lamentou o jogador ipatinguense.

O São Caetano voltou seu mudanças para o segundo tempo. No Ipatinga, Flávio Lopes colocou João Victor no lugar do lateral direito Flávio. E a equipe da casa retornou disposta a ampliar o marcador, tomando a iniciativa do jogo. O time visitante tentava contra-atacar, mas continuava com dificuldades ofensivas. Sérgio Guedes não demorou a mexer no time, tirando o meia Aílton e colocando o atacante Geovane. A melhor chance da equipe, aos 20 min, foi em cobrança de falta de Éder, defendida por Rafael.

Depois que o Ipatinga desperdiçou chances para ampliar o marcador, acabou punido, com o empate do time paulista, aos 27 min, marcado pelo zagueiro Gabriel, após cobrança de escanteio da direita. Cinco minutos depois, Danielzinho foi expulso, mas o time da casa não aproveitou a vantagem numérica. Ao contrário, viu o São Caetano marcar o segundo gol, com Alan, aos 43 min, e comemorar a vitória longe de seus domínios.

IPATINGA 1 X 2 SÃO CAETANO

Ipatinga
Rafael; Flávio (João Victor), Thiago Alencar, Azevedo e Nêno; Marcel, Max Carrasco (Vinícius Kiss), Anderson Uchoa (Léo) e Wellington Bruno; Márcio Diogo e Chiquinho
Técnico: Flávio Lopes

São Caetano
Fábio; Samuel Xavier, Eli Sabiá, Gabriel e Diego Corrêa; Augusto Recife, Moradei, Éder (Alan) e Aílton (Geovane); Danielzinho e Somália (Nei Paraíba)
Técnico: Sérgio Guedes

Data: 28/7/2012 (sábado)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Alinor Silva da Paixão
Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques e Joadir Leite Pimenta
Cartões amarelos: Max Carrasco (I), Danielzinho (SC), Neno (I), João Victor (I), Alan (SC), Chiquinho (I), Nei Paraíba (SC)
Cartão vernelho: Danielzinho (SC)
Gols: Wellington Bruno, aos 25 min do primeiro tempo; Gabriel, aos 27, e Alan, aos 43 min do segundo tempo