Topo

Série B - 2019

Neto Baiano se despede da torcida e ajuda Vitória a vencer CRB e colar na ponta da tabela

Neto Baiano, que se despediu da torcida do Vitória com gol, comemora em Salvador - Felipe Oliveira/Agif
Neto Baiano, que se despediu da torcida do Vitória com gol, comemora em Salvador Imagem: Felipe Oliveira/Agif

Do UOL, em São Paulo

28/07/2012 18h09

Na despedida do atacante Neto Baiano junto à torcida, o maior goleador do Brasil ajudou o Vitória a vencer por 1 a 0 o CRB no Barradão. O ídolo rubro-negro marcou aos 40min do segundo tempo e fez o estádio explodir. Foi o sétimo gol dele na Série B. Os baianos continuam na vice-liderança da competição e terminam a rodada um ponto atrás do Criciúma (32 a 31). Na terça-feira, o Vitória enfrentará o São Caetano no ABC Paulista.

Neto Baiano, que está em processo final de negociação com o Kashiwa Reysol, do Japão, se despediu em grande estilo.  O jogo também foi marcado pela estreia do goleiro Deola, emprestado ao Vitória pelo Palmeiras. O arqueiro teve atuação regular: falhou no primeiro tempo, mas, com boas defesas, salvou a equipe na etapa final.

O CRB chegou ao jogo com moral elevado após uma virada espetacular sobre o Joinville no duelo anterior. O time alagoano chegou a estar perdendo por 3 a 0, mas conseguiu a virada e venceu por 4 a 3. Contra o Vitória, porém, a proposta dos alagoanos era se defender, não tomar gols e, apenas se possível, ir ao ataque. A estratégia não teve sucesso graças ao artilheiro rubro-negro.

Neto Baiano já fez o jogo começar pegando fogo: antes dos cinco minutos, acertou uma bicicleta que por pouco não se transformou em gol. Foi o sinal para os baianos começarem uma pequena pressão em busca do primeiro tento.

Empurrado pela torcida que praticamente lotou o Barradão, o Vitória foi todo para cima, sufocou o adversário, mas não conseguia furar a defesa alagoana. Faltava criatividade no meio-campo, e sobravam correria e desorganização no ataque. Do outro lado, o perigo vinha em contra-ataques. O CRB esteve perto de marcar algumas vezes, mas foi parado pelo goleiro Deola e pela zaga baiana.

“Nós viemos com essa proposta: defender bem e contra-atacar”, afirmou o meia Geovani, do CRB, ao final da primeira etapa. “Temos que caprichar na conclusão para acertar o contra-ataque. Poderíamos ter terminado o primeiro tempo perdendo, mas conseguimos nosso objetivo que era não levar gol”, conclui. Já os jogadores do Vitória lamentavam o placar em branco.

O técnico Paulo César Carpegiani mexeu no time para o segundo tempo. O jogo não mudou. O Vitória continuou apertando o CRB em seu campo, afunilando as jogadas pelo meio, mas os alagoanos permaneceram incólumes. O lance mais agudo foi um passe de Michel para Marquinhos, que se complicou na hora da finalização e perdeu o gol.

Quando o desespero já tomava conta dos baianos, o camisa 9 recebeu, fez boa jogada individual, superou dois defensores e garantiu a vitória aos rubro-negros. Festa em Salvador. "O mais importante é que o Vitória vá para a primeira divisão", afirmou o atacante, eufórico na beira do campo ao final do jogo. "Tenho viagem marcada para o Japão no dia 4 [de agosto]. Já pedi para o presidente me liberar no dia 1º porque eu quero resolver umas coisas", concluiu.

"A gente teve uma chance de matar o jogo", lamentou o atacante regatiano Thiago Bezerra. "Eles foram lá e numa bola meio despretensiosa, dois jogadores nossos na bola, e não conseguimos cortar. Infelizmente, não conseguimos conquistar ponto", afirmou o jogador. O CRB caiu para a 11ª posição na tabela.