Topo

Série B - 2019

ABC busca empate com o Goiás, mantém jejum e continua longe da "degola"

Do UOL, no Rio de Janeiro*

31/07/2012 21h20

Apoiado por sua torcida, o Goiás pressionou durante boa parte do jogo, mas ficou no empate com o ABC em 1 a 1 nesta terça-feira, no Serra Dourada, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Iarley e Joelson. Com o resultado, o esmeraldino não conseguiu chegar ao G-4 da competição nacional. Por outro lado, os potiguares continuam longe da temida zona de rebaixamento e mantém o jejum de nunca terem perdido para a equipe da região Centro-Oeste.

Antes da partida, Iarley foi homenageado pela diretoria por ter completado 150 jogos com a camisa do Goiás na vitória da equipe sobre o ASA por 1 a 0, semana passada, em Arapiraca. Ele recebeu uma camisa emoldurada com o número relativo ao número de partidas disputadas nas costas.

A partida iniciou com o Goiás tentando colocar uma pressão no ABC. Apoiado por sua torcida, que compareceu em bom número ao Serra Dourada, o esmeraldino mantinha a posse de bola e rondava a área do adversário. O time potiguar marcava bem e saía em contra-ataques puxados principalmente pelo lateral esquerdo Renatinho Potiguar.

O time da casa marcava a saída de bola do ABC e incendiou a torcida em um bate e rebate na área. Aos 17, Ramon e Renan Oliveira tiveram boas chances de marcar, mas a zaga da equipe potiguar estava atenta. Fechado em seu campo, os visitantes quase surpreenderam o Goiás em um cruzamento de Pedro Silva, dois minutos depois. O goleiro Harlei fez o corte e a bola explodiu no travessão.

O jogo, que iniciou movimentado, acabou caindo de produção nos quinze minutos finais. As duas equipes exerciam uma boa marcação e existia uma dificuldade em furar o bloqueio. Através de lances de individuais, o Goiás esteve perto de abrir o placar com Iarley e Thiago Mendes. Entretanto, o primeiro tempo acabou empatado sem gols.

A segunda etapa iniciou com o Goiás tentando colocar a mesma postura demonstrada em boa parte do primeiro tempo. O ABC exercia uma marcação mais forte e o contra-ataque parecia ser mais bem organizado. Em um lance isolado, aos dez, Iarley cabeceou e Andrey fez uma defesa incrível para evitar o gol do time esmeraldino.

O Goiás seguiu melhor em campo e acabou conseguindo um pênalti infantil cometido por Serginho. Iarley fez um drible na área e o volante colocou a mão na bola. O próprio atacante cobrou deslocando Andrey para abrir o placar, aos 18.

Com o gol do adversário, Ademir Fonseca optou por sacar o meia Raul para colocar o atacante Joelson. Por outro lado, Enderson Moreira optou pela entrada de David no lugar de Renan Oliveira para cadenciar melhor a partida.

O comandante da equipe potiguar acabou mostrando estrela porque Joelson acabou chegando ao empate, aos 30. Após cruzamento da direita, Valmir Lucas falhou e o atacante aproveitou para empurrar a bola para a rede. O Goiás ainda pressionou nos minutos finais, mas o placar não alterou e decepcionou a sua torcida.

GOIÁS 1 x 1 ABC

Goiás
Harlei, Vitor (Eduardo Sasha), Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Renan Oliveira (David); Walter (Felipe Amorim) e Iarley
Técnico: Enderson Moreira

ABC
Andrey, Pedro Silva, Vinícius, Leandro Cardoso e Renatinho Potiguar; Serginho, Guto, Jérson (Fábio Neves) e Raul (Joelson); Éderson (Elionar Bombinha) e Adriano Pardal
Técnico: Ademir Fonseca

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data: 31/07/2012 (terça-feira)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Maurício Silva Penna (RS)
Cartões amarelos: Thiago Mendes (G), Renatinho Potiguar (A), Serginho (A) e Guto (A)
Gols: Iarley, aos 18, e Joelson, aos 30 minutos do segundo tempo

*Atualizada às 00h21