Topo

Série B - 2019

América-MG perde em casa para o Joinville e já não vence há três jogos

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2012 21h28

O América demonstrou estar em queda na Série B do Brasileiro, ao perder, em casa, para o Joinville, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Independência, chegando a três jogos seguidos sem triunfo e sofrendo sua segunda derrota consecutiva. Já o time catarinense confirma a campanha de recuperação e venceu a segunda seguida.

O América, que vinha de empate com o Guarani, em 1 a 1, também no Independência, e derrota, de virada, para o Boa, por 2 a 1, teve mais um revés, que o distanciou do líder Criciúma e coloca em cheque uma campanha que começou muito bem. O time americano tem 26 pontos, nove a menos que o primeiro colocado.

O Joinville dos seus últimos 12 pontos disputados, conquistou nove, em consequência dos triunfos sobre Ipatinga (goleada de 6 a 0) e América-RN (1 a 0), ambos como mandante. Na condição de visitante, o time foi derrotado pelo CRB, por 4 a 3 e venceu o América agora, chegando aos 24 pontos e se aproximando um pouco mais do G4.

Com um esquema ofensivo, em que Givanildo Oliveira escalou três atacantes, o América começou bem a partida, procurando o ataque de forma constante. Rodrigo Pimpão e Alessandro apareciam pelos lados do ataque, deixando Fábio Júnior mais centralizado. Além disso, o alviverde mineiro tinha o apoio dos laterais Boiadeiro e Pará. Dessa forma, o time anfitrião conseguir criar chances de gols nos minutos iniciais do primeiro tempo.

Em um desses lances, por exemplo, aos 8 min, Pimpão fez boa jogada pela ponta esquerda, invadiu a área do Joinville e bateu cruzado. A bola foi no cantinho direito do goleiro Ivan, que conseguiu fazer difícil defesa. O Joinville atuava de forma mais defensiva, buscando o contra-ataque e explorar os erros do adversário. Foi assim que Eduardo arriscou chute forte, depois que Pará tentou sair de seu campo e perdeu a bola.

Mas o América pressionava e o Joinville não conseguia segurar a bola em seu campo de ataque. Na base do chutão, os homens de marcação da equipe catarinense tentavam ligar contra-ataques, mas a bola invariavelmente voltava ao ataque americano, que ameaçava o gol catarinense. Aos 20 min, Gilberto acertou belo chute. O goleiro Ivan defendeu e a bola ainda tocou na trave.

A partir dos 25 min, o Joinville conseguiu equilibrar um pouco o jogo, conseguindo encaixar alguns contra-ataques. O América continuava com mais posse de bola, mas já não tinha o mesmo ímpeto do início e nem conseguia tantas oportunidades de gol. Apesar disso, o time catarinense não conseguia tirar proveito e demonstrava fragilidade ofensiva. As melhores jogadas aconteciam com os avanços do lateral direito Eduardo.

Ao deixar o gramado, no intervalo, Fábio Júnior observou que o América teve bom volume de jogo, mas, segundo ele, faltou “mais cuidado” para fazer o gol. “Vamos voltar mais atentos no segundo tempo para criar as chances, fazer o gole e vencer o jogo”, destacou o veterano atacante. O goleiro Ivan, que protagonizou lance curioso com Fábio Júnior, quando tentou driblá-lo e quase perdeu a bola, reconheceu que essa jogada serviu de alerta. “Precisamos levar o jogo mais à sério”, salientou.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. O cenário alterou-se um pouco, pois o Joinville não mais se limitava a defender, chegando em alguns momentos a mostrar ligeiro predomínio. E, aos 19 min, o time catarinense saiu à frente no placar, por meio de Lima, que no lance anterior havia desperdiçado uma grande chance. Nas duas vezes a bola foi enfiada por Marcinho.Jean carlos, que entrara no lugar de Lima, fez o segundo gol do Joinville.

AMÉRICA-MG 0 X 2 JOINVILLE

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Vinícius Simon e Pará (Bryan); Dudu, Agenor (Romão)e Gilberto; Rodrigo Pimpão, Alessandro e Fábio Júnior (Sebastin Sciorilli)
Técnico: Givanildo Oliveira

Joinville
Ivan; Eduardo, Pedro Paulo, Maurício e Tarcísio; Leandro Carvalho, Glaydson, Ricardinho e Tiago Real (Willian); Adailton (Marcinho) e Lima (Jean Carlos).
Técnico: Leandro Campos

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 31/7/2012 (terça-feira)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Ricardo Pavanelli e Fabrício Porfírio de Moura
Cartões amarelos: Leandro Carvalho (J), Glaydson (J), Ivan (J),
Gols: Lima, aos 19 min e Jean Carlos, aos 48 min do segundo tempo