Topo

Série B - 2019

América-RN vence, retorna ao G-4 e aumenta a crise do Grêmio Barueri

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2012 23h39

Em um jogo de baixo nível técnico, o América-RN foi mais eficiente para vencer o Grêmio Barueri por 2 a 1 nesta terça-feira, no Nazarenão, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Lúcio Curió, Max e Thiago Gentil. Com o resultado, o time potiguar retornou ao G-4 e complicou ainda mais a situação dos paulistas, que continuam na temida zona de rebaixamento.

A partida iniciou marcada pelo equilíbrio porque os dois times atuavam de maneira parecida. Com um meio-campo formado por jogadores voltados para a marcação, as equipes exploravam as jogadas pelas laterais e sobrava pouco espaço para os meias aparecerem.

Em uma partida muito truncada, os lances de bola parada pareciam ser a principal arma. Marcelinho Paraíba, pelo Grêmio Barueri, e o estreante Netinho, do América-RN, eram os mais acionados nas cobranças de faltas e escanteios.

O jogo demonstrava uma qualidade técnica muito baixa durante boa parte do primeiro tempo. Passes errados e chutões eram os recursos mais utilizados porque poucos lances de bola trabalhada eram vistos em campo. A etapa caminhava para terminar empatada, mas o América-RN acabou saindo na frente em uma cobrança de falta, aos 32. Lúcio Curió fez a cobrança de forma rasteira e contou com a falha de Mateus para abrir o placar.  

Os donos da casa continuaram melhores em campo mesmo sem realizar uma excelente partida, se aproveitaram dos espaços dados pelo Barueri para se aproximar de mais um gol. Os laterais Norberto e Wanderson chegaram com perigo na área paulista. Mesmo assim, o primeiro tempo acabou com 1 a 0 no placar.

A segunda etapa iniciou com o Barueri tentando reagir e como Marcelinho Paraíba tinha dificuldade para encontrar os atacantes em boas condições de finalizar, o meia arriscava muito em chutes de longe. O América-RN recuou e tentava roubar a bola para armar um contra-ataque com a defesa adversária desarrumada.

O ritmo do jogo caiu um pouco na marca dos 20 minutos porque as duas equipes sentiam dificuldade para colocar velocidade na partida. O Barueri demonstrava pouco poder ofensivo para reagir e o América-RN se segurava e parecia estar mais próximo do gol. Em um contra-ataque, Max recebeu de Pingo e ampliou o marcador, aos 37.

Quando se pensava que o jogo estava decidido, Thiago Gentil marcou no rebote do goleiro Dida para diminuir a vantagem alvirrubra, um minuto depois. O América-RN acabou ficando com um jogador a menos, aos 41, quando Márcio Passos foi expulso. O Grêmio Barueri ensaiou uma reação, mas foi mesmo a torcida do time potiguar que tinha motivos para comemorar após o apito final.

AMÉRICA-RN 2 x 1 GRÊMIO BARUERI

América-RN
Dida, Norberto, Zé Antônio, Rodrigão e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Márcio Passos e Netinho (Max); Isac (Pingo) e Lúcio Curió
Técnico: Roberto Fernandes

Grêmio Barueri
Mateus, Alex Lima, Wellington e Dênis; Uendel, Douglas Marques (Wesley), Rafael Chorão, Marcelinho Paraíba (Thiago Gentil) e Marcos Pimentel; Martin Lucero (Thiago Brito) e Thiago Elias
Técnico: Estevam Soares

Local: Nazarenão, em Goianinha (RN)
Data: 31/07/2012 (terça-feira)
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)
Auxiliares: Jander Rodrigues Lopes (AM) e Marcos Santos Vieira (AM)
Cartões amarelos: Wellington (G), Fabinho (A), Alex Lima (G), Márcio Passos (A) e Pingo (A)
Cartão vermelho: Márcio Passos (A), aos 41 minutos do segundo tempo
Gols: Lúcio Curió, aos 32 minutos do primeiro tempo; Max, aos 37, e Thiago Gentil, aos 38 minutos do segundo tempo