Topo

Série B - 2019

Ceará e Boa Esporte comprovam equilíbrio na Série B e ficam no empate em Fortaleza

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2012 21h31

Comprovando as campanhas idênticas na Série B do Brasileiro, Ceará e Boa Esporte empataram em 1 a 1, na noite desta terça-feira, no Estádio Presidente Vargas, em partida bastante equilibrada. Os dois gols aconteceram no segundo tempo. O time cearense saiu à frente, com belo gol de Itamar, que driblou até mesmo o goleiro Zé Carlos, enquanto o time mineiro empatou por meio de Jajá, com a ajuda do goleiro Adilson.

Com a igualdade, os dois times foram a 18 pontos, sendo que o Boa se manteve uma colocação à frente do Ceará. Os dois times seguem com quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas. A partida foi muito equilibrada, especialmente no primeiro tempo, quando o Boa Esporte foi tão ofensivo como o time anfitrião. Na etapa final, o Ceará tomou mais a iniciativa do jogo, mas a equipe mineira, em contra-ataques e lances de bola parada, também levrou perigo.

O primeiro tempo começou com o Boa Esporte tentando surpreender os donos da casa, partindo para o ataque, especialmente com jogadas pelo lado esquerda da defesa do Ceará. Em um desses lances o goleiro Adilson teve que se virar para tirar com os pés, uma bola perigosa, cruzada por Tiago Alves. Nos 15 minutos iniciais, o time cearense não conseguia chegar à área da equipe visitante.

“Apesar de estarmos fora de casa, nossa equipe foi bastante agressiva, procurou o jogo desde o início e até surpreendeu a equipe deles”, destacou o atacante Marcelo Macedo. Com o passar do tempo, no entanto, o Ceará começou a se soltar, especialmente quando o meia Rogerinho, principal articulador das jogadas da sua equipe, começou a aparecer mais para o jogo. O goleiro Zé Carlos, que quase não havia sido ameaçado, começou a participar ativamente da partida.

Aos 31 min, o técnico Paulo César Gusmão teve de fazer uma mudança, porque Leandro Chaves se contundiu e foi substituído por Thiaguinho. O time cearense, no entanto, demonstrou não ter sentido a alteração forçada. Vicente fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque e bateu cruzado, obrigado o goleiro Zé Carlos a defender. O Boa Esporte já não conseguia atacar e ficava acuado, com a equipe local rondando a área do adversário, mas falhava no momento da finalização.

Na reta final do primeiro tempo, cada time teve uma boa oportunidade. Aos 39 min, o Boa esbarrou duas vezes seguidas em defesas do goleiro Adilson, a segunda em ótima cabeçada do meia Francismar. Três minutos depois, foi a vez don Ceará desperdiçar, com o zagueiro Daniel Marques, que mandou a bola por cima do travessão. Ele lamentou a chance desperdiçada, mas mostrou confiança. “Temos que continuar trabalhando que o gol vai aparecer”, disse.

E o Ceará voltou em busca do gol e quase marcou aos 6 mim, em cabeçada de Itamar, bem defendida por Zé Carlos. Ao contrário do primeiro tempo, o Boa Esporte não adotou postura ofensiva na etapa final, sendo pressionado pelos donos da casa. O gol cearense parecia questão de tempo e saiu aos 11 min, em bela jogada individual de Itamar, que passou por três marcadores adversários e também pelo goleiro Zé Carlos, antes de tocar para as redes.

Em desvantagem no placar, o Boa quase empatou aos 14 min, em cobrança de falta feita por Radamés. O goleiro Adilson fez ótima defesa, impedindo a igualdade no marcador. Mesmo perdendo o jogo, o Boa não se descuidava da defesa e seguia em busca de um contra-ataque ou bola parada. Aos 35 min, Jajá, que acabara de entrar no lugar de Marcelo Macedo, bateu da esquerda, a bola desviou em Mota e enganou o goleiro Adilson, passando debaixo das pernas dele.

CEARÁ 1 X 1 BOA ESPORTE

Ceará
Adilson; Paulo Sérgio, Thiego, Daniel Marques e Vicente; Heleno, João Marcos, Leandro Chaves (Thiaguinho) (Jardel) e Rogerinho (Hugo); Itamar e Mota.
Técnico: Paulo César Gusmão

Boa Esporte
Zé Carlos; Neilson, Carciano, Welton Felipe e Radar; Michel Elói, Radamés, Petros e Francismar; Marcelo Macedo (Jajá) e Tiago Alves
Técnico: Sidney Moraes

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 31/7/2012 (terça-feira)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral
Auxiliares: Marcio Correia Dias e Lúcio da Silva de Mattos
Cartões amarelos: Carciano (B), Radar (B),
Cartão vermelho: Carciano
Gols: Itamar, aos 11 min e Jajá, aos 34 min do segundo tempo