Topo

Série B - 2019

Paraná e Avaí empatam em jogo marcado por briga de torcidas na entrada do estádio

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2012 21h24

O Paraná empatou com o Avaí, em 1 a 1, nesta terça-feira, na Vila Capanema, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O clube paranaense pressionou o visitante a maior parte do tempo, mas não conseguiu transformar as oportunidades e o maior volume de jogo em gols. Com o resultado, o clube de Curitiba chega aos 22 pontos, mas permanece na oitava colocação. Os catarinenses avançaram uma posição e terminaram na nona colocação com 18 pontos.

O episódio triste da noite ocorreu antes do início da partida. A torcida do Paraná entrou em confronto com a do Avaí no portão de acesso destinado aos visitantes. Para evitar um problema mais grave, já que os torcedores utilizavam pedras e paus para agredir os rivais, a polícia tentou encerrar a batalha, porém foi recebida com objetos arremessados pelas duas facções. Sem alternativa, os policiais utilizaram balas da borracha para dispersar os baderneiros. Um policial e um torcedor paranista tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o atendimento médico.

Com a bola rolando, o Paraná partiu para o ataque. Logo a dois minutos, Wellington bateu falta do lado direito do ataque e a bola passou próximo ao poste superior de Diego. O Avaí chegou pela primeira vez aos oito minutos. Após boa tabela pela direita, Laércio cruzou da direita para Maranhão. Na grande área e sem marcação, o meia pegou errado na bola e desperdiçou boa chance.

Depois desse lance, o Paraná passou a trocar passes para tentar superar a defesa do Avaí, mas tinha dificuldade para chegar próximo a meta adversária. Enquanto isso, a equipe catarinense tentava abrir o placar com rápidos contra-ataques pelas laterais, em especial pela direita.

Aos 21 minutos, Welington arriscou de fora da área, mas a bola passou próximo ao poste direito de Diego, que ficou apenas observando. Sem espaço para chegar até o ataque, devido a forte marcação de ambos os times, a opção passou a ser o lançamento direto para o ataque ou as jogadas pelas laterais. Mesmo assim, as defesas superar os ataques e poucas chances foram criadas de ambos os lados.

“Tentamos trabalhar a bola, erramos muitos passes e estamos sem mobilidade. Vamos conversar no vestiário, esfriar a cabeça e escutar as instruções do Ricardinho”, declarou Fernandinho do Paraná. “Temos que ter um pouco mais de tranquilidade com a bola. Estamos marcando bem e criando algumas boas jogadas. Temos que colocar a bola no chão para poder criar as oportunidades de fazer gol”, afirmou Cleber Santana do Avaí.

Na segunda etapa, o time catarinense abandonou a postura de esperar os donos da casa no gramado defensivo e partiu para o ataque. Nos minutos iniciais pressionou o Paraná, mas não conseguiu construir chances claras de gols. Com o passar do tempo, as ações passaram a ser dividida pelas duas equipes.

A primeira chance foi dos paranaenses. Aos 10min escanteio desviado no primeiro poste, Nilson teve tempo de matar a bola e chutar, mas sem força, fácil para o goleiro Diego. Na jogada seguinte, os visitantes criar boa chance com Diogo Acosta. O atacante dividiu com o marcador, levou a melhor e chutou forte ao lado da meta defendida por Luis Carlos.                

Aos 15 minutos, o Avaí abriu o placar após belo passe de Cleber Santana entre dois zagueiros para Diogo Acosta. Livre, o atacante chutou na saída de Luís Carlos e abriu o placar. Com o gol, os paranaenses partiram para o ataque. Quatro minutos depois, em uma cobrança de escanteio, Zé Luís cabeceou, Diego com a ponta dos dedos desviou e a bola passou rente ao poste direito.

Depois de tanto pressionar, o Paraná chegou ao empate aos 30 minutos. Lúcio Flávio cobrou falta rápida para o volante Ricardo Conceição, que fez o cruzamento na cabeça de Nilson, que colocou a bola no ângulo direito do goleiro Diego. O Paraná seguiu pressionando, mas perdeu boas oportunidades e o jogo terminou empatado em 1 a1.

Aos 40, Geraldo acertou a bola no travessão depois de chutar de bico de dentro da grande área. Dois minutos depois, Luisinho tentou encobrir o goleiro do Avaí, mas a bola passou próximo ao poste esquerdo. Na 15ª rodada, o Paraná enfrenta o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal, no sábado, às 21h. No mesmo dia, mas às 16h20, o clube catarinense recebe no estádio da Ressacada o Ceará.

PARANÁ 1x1 AVAÌ

Paraná
Luís Carlos; Paulo Henrique, Anderson, Alex Alves e Fernandinho; Zé Luís, Ricardo Conceição, Welington (Luisinho) e Lúcio Flavio; Arthur (Geraldo) e Wendel (Nilson)
Técnico: Ricardinho

Avaí
Diego; Arlan, Leandro Silva, Renato Santos e Julinho; Rodrigo Thiesen (Pirão), Diogo Orlando, Cleber Santana e Jefferson Maranhão (Cássio); Laércio e Diogo Acosta (Ronaldo Capixaba)
Técnico: Hemerson Maria

Cartões amarelos: Diogo Acosta (AVA) e Anderson (PAR)
Gols:  Diogo Acosta (AVA - 15 minutos do 2º tempo) e Nilson (PAR – 30 minutos do 2º tempo)

Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Data: 31/07/2012 (terça-feira)
Árbitro: Cleber Vaz da Silva (GO)
Auxiliares: Evandro Gomes Ferreira (GO) e Edson Antônio de Sousa (GO)