Topo

Série B - 2019

Com três gols de Walter e pedido a santo, Goiás massacra lanterna Ipatinga e alcança o G-4

Do UOL, em Belo Horizonte

03/08/2012 22h54

Com velas acesas e um pedido a São Romão, o apelo feito ao santo por um torcedor nas arquibancadas do estádio Ipatingão não foi suficiente para evitar a 13ª derrota seguida do Ipatinga na Série B do Brasileiro. O time mineiro, que segue isolado na lanterna, foi goleado pelo Goiás, por 6 a 0, nesta sexta-feira. Com três gols de Walter e dois de Ricardo Goulart, a equipe esmeraldina alcançou provisoriamente o G-4.

Com o triunfo fora de casa, o Goiás, que completou dez jogos sem perder na competição, chegou a 29 pontos e assumiu o terceiro lugar. Porém, para se manter no grupo de acesso à Série A, terá de torcer pelo tropeço de América-MG ou São Caetano, que enfrentam ASA e Atlético-PR, respectivamente, neste sábado. Os dois têm 26 pontos.

O Ipatinga ampliou a sequência negativa na competição e permaneceu na última posição, com apenas quatro pontos somados em 45 disputados. A única vitória do time mineiro ocorreu em 29 de maio, sobre o ASA, por 1 a 0, pela terceira rodada da Série B.

Em meio aos poucos torcedores que compareceram ao Ipatingão na noite desta sexta-feira, um deles fez um apelo solitário no estádio, ao acender várias velas e exibir um cartaz onde estava escrito: “Valei-me São Romão, terceira divisão é judiação”. O time mineiro segue ameaçado de ser rebaixado para a Série C.

A goleada do Goiás começou a ser construída ainda no primeiro tempo. Depois de sofrer pressão do Ipatinga, que criou chances claras para abrir o marcador, o time goiano balançou as redes duas vezes. No início da etapa final, marcou mais dois gols e selou a vitória.

O Ipatinga começou bem a partida e criou duas chances seguidas para marcar. Aos 7min, Laécio recebeu livre na área e chutou em cima de Harlei, que evitou o gol dos mineiros. Logo em seguida, Márcio Diogo invadiu a área e chutou por cima do travessão.

O Goiás reagiu na partida e abriu o placar aos 28min. Após cobrança de escanteio de Egídio da direita, Ramon desviou de cabeça e Ricardo Goulart, mesmo desequilibrado, marcou para o fundo do gol. O time esmeraldino ampliou aos 41min, em cobrança de falta de Walter. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar.

No início do segundo tempo, Walter voltou a marcar duas vezes. Na primeira, Amaral desviou uma bola cruzada e acertou a trave. No rebote, o atacante tocou para o gol vazio. Aos 13min, Walter desviou de cabeça para ampliar.

O Goiás voltou a marcar aos 32min. Depois de uma furada do zagueiro Tiago Alencar, Ricardo Goulart entrou livre e chutou no canto direito. O time goiano selou a goleada aos 38min, com um gol de cabeça de Amaral.

O Ipatinga volta a jogar na próxima terça-feira, quando enfrenta o Bragantino, às 21h, em Bragança Paulista. O Goiás enfrenta o Boa Esporte no sábado 11, às 16h20, no Serra Dourada, em Goiânia.

IPATINGA 0 X 6 GOIÁS

Ipatinga

Bruno; Marcel, Tiago Alencar, Pedrão e Azevedo; Leanderson, Max Carrasco (Vinícius Kiss), Laécio (Eliandro) e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Bachin) e Chiquinho
Técnico: Flávio Lopes

Goiás
Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Marcos Paulo, Ramon e Ricardo Goulart (Marinho); Walter (Juliano) e Iarley (Renan Oliveira)
Técnico: Enderson Moreira

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 3/8/2012 (sexta-feira)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Edney Guerreiro Mascarenhas e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
Cartões amarelos: Marcel e Vinícius Kiss (Ipatinga)
Gols: Ricardo Goulart, aos 28min, Walter, aos 41min do primeiro tempo; Walter, aos 2min e 13min, Ricardo Goulart, aos 32min, Amaral, aos 38min do segundo tempo