Topo

Série B - 2019

ABC passa pelo Paraná, mantém boa sequência e abre distância para as últimas posições

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/08/2012 22h52

Apostando nos contra-ataques, o ABC venceu o Paraná Clube por 2 a 0 neste sábado, no Frasqueirão, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time potiguar completou a quinta partida sem derrota e abriu distância para a temida zona de rebaixamento. A equipe subiu para a 12ª colocação e possui seis pontos a mais que o ASA, primeiro time dentro da “turma da degola.” Os visitantes, por outro lado, permanecem com 22 e perderam a chance de continuar na cola dos primeiros colocados.

A partida iniciou muito equilibrada porque as duas equipes demonstravam o desejo de subir na tabela e deixar as posições intermediárias. Logo aos dois minutos, Luisinho perdeu boa chance para o Paraná, ao finalizar por cima do gol.

A equipe potiguar respondeu em dois lances perigosos. Éderson chegou a acertar a rede pelo lado de fora, aos 13, e Renatinho Potiguar finalizou com perigo, dois minutos depois. Ricardinho foi obrigado a mexer na sua equipe quando Alex Alves se machucou, aos 17. O técnico colocou Cambará e a defesa precisaria enfrentar o desentrosamento.

O Paraná demonstrava mais força ofensiva durante o decorrer do primeiro tempo. Mesmo atuando em casa, o ABC chegou a apostar nos contra-ataques e Raul atuava isolado no meio-campo. Único atleta da posição com qualidade para levar o time à frente, ele não conseguia se entender com os volantes Serginho, Bileu e Jérson.

No momento que o Paraná jogava melhor, o ABC conseguiu armar um bom contra-ataque e abriu o placar. Éderson cruzou da direita e Adriano Pardal, no meio dos zagueiros, cabeceou de peixinho para fazer 1 a 0. Empurrado por sua torcida, a equipe potiguar se empolgou, passou a trocar passes com mais calma e pouco era ameaçado. Desta maneira, o primeiro tempo acabou com a vitória parcial dos donos da casa.

Ricardinho optou por mexer no Paraná visando segundo tempo. O técnico colocou Arthur no lugar de Paulo Henrique buscando melhorar o poder ofensivo de sua equipe. Ademir Fonseca, por outro lado, retornou com a mesma formação.

Com era de esperar, o Paraná iniciou a etapa tentando colocar uma pressão no ABC e a equipe potiguar estava acuada em seu campo. Bastou doze minutos de partida para o técnico da equipe potiguar tomar uma iniciativa. Querido pela torcida alvinegra, Elionar Bombinha entrou no lugar de Éderson.

A mexida do treinador alvinegro acabou surtindo o efeito desejado com apenas cinco minutos após entrada do meia-atacante. Em um contra-ataque bem armado, aos 17, ele aproveitou um rebote do goleiro Luís Carlos para marcar o segundo gol do ABC.

Os donos da casa conseguiram acalmar os ânimos com a vantagem de 2 a 0 porque via o Paraná pressionar e estar próximo do empate. O alvinegro passou a se aproveitar ainda mais dos espaços dados pelo adversário e criou chances claras para marcar mais gols. A equipe da região Sul chegou a assustar nos dez minutos finais, mas a vitória do ABC estava assegurada.

ABC 2 x 0 PARANÁ

ABC
Andrey, Pedro Silva (Erivelton), Vinícius, Leandro Cardoso e Renatinho Potiguar; Serginho, Bileu, Jérson (Ivan) e Raul; Adriano Pardal e Éderson (Elionar Bombinha)
Técnico: Ademir Fonseca

Paraná
Luís Carlos, Paulo Henrique (Arthur), Amarildo, Alex Alves (Cambará) e Fernandinho; Zé Luís, Luisinho, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio; Nilson e Geraldo
Técnico: Ricardinho

Local: Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 4/08/2012 (sábado)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Auxiliares: Carolina Romanholi Melo (CE) e Armando Lopes de Sousa (CE)
Cartões amarelos: Jérson (A), Ricardo Conceição (P), Lucio Flavio (P) e Leandro Cardoso (A)
Cartão vermelho: Leandro Cardoso (A), aos 41 minutos do segundo tempo
Gols: Adriano Pardal, aos 34 minutos do primeiro tempo; Elionar Bombinha, aos 17 minutos do segundo tempo