Topo

Série B - 2019

Avaí vence confronto direto contra Ceará e volta a sonhar com o acesso

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/08/2012 18h15

Apoiado por sua torcida, o Avaí soube prevalecer o fator casa e superou o Ceará, de virada, por 2 a 1 neste sábado, na Ressacada, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Mota, Cleber Santana e Diogo Acosta. Com o resultado, os catarinenses venceram um concorrente direto, chegaram aos 21 pontos e voltam a sonhar com o acesso. A equipe nordestina, por outro lado, permanece em uma posição intermediária.

A partida iniciou com o Ceará tentando surpreender o adversário e chegou a ter mais posse de bola. O desfalque de Paulo César Gusmão não parecia desconcentrar a equipe. Suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o técnico nem viajou para Florianópolis e seu auxiliar, Anderson Silva, comandou o time à beira do gramado.

O Avaí parecia assustado com a disposição e a consistência da equipe nordestina porque tinha dificuldade para responder ao sufoco. Os visitantes criaram as chances mais claras de gol e Diego demonstrou atenção para salvar sua equipe. A equipe da casa chegou a responder e equilibrou a partida.

Com apenas 14 minutos de jogo, Hemerson Maria precisou mexer em sua equipe. Com dor de dente, Julinho saiu para dar lugar a Pirão. Aos poucos, o Avaí cresceu e passou a chegar principalmente em finalizações de fora da área. O time visitante conseguiu abrir o placar com Mota, aos 23, após um rebote de Diego.

A resposta do Avaí foi rápida porque na saída de bola Apodi derrubou Laércio dentro da área e o árbitro Elmo Alves Resende Cunha marcou o pênalti. Aos 25, Cleber Santana cobrou e empatou a partida.

O jogo melhorou com os dois gols porque as equipes continuavam com posturas ofensivas. Vicente perdeu boa chance na frente de Diego, aos 28, e o Avaí mantinha o bom ritmo por conta da atuação efetiva do meia Cleber Santana. Entretanto, a partida caiu nos quinze minutos finais e o primeiro tempo acabou mesmo 0 a 0.

As duas equipes iniciaram a segunda etapa sem alterações. O Avaí tentou implantar um ritmo mais forte e adiantava sua marcação para atrapalhar a saída de bola do Ceará. Os catarinenses eram mais perigosos e a equipe nordestina pouco ameaçava nos contra-ataques.

De tanto insistir, os donos da casa conseguiram virar o jogo, aos 26. Laércio cruzou da esquerda e Diogo Acosta se aproveitou da falha do goleiro Adílson para cabecear e deixar o Avaí na frente.

Com a vantagem no placar, o Avaí passou a tocar melhor a bola e se aproveitava do desespero do adversário para contra-atacar. O Ceará resistiu bravamente e a partida acabou mesmo a vitória dos catarinenses por 2 a 1.

AVAÍ 2 x 1 CEARÁ

Avaí
Diego, Arlan, Leandro Silva, Renato Santos e Julinho (Pirão); Rodrigo Thiesen, Diogo Orlando, Cleber Santana e Jefferson Maranhão (Bruno); Laércio (Felipe Alves) e Diogo Acosta
Técnico: Hemerson Maria

Ceará
Adilson, Apodi, Thiego, Luizão e Vicente; Heleno (Hugo), João Marcos, Eusébio e Rogerinho (Misael); Itamar (Thiaguinho) e Mota
Técnico: Anderson Silva

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 4/08/2012 (sábado)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Marco Mello Moreira (GO) e Márcio Soares Maciel (GO)
Público: 6.912 (presentes)
Renda: R$ 71.859,00
Cartões amarelos: Bruno (A), Diogo Orlando (A), Mota (C) e Apodi (C)
Gols: Mota, aos 22, e Cleber Santana, aos 25 minutos do primeiro tempo; Diogo Acosta, aos 26 minutos do segundo tempo