Topo

Série B - 2019

Ceará vence Grêmio Barueri em Fortaleza e se afasta da zona de rebaixamento

Do UOL, em Porto Alegre

10/08/2012 22h54

O Ceará venceu o Grêmio Barueri, por 2 a 0, na noite desta sexta-feira, no estádio Presidente Vargas, e diminuiu a pressão que sofreu durante a semana da torcida, que chegou a invadir um treino para cobrar a direção e os jogadores. Com os três pontos, o clube cearense passa a ocupar temporariamente a 12ª colocação com 21 pontos, já que pode ser ultrapassado pelo Boa, que enfrenta o Goiás, em Goiânia, neste sábado. Com a derrota, os paulistas terminam a rodada na última posição com sete pontos.

Atuando fora de casa, a estratégia do Grêmio Barueri era segurar a pressão do Ceará até os 20 minutos do primeiro. Inicialmente, o clube paulista até conseguiu, mas os cearenses foram aumentando gradualmente o domínio da posse de bola e começaram a criar chances de gols. Após alguns chutes de longa distância, de ambos os times, aos 18 minutos, Itamar aproveitou a bobeira da defesa adversária, avançou e na saída do goleiro Fernando Leal chutou rasteiro para abrir o placar.

Mesmo com o gol, o Ceará seguiu pressionando e o Barueri esperava descuidos para tentar o contra-ataque. Aos 23, Thiego levantou demais a perna após afastar a bola na frente de Anderson Cavalo e o jogador do clube paulista deu uma cotovelada no zagueiro cearense. O auxiliar Aelson Gomes relatou para o árbitro e Paulo Sergio Santos Moreira expulsou o atacante. Imediatamente, os jogadores do Grêmio pediram o cartão vermelho para Thiego, mas a reclamação não surtiu efeito.

Com um a menos, o clube paulista tentou reagir e teve boa oportunidade com Rodrigo Pontes. Após escanteio, o jogador subiu mais alto que a defesa e cabeceou, mas a bola passou próxima ao poste esquerdo de Fernando Henrique. Apesar do lance, o Ceará seguiu dominando as ações ofensivas e Bruninho e Itamar perderam a oportunidade de ampliar aos 41. Na jogada, Márcio Careca cruzou da esquerda de ataque e os dois jogadores chegaram pouco depois da bola.

Vencendo por 1 a 0, o Ceará voltou para o segundo tempo querendo aumentar a diferença logo no início, e conseguiu. Aos três minutos da segunda etapa, o goleiro Fernando Leal socou a bola para o meio da grande área, Thiego cabeceou e Dionísio em cima da linha evitou o segundo gol dos cearenses. Quatro minutos depois, Juca lançou com perfeição para Itamar. O atacante foi em direção à linha de fundo e fez um cruzamento colocando o pé embaixo da bola. Mota, com o peito e em condição discutível, empurrou para o fundo das redes.

O Grêmio Barueri criou a primeira oportunidade após um erro na saída de bola do zagueiro Thiego. Henrique Dias adiantou um pouco a bola dentro da área e tentou o chute, mas a defesa impediu que a bola fosse na direção da meta. Na sequência, Rafael Chorão bateu forte e Fernando Henrique foi obrigado a espalmar pela linha de fundo. Porém, o Ceará voltou a pressionar. Itamar perdeu duas oportunidades na sequência. Na primeira, fez jogada individual e chutou rasteiro, mas a bola passou próximo ao poste direito. Na segunda, recebeu cruzamento no peito, chutou e Dênis próximo a linha da meta afastou de cabeça.

Na sequência, o Ceará continuou pressionando os visitantes, criou algumas oportunidades, mas não conseguiu ampliar. O Barueri seguiam especulando com contra-ataques para tentar diminuir a diferença, porém, com apenas um atacante, perdeu a força ofensiva e o jogo. Na próxima terça-feira, o Ceará enfrenta o CRB-AL, no estádio Rei Pelé, às 19h30. Já o Grêmio Barueri recebe o Goiás, às 21h50, na Arena.

"A equipe está de parabéns pelo resultado. Fiz um gol, mas não podemos parar por aqui. Temos que trabalhar porque teremos dois jogos complicados na sequência", declarou o atacante Itamar.

CEARÁ 2X0 GRÊMIO BARUERI

Ceará
Fernando Henrique; Paulo Sérgio, Thiego, Daniel Marques e Márcio Careca (Robston); Heleno (Eusíbio), João Marcos, Juca e Bruninho (Luiz Henrique); Mota e Itamar
Técnico: PC Gusmão

Grêmio Barueri
Fernando Leal; Marcos Pimentel, Denis, Wellington, Wesley; Rodrigo pontoes, Dionísio, Wendel e Rafael Chorão (Magrão); Marcelinho (Henrique dias) e Anderson Cavalo
Técnico: Estevam Soares

Gol: Itamar (C – 18’/1ºT) e Mota (C – 7’/2ºT)
Cartões amarelos: Fernando Leal (GB), Welington (GB), Márcio Careca (C),
Cartão vermelho: Anderson Cavalho (GB)

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Paulo Sergio Santos Moreira (MA)
Auxiliares: Aelson Mariano Campelo Gomes (MA) e Sergio Henrique Campelo Gomes (MA)