Topo

Série B - 2019

Com um atleta a mais, América-MG vence ABC, quebra jejum de 5 jogos e complica rival

Do UOL, em Belo Horizonte

14/08/2012 23h41

Pelo segundo jogo consecutivo o América-MG atuou mais de um tempo e meio com um jogador a mais, por causa de expulsão de atleta adversário, mas, dessa vez, o time soube aproveitar e venceu o ABC, por 2 a 0, no estádio Frasqueirão, em Natal. Dessa forma, o time americano voltou a vencer, interrompendo sequência de cinco partidas sem triunfo.

No sábado passado, o goleiro Deola, do Vitória, foi expulso aos 23 min do primeiro tempo, mas o time baiano, que perdia por 1 a 0, conseguiu a virada, em pleno estádio Independência. Nesta terça-feira, o zagueiro Leandro Cardoso fez duas faltas duras no atacante Rodrigo Pimpão, em intervalo de dois minutos, e levou o vermelho aos 26 min da etapa inicial.

Com a vitória, construída no segundo tempo, com gols de Thiago Humberto e Thiaguinho, o América-MG chegou a 29 pontos, assumindo a sexta colocação. O ABC, que sofreu a segunda derrota consecutiva, manteve-se com 20 pontos, permanecendo na 13º posição.

O América-MG, que vinha de um empate e quatro derrotas seguidas, tentou uma mobilização maior, que envolveu a presença em Natal de muitos dirigentes do clube. Antes do jogo, houve uma conversa entre Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo americano e principal responsável pelo futebol, que pediu uma dose extra de esforço para tirar a equipe da situação difícil na classificação da Série B.

Em campo, o técnico Milagres, em sua segunda partida, teve de superar desfalques importantes, como o volante Dudu e os meias Gilberto e Rodriguinho. Por isso, o treinador colocou a equipe no 3-5-2, escalando o jovem zagueiro Lula, além de utilizar dois volantes – Agenor e Leandro Ferreira – e apenas Thiago Humberto como meia. Sobrou para Thiaguinho que foi para o banco.

No ABC, o técnico Ademir Fonseca manteve quase todo o time que perdeu para o Avaí, por 3 a 1. Ele contou com a volta do zagueiro Leandro Cardoso, enquanto não teve o lateral direito Pedro Silva, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, que foi substituído por Ivan. E o camisa 4 da equipe potiguar ficou em campo somente por 26 minutos.

O começo de primeiro tempo teve o América-MG tomando mais a iniciativa do jogo, tentando surpreender os donos da casa, com ataques seguidos, mas com erros de finalização. Foi assim, aos 7 min, quando Thiago Humberto chuta, a bola desvia no lateral esquerdo Bryan e sai pela linha de fundo. Aos 9 min, foi a vez de Rodrigo Pimpão tentar de longe e igualmente errar o alvo.

O América-MG jogava melhor, imprimindo velocidade e mostrando muita determinação. Mas o ataque falhava no momento de colocar a bola nas redes adversárias. Aos 15 min, por exemplo, Thiago Humberto ajeitou para trás, de cabeça, e Pimpão, também em uma cabeçada, obrigou o goleiro Andrey a fazer difícil intervenção. Aos poucos, o ABC equilibrou a partida e também criou suas oportunidades de gols, especialmente pelo lado esquerdo com as descidas de Renatinho Potiguar.

Aos 24 min, o zagueiro Leandro Cardoso foi advertido com amarelo por falta dura em Pimpão e dois minutos depois fez outra falta sobre o mesmo jogador adversário, sendo expulso de campo e deixando o seu time com um jogador a menos. Imediatamente, o técnico Ademir Fonseca tirou o meia Raul e colocou o zagueiro Flávio Boaventura. A partida ficou truncada e nervosa, com discussões entre os jogadores. “Com um jogador a mais não podemos deixar repetir o que aconteceu no jogo passado”, disse Pimpão.

O ABC voltou com Serginho no lugar de Ivan, enquanto o América-MG não mexeu na equipe, mantendo a mesma formação. E o primeiro ataque foi com Adriano Pardal para o time da casa, mas a chance de gol foi americana, aos 4 min, quando o zagueiro Gabriel fez boa jogada pela entrada da área, deixou Pimpão livre, mas o atacante chutou para fora. Aos 13 min, Fábio Júnior entrou no lugar de Alessandro.

Apesar de jogar em casa, o ABC se mostrava satisfeito com o empate e tentava retardar a partida. Aos 17 min, no entanto, Thiago Humberto colocou o América em vantagem no marcador e obrigou o anfitrião a ter pressa, para tentar o buscar o empate, mesmo com 10 jogadores. Na base das cobranças de faltas, o time potiguar teve suas chances. E após uma dessas batidas, Adriano Pardal chutou e Neneca defendeu com dificuldade. Mas, no contra-ataque, o América fez o segundo, com Thiaguinho.

ABC 0 X 2 AMÉRICA-MG

ABC
Andrey; Ivan (Serginho), Vinícius, Leandro Cardoso e Renatinho Potiguar;
Guto, Bileu, Jérson e Raul (Flávio Boaventura); Adriano Pardal e Éderson (Elionar Bombinha)
Técnico: Ademir Fonseca

América-MG
Neneca; Gabriel, Vinicius Simon e Lula; Boiadeiro, Agenor (Thiaguinho), Leandro Ferreira, Thiago Humberto e Bryan; Rodrigo Pimpão e Alessandro (Fábio Júnior)
Técnico: Milagres

Data: 14/8/2012 (terça-feira)
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral
Auxiliares: Elan Vieira de Souza e Arnaldo Rodrigues de Souza
Público: 5.052 pagantes
Renda: R$ 56.055,50
Cartões amarelos: Leandro Cardoso (ABC), Guto (ABC), Bryan (A), Agenor (A), Adriano Pardal (A)
Cartões vermelhos: Leandro Cardoso (ABC)
Gols: Thiago Humberto, aos 17 min e Thiaguinho, aos 39 min do segundo tempo